quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Missão: mulher cristã

Missão: mulher cristã


O chamado de Deus para o universo femino

Será que é ajudar em obras sociais ? fazer trabalhos voluntários? ajudar os pobres? Tudo isto é muito bonito e necessário, mas nada disto, por si só, define a cristã, mesmo porque muitos ateus e outras seitas e religiões fazem estes trabalhos também e, às vezes, mais e melhor do que nós.

TESTEMUNHO DE VIDA
Ser cristã é muito mais do que praticar (realizar) simples atos. Implica em termos ATITUDES DE FÉ, ou seja, EVANGELIZAR através das nossas ações, das nossas atitudes, dos nossos gestos, da nossa paciência, da nossa doação aos irmãos, e esta atitude deve refletir-se em tudo o que fazemos: deve refletir-se nos nossos estudos, no nosso trabalho, nas nossas amizades; enfim, temos que nos esforçar diariamente para sermos cada vez mais reflexos de Deus, para que as pessoas possam enxergar em nós o Deus que muitas vezes não conhecem, ou em quem não acreditam e até desmerecem.

A nossa responsabilidade é enorme, pois devemos ser exemplos vivos do poder e do amor de Deus pelos seus filhos amados, em meio a uma sociedade completamente tomada pelos “devaneios” que o mundo nos impõe.

Neste momento o equilíbrio é fundamental, uma vez que podemos causar escândalos com certos exageros, pois poderíamos passar a idéia de que, para seguir no caminho da fé cristã, deve-se ser extremista-e isso não é verdade. Aliás, temos uma encíclica que o próprio Papa nos escreveu falando sobre isto, é a Fides et Ratio (14 de Setembro de 1998) - “ Fé e Razão”.

SABER O QUE ESTÁ FAZENDO
É muito “bonitinho” pensar que é só ter coragem de falar de Deus e pronto. Isto é apenas o começo, pois, quando adquirimos esta coragem, precisamos estar preparadas para tudo, para os questionamentos, saber os por quês da igreja, saber um pouco da história e tudo mais. Para isto devemos estudar, conhecer o que o Catecismo da Igreja Católica nos diz, conhecer melhor a Bíblia – conhecer não é decorar! - Informar-nos sobre as atualidades da Igreja, enfim, ter um maior contato com este meio/universo.

O COMBUSTÍVEL
Além da preparação “intelectual”, também precisamos estar preparadas espiritualmente para não começarmos super-empolgadas, com milhões de planos e, depois das primeiras barreiras e dificuldades, deixarmos tudo para trás. No último dia 29 de abril (2004), o Santo Papa nos falou da importância da Eucaristia no coração da missão. Ele nos disse que, para a Igreja cumprir seu mandato missionário, necessita de uma relação constante com a Eucaristia.

Eis alguns trechos escritos por João Paulo II:

...Para evangelizar o mundo necessita-se de apóstolos “peritos” na celebração, adoração e contemplação da Santíssima Eucaristia...

...Para viver da Eucaristia é necessário também consumir tempo em adoração diante do Santíssimo Sacramento, experiência que eu mesmo faço todos os dias tirando daí força, consolação e sustento...

...Certamente, não se edifica nenhuma comunidade cristã, se ela não tiver por raiz e centro a celebração da Santíssima Eucaristia...

...O fim da Eucaristia é precisamente “a comunhão dos homens com Cristo e, nEle, com o Pai e com o Espírito Santo”...

...O Espírito Santo conduz o povo cristão que, em seus momentos de dificuldade, tem na Eucaristia o consolo e a prova da vitória definitiva para quem luta contra o mal e o pecado e o “pão da vida” que sustenta a todos quantos, por sua vez, fazem-se “pão partido” para os irmãos, pagando às vezes inclusive com o martírio, sua fidelidade ao Evangelho...

*OBS: Você pode encontrar mais informações na encíclica Ecclesia de Eucharistia (17 de abril de 2003), onde o Papa nos escreve sobre a Santa Eucaristia.

A MISSÃO
Missão é doação, e muitas vezes esta doação significa deixar completamente o nosso querer, para fazer aquilo que é o melhor, ou seja, é servir ao irmão quando realmente ele precisa e não apenas quando estamos com vontade.

O maior exemplo que temos desta disponibilidade é o de Maria. Mesmo estando grávida do Filho de Deus, com todas as preocupações de ser “solteira” em uma época em que isto era imperdoável, e com tantas outras preocupações que deveriam estar em sua cabeça e no seu coração, ela deixa tudo e vai visitar sua prima, que já é de idade avançada e também está grávida. Era a necessidade do momento.

Outro belo exemplo é quando ela intercede junto a Jesus nas bodas de Caná. Ninguém lhe havia pedido nada, mas, apenas percebeu que o vinho acabara, imediatamente pede a Jesus para ajudá-los, mesmo não tendo nada a ver com a organização da festa. Ela o faz pelo simples fato de ajudar aqueles que precisam.

Pense um pouco agora... será que você está realmente cumprindo a sua missão como Cristã ? O que esta faltando? No que você precisa melhorar?

Vamos terminar pedindo a intercessão de Nossa Senhora para nós, mulheres, para que, inspiradas pelo seu exemplo e fortalecidas pela vivência Eucarística, possamos prosseguir com a nossa missão de Cristãs na sociedade, e fazer com que Jesus seja cada vez mais conhecido e amado.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós !!!

Cristiane Tavolassi é correspondente do SacraMusic em Roma (2004) e ex-coordenadora arquidiocesana da Secretaria Marcos de São Paulo (Responsável pelos jovens da Renovação Carismática Católica).

 http://www.sacramusic.com/ci/leitor.asp?id=656&can=5&sec=181

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...