quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

AO VENCEDOR...O FRUTO DA ARVORE DA VIDA.




 Por João Batista

Para que haja vitória é necessário antes de tudo o combate, para que haja vencedor é necessário combatente. A nossa vida é uma batalha constante, enquanto vivermos neste mundo é preciso que se combata contra tudo o que possa nos afastar e fazer perdermos o Fruto da arvore da vida, não pensemos que será fácil herdarmos o Reino de Deus. Assim como para Jesus Cristo foi difícil ganhar a coroa da vida, para nós não será diferente, é preciso que se passe pôr várias provações sejam elas quais forem, enfermidade, perda, deserto, finanças, solidão, fome, frio, em todas elas Jesus está conosco nos ajudando a vencer todas as batalhas. Palavras de Jesus aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt 28, 20b)
Na carta aos Efesios, o apostolo Paulo nos ensina que o combate não é contra a carne nem o sangue e sim contra os principados e as potestades: “Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestade, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhados) nos ares”.
(Ef 6,10-12). Somente fortalecido no Senhor é que teremos forças para resistirmos às ciladas que satanás investe contra nós, e este fortalecimento iremos encontrar perseverando nos desígnios de Deus, no conhecimento e na intimidade através da oração e do nosso “não” ao pecado, abrindo o coração, querendo e aceitando a conversão que o aproximar de Deus nos oferece. Devemos ser combatentes naquilo que possa nos impedir de termos uma intimidade com Deus, e o pecado com certeza nos impede, mais do que preciso, é necessário pedirmos ao Espírito Santo o Dom da fortaleza, e com certeza se o seu coração estiver aberto a este querer ele te dará, não duvides o seu coração.
Jesus nos quer verdadeiros combatentes, ao vencedor ele dará vários prêmios que só os verdadeiros guerreiros fazem jus, é o que podemos ler no livro do Apocalipse, “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas:” Ao vencedor darei de comer;
(do fruto) da Árvore da vida, que se acha no paraíso. (Ap 2,7). Este fruto consiste na vida eterna, Jesus dar a vida eterna a todos os vencedores, assim como ele mesmo venceu e estar vivo eternamente.
“Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: O vencedor não sofrerá dano algum da Segunda morte”.(Ap 2,11). Na passagem anterior vimos que ao vencedor Jesus dará de comer do fruto da árvore da vida, portanto se este fruto é a eternidade, logo não haverá a segunda morte, que é o salário dos que não venceram, ou seja, viveram no pecado, não travaram uma luta acirrada contra a não vontade de Deus.
 “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Ao vencedor darei o maná escondido e lhe entregarei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, senão aquele que o receber”.(Ap 2,17). No reino de Deus seremos como os anjos, com certeza teremos um novo nome e seremos uma nova criatura.
Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a estrela da manhã. “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.(Ap 2,26-29). Quais as obras entre o povo, o próprio povo escolhido de Deus. Jesus veio para desfazer as obras da injustiça com justiça divina. Toda obra praticada pelo cristão que seja com o objetivo de destruir as obras de injustiças, estará de acordo com o propósito deixado por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai”.(Jo 14,12), Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs. Ele as regerá com cetro de ferro, como se quebra um vaso de argila, assim como eu mesmo recebi o poder de meu Pai; e dar-lhe-ei a estrela da manhã. “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito da verdade, pois as pessoas ficavam como que desalienada, curava os enfermos do corpo, quantos leprosos, paralíticos, cegos, surdos e mudos Jesus curou devolvendo a dignidade humana, pois estas pessoas eram excluídas do meio do povo, não tinham valor humano. Diz às Igrejas”.(Ap 2,26-29).
“O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, e o proclamarei diante do meu Pai e dos seus anjos”. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.” (Ap 3, 5-6). Jesus promete a pureza de espírito e que não apagará o nome no livro da vida, do vencedor, com a condição de que sejamos que Jesus se refere? Para se fazer às obras de Jesus é preciso primeiro que creiamos nele: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim  fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.”(Jo 14,12). As obras de Jesus eram as de destruir as obras de satanás, eis porque Deus o enviou. Através da justiça divina ele fazia acontecer a vontade de Deus, ou seja, curava os enfermos de espírito expulsando os demônios e dando uma nova vida no conhecimento Isto tudo era obra da injustiça provocada pelo egoísmo e falta de fraternidade que existia testemunhas de sua Palavra, de toda a sua obra, e se não nos envergonharmos dele, “Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com seus santos anjos.”  (Mt 8,38).
“Farei do vencedor uma coluna no templo de meu Deus, de onde jamais sairá, e escreverei sobre ele o nome de meu Deus, e o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus enviada por meu Deus, assim como o meu nome novo”. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”(Ap 3,12-13). Os apóstolos são considerados colunas no templo de Deus, na igreja, na nova Jerusalém. Jesus também promete a nós, aos vencedores, sermos uma coluna na nova Jerusalém, e se acreditarmos e vivermos aquilo que Jesus nos ensina já podemos ser considerados uma coluna no templo de Deus. Quando se tem certeza da vida eterna, quando se tem esperança, esta passa a ser uma realidade, já nesta vida, é como nos diz o nosso Salvador Jesus Cristo: ”Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está ai, em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.”(Jo 5,25). E já está ai, é uma realidade, assim como a esperança da vida eterna passa a ser uma realidade quando se tem certeza”.
Ao vencedor concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.(Ap 3,21-22). Jesus está à direita de Deus no trono, porque foi obediente ao Pai, combateu toda injustiça que existia naquela época, assim também ele promete ao vencedor assentar-se com ele em seu trono, este assentar implica em reinar juntamente com ele na eternidade, “Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a fera ou sua imagem, que não tinham recebido o seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma vida nova e reinaram com Cristo por mil anos”. (Ap 20, 4)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...