quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

JESUS, CENTRO DA VIDA DO CRISTÃO



Por João Batista

Na plenitude dos tempos, Deus envia o seu Filho nascido de uma mulher, submetido à lei. Veio igual a nós em tudo, exceto no pecado. E como poderia ter pecado se foi gerado pelo Espírito Santo? Veio para nos ensinar a renunciarmos a vida de pecado, e também para destruir o reino das trevas através da obediência a Deus. No seu corpo Ele nos deu o perdão dos nossos pecados, nos fazendo filhos de Deus pela regeneração e pelo seu Espírito que nos faz clamar “Aba Pai”, através da sua morte e ressurreição somos chamados à vida eterna, vida esta que foi tirada do homem pela sua desobediência ainda no Paraíso, ou seja, no jardim do Éden.
Deus ao criar o homem, o faz livre para escolher a que caminho seguir, no entanto Deus não deixa o homem a mercê de sua inteligência, Jesus Cristo o Filho do Pai vem nos ajudar e ensinar o caminho verdadeiro a seguir para chegar-se ao Reino de Deus.
Quando Jesus diz: “entrai pela porta estreita...”, Ele está falando Dele mesmo, esta porta é Jesus: Jesus tornou a dizer-lhe: “Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas”. (Jo 10,7). Considerando que nós somos ovelhas do rebanho do Senhor, e que Ele é o bom Pastor Ele também é a porta estreita: “Eu sou a porta se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem”. (Jo 10,9). Ele também diz: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que encontram”. (Mt 7,14).
Jesus nos diz que Ele é o caminho que nos leva ao céu, que nos leva ao Pai: Jesus lhe respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo 14,6), Jesus é o Caminho, por Ele foi aberta a nossa condição de filhos adotivos, e é por isso que temos ampla confiança de podermos entrar no santuário (céu) eterno, “em virtude do sangue de Jesus, pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o Caminho de seu próprio Corpo”. (Hb 10,19b-20).
Em Jesus está contida toda a verdade do Pai, Ele veio nos trazer a verdade, Ele é a Verdade; quando Jesus orou ao Pai pelos discípulos, Ele pediu que os preservasse do mal; “Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela Verdade. A tua Palavra é a Verdade”. (Jo 17, 16-17), Jesus é a Palavra de Deus encarnada.
Diante de Pilatos, Ele (Jesus) ouve a pergunta: “És, portanto Rei?” Respondeu-lhe Jesus: “Sim, eu sou Rei, é para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da Verdade ouvi a minha voz”. (Jo 18,37).
Em Jesus está escondida a vida eterna: “Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. (Col 3,3), e é justamente esta vida que Jesus diz: Eu sou a Vida. Todo aquele que entra pela Porta estreita, que segue no Caminho apertado, que vive a Verdade, está em Cristo, logo tem vida eterna, Ele já nos deu a vida. Pela cruz, pelo seu sangue somos purificados, nos tornamos uma nova criatura, segundo a imagem e semelhança de Deus.
Se muitas vezes aceitamos o testemunho dos homens, muito maior é o testemunho de Deus, que Ele deu do seu próprio Filho: “E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna e está vida está em seu Filho. Quem possui o filho possui a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. (1 Jo 5,11-12).
Seguir Jesus requer renúncia, determinação, radicalidade, compromisso, despojamento do nosso “EU”, pois a minha vida não me pertence mais, “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim”, (Gl 2,20), Jesus pagou um preço muito alto, o seu precioso sangue.
Sendo Jesus o Caminho para se chegar à glória eterna, o que será dos que não o aceitam? Dos que o conhece como sendo a primeira criatura de Deus! Quanto a isto a Palavra de Deus ensina que, Jesus é Deus, pois ninguém pode dizer que Jesus é Senhor (Deus) se não sob a ação do Espírito Santo, (1 Cor 12, 3b).No livro do Profeta Isaías está escrito: Eis que diz o Senhor, o Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: “Eu sou o primeiro e o último, não há outro Deus afora Eu”. (Is 44, 6), e também no livro do Apocalipse Jesus diz: “Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive”. (Ap 1, 17b). Não há como não aceitar a verdade de que Jesus é Deus. Portanto toda denominação, toda pessoa que conhece Jesus como sendo o anjo Miguel (criatura de Deus), como um espírito elevado, e até mesmo igualar Jesus a Buda, Maomé, etc... Está fora do Caminho, não conhece a verdade, e conseqüentemente não tem a Vida.
É preciso estar no Espírito da Verdade, para não vivermos na mentira, no erro, para não sermos levados por doutrinas humanas, diabólicas. De toda maneira o mal tenta mascarar a Verdade, por isso é importante a comunhão com o Espírito Santo, Ele sendo da Verdade não permite que sejamos enganados.
Vivemos um período difícil onde o mundo procura divinizar tudo, o que importa é ser feliz não importando como, e não foi assim que Jesus nos ensinou: “No mundo havereis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo16, 33b). Não podemos esquecer as Palavras de Jesus: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.” (Mt 7,14).
O Caminho para a vida eterna é Jesus Cristo. Muitos querem viver em Cristo, mas não querem largar a vida de pecado, de prazer; é preciso morrer para este mundo, é preciso decisão, e só você pode decidir por você.
Para entrar no Reino de Deus é preciso renascer, ou seja, nascer da água e do Espírito:
Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus”. (Jo 3,5). Jamais iremos herdar o Reino de Deus na condição humana: “O que afirmo irmãos, é que nem a carne nem o sangue podem participar do Reino de Deus; e que a corrupção participará da incorruptibilidade”. (I Cor 15,50).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...