quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VIDA NOVA EM CRISTO!



Por João Batista
É pelo Sacramento do Batismo que nos tornamos uma nova criatura em Jesus Cristo, somente Ele (Jesus) pode nos dar vida nova, e é através dos seus ensinamentos, de acolhermos com muita fé, e que, o homem queira ser uma nova criatura, ou seja, despojar-se do homem velho e revestir-se do homem novo, é que teremos vida nova em Cristo Jesus. Naquela época era difícil os homens aceitarem os novos ensinamentos trazidos por Jesus Cristo, em certa ocasião Jesus encontra Mateus e diz: “Seque-me” (Lc 5,27), ele deixa tudo e  aceita o chamado. Depois do chamado de Cristo Mateus oferece um Banquete em sua casa e várias pessoas se fazem presentes, entre elas, Fariseus e Escribas e puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?” (Lc 5, 30). Deste chamado de Jesus, Mateus começou a sua vida nova, enquanto que os Fariseus, Escribas e Doutores da lei, não percebiam, devido ao endurecimento de seus corações e tradições antigas, que Jesus era o mensageiro da Boa Nova, o consumador de uma nova aliança. Jesus dirige-se a eles e diz: “Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, por que diz: O vinho velho é melhor”. (Lc 5, 36-39). Jesus mostra através desta comparação que os antigos Judeus não estavam preocupados em uma nova vida trazida por Jesus Cristo, estavam apegados a tradições antigas, Jesus veio modificar estas tradições. Infelizmente hoje também não é diferente, quantos não se abrem para uma nova vida, não querem deixar a maneira de viver que o mundo oferece. Vida nova em Cristo é fazer o que o apóstolo Mateus fez, deixar tudo e seguir Jesus, a sua vida era totalmente contrária à vontade de Deus, pois era um coletor de impostos que naquela época era considerado ladrão. Jesus chama justamente um homem que era considerado inimigo da sociedade para mostrar que todos têm o mesmo direito a uma vida nova, não só o povo escolhido como eram os Judeus, Jesus veio ampliar este direito a todos, cabe a nós acolhermos esta vontade de Deus em nosso coração. Para se ter uma vida nova em Cristo é preciso antes de tudo reconhecer-se pecador, arrepender-se e confessar:
“Senhor eu... Reconheço que sou pecador, reconheço os meus pecados, tudo aquilo que cometi na minha ignorância por não entender e não conhecer a verdade, hoje eu sei que tu és a Verdade, o Caminho e a Vida, que morreste por amor a mim e obediência ao Pai criador de todas as coisas, peço-te que não leves em conta os meus pecados, mas que perdoes pois quero Ter um encontro verdadeiro contigo e assim, uma vida nova. Obrigado meu Senhor e Salvador, só tu tens a vida eterna, e esta vida eu a quero de todo o coração. Ensina-me a amar, a perdoar assim como já me perdoastes”. Amém!
Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! (II Cor 5, 17), sim é verdade, tudo se fez novo o velho, o passado ficou para traz. Ao recebermos Jesus como nosso único, eterno, suficiênte e Senhor, estamos garantindo o que a Escritura diz, ou seja, uma nova criatura.


O apostolo Paulo escreve aos Colossenses: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não as da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com cristo em Deus. (Cl 3, 1-3). No Batismo somos ressuscitados com Cristo, por isso é preciso que se busque as coisas do alto, pois nova criatura somos, é preciso mortificar as coisas que não consiste em um homem novo, ou seja, “Mortificai, pois, os vossos membros no que tem de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes”.  
(Cl 3,5-6). Que ninguém se engane, a Deus que tudo sabe e vê não devemos ser hipócritas pois ele conhece o homem através do coração e não pela aparência, e é no coração que está contido ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes que saem da boca, necessário é pedirmos ao Senhor que purifique o nosso coração, mais necessário ainda é querermos esta purificação.
“Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente á imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. (Cl 3, 9-10). É o que acontece com que quer uma vida nova em Cristo, há uma restauração constante, vamos nos tornando à imagem daquele que nos criou, até atingirmos o perfeito conhecimento das coisas do alto.
O apostolo Paulo, na carta aos Efesios mais uma vez vem admoestando quanto a uma mudança radical de vida, a nos tornarmos homem novo que vai se aperfeiçoando ao longo da vida: “Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de DEUS, em verdadeira justiça e santidade”.(Ef 4, 22-24). O homem novo vai tornando-se justamente o que Deus no princípio criou, ou seja, à sua imagem e semelhança, e esta imagem e semelhança só será total na ressurreição quando teremos um corpo transformado, glorioso, imortal e incorruptível, é o que nos escreve o apostolo Paulo em sua carta aos Corintios: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da ultima trombeta (porque a trombeta soará). Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade.” (I Cor 15,52-53)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...