quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Papa Bento XVI: Ano da Fé "apelo à conversão ... ao Senhor"

Papa Bento XVI


2011/10/18 Rádio Vaticano

Um novo "Motu Proprio" foi lançado no "Ano da Fé" Papa Bento XVI anunciou no domingo. Em sua carta, o Papa Bento escreve o "ano da Fé" é um apelo a uma conversão autêntica e renovada para o Senhor, único Salvador do mundo.
Texto integral da Carta Apostólica "Fidei Porta"

 
Carta Apostólica "Motu Proprio de dados"
Porta Fidei
do Sumo Pontífice Bento XVI
para a proclamação do Ano da Fé

A "porta da fé" (Atos 14:27) está sempre aberta para nós, inaugurando-nos na vida de comunhão com Deus e entrada oferecendo em sua Igreja. É possível cruzar esse limiar quando a palavra de Deus é proclamada, eo coração se permite ser moldado pela graça transformadora. Para entrar por aquela porta é estabelecer em uma viagem que dura uma vida inteira. Ela começa com o batismo (cf. Rom 6:4), através do qual podemos dirigir a Deus como Pai, e termina com a passagem da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, cuja vontade era, pelo dom do Espírito Santo, para atrair aqueles que nele crêem em sua própria glória (cf. Jo 17:22). De professar a fé na Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - é acreditar em um Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4:8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou o seu Filho para nossa salvação; Jesus Cristo, que no mistério da sua morte e ressurreição remistes o mundo, o Espírito Santo, que conduz a Igreja através dos séculos enquanto aguardamos retorno glorioso do Senhor.
Desde o início do meu ministério de Sucessor de Pedro, falei da necessidade de redescobrir o caminho de fé, de modo a esclarecer cada vez mais clara sobre a alegria e entusiasmo renovado do encontro com Cristo. Durante a homilia da Missa marca a inauguração de meu pontificado, eu disse: "A Igreja como um todo e os Pastores nela, como Cristo, devem expor para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que nos dá a vida, e vida em abundância. "Acontece frequentemente que os cristãos estão mais preocupados com as consequências sociais, culturais e políticos de seu compromisso, continuando a pensar na fé como um pressuposto evidente para a vida em sociedade. Na realidade, não só esse pressuposto pode deixar de ser tida como certa, mas muitas vezes é abertamente negada. Considerando que, no passado, era possível reconhecer uma matriz unitária cultural, amplamente aceita em seu apelo para o conteúdo da fé e os valores inspirados por ela, hoje isso já não parece ser o caso em grandes áreas da sociedade, por causa de uma profunda crise de fé que afetou muitas pessoas.
Não podemos aceitar que o sal se tornar insípido deve ou a luz ser mantida escondida (cf. Mt 5:13-16). O povo de hoje ainda pode experimentar a necessidade de ir para o bem, como a Samaritana, a fim de ouvir Jesus, que nos convida a crer nele e para desenhar sobre a fonte de água viva que jorra para dentro de si (cf. Jo 4:14). Precisamos redescobrir o gosto pela alimentação nos da palavra de Deus, fielmente transmitida pela Igreja, e sobre o pão da vida, oferecido como sustento para os seus discípulos (cf. Jo 6,51). Na verdade, o ensinamento de Jesus ainda ecoa em nossos dias com o mesmo poder: "Não trabalho pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna" (Jo 6:27). A questão colocada pelos ouvintes é o mesmo que pedimos hoje: "O que devemos fazer, para estar fazendo as obras de Deus?" (Jo 6:28). Sabemos a resposta de Jesus: "Esta é a obra de Deus, que você acredita nele que ele enviou" (Jo 6:29). Crença em Jesus Cristo, então, é o caminho para chegar definitivamente a salvação.
À luz de tudo isto, decidi proclamar um Ano da fé. Ele começará em 11 de Outubro de 2012, o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, em 24 de Novembro de 2013. A data de início de 11 outubro de 2012 também marca o vigésimo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica, um texto promulgado pelo meu Predecessor, o Beato João Paulo II, com vista a ilustrar para todos os fiéis o poder ea beleza da fé. Este documento, uma fruta autêntica do Concílio Vaticano II, foi solicitado pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos em 1985 como um instrumento ao serviço da catequese e foi produzido em colaboração com todos os bispos da Igreja Católica. Além disso, o tema da Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos que tenho convocado para outubro de 2012 é "a nova evangelização para a transmissão da fé cristã". Esta será uma boa oportunidade para inaugurar toda a Igreja em um momento de reflexão particular e redescoberta da fé. Não é a primeira vez que a Igreja tem sido chamado para comemorar um ano de fé. O meu venerado Predecessor o Servo de Deus Paulo VI anunciou uma em 1967, para comemorar o martírio dos Santos Pedro e Paulo no centenário 19 de seu ato supremo do testemunho. Ele pensou nele como um momento solene para toda a Igreja para fazer "uma confissão autêntica e sincera da mesma fé", além disso, ele queria que isso seja confirmado em uma maneira que foi "individual e coletiva, livre e consciente, para dentro e para fora, humilde e franca ". Ele pensou que desta forma toda a Igreja pode reapropriar "conhecimento exato da fé, de forma a revigorá-la, purificá-la, confirmá-la, confessá-lo". A grande revolução do mesmo ano tornou ainda mais evidente a necessidade de uma celebração deste tipo. Concluiu-se com o Credo do Povo de Deus, a intenção de mostrar o quanto o conteúdo essencial que durante séculos formou a herança de todos os crentes deve ser confirmado, compreendido e explorado sempre de novo, de modo a dar testemunho consistente em circunstâncias históricas muito diferentes daqueles do passado.
Em alguns aspectos, meu venerado predecessor viu este ano como uma "conseqüência e uma necessidade do período pós-conciliar", plenamente consciente das graves dificuldades da época, especialmente no que diz respeito à profissão da verdadeira fé e sua correta interpretação. Pareceu-me que o timing do lançamento do Ano da Fé, para coincidir com o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II daria uma boa oportunidade para ajudar as pessoas a entender que os textos legada pelos Padres conciliares, nas palavras do Beato João Paulo II, "não perdeu nada do seu valor ou brilho. Eles precisam ser lido corretamente, a ser amplamente conhecido e levado para coração, como textos qualificados e normativos do Magistério, dentro da Tradição da Igreja ... Sinto-me mais do que nunca o dever de apontar para o Conselho como a grande graça de que a Igreja no século XX: há que encontrar uma bússola certeza pelo qual a nossa posição no século começando agora "Eu também gostaria de. enfatizar fortemente que tive ocasião de dizer a respeito do Conselho de poucos meses após a minha eleição como Sucessor de Pedro: "se nós interpretar e implementá-lo guiados por uma justa hermenêutica, ele pode ser e pode tornar-se cada vez mais poderosos para a sempre necessária renovação da Igreja ".
A renovação da Igreja é também obtida através do testemunho oferecido pela vida dos crentes: por sua própria existência no mundo, os cristãos são chamados a irradiar a palavra da verdade que o Senhor Jesus nos deixou. O próprio Conselho, na Constituição dogmática Lumen Gentium, disse o seguinte: Enquanto "Cristo, 'santo, inocente e sem mácula" (Hb 7:26) não sabia nada do pecado (cf. 2 Cor 5:21), mas veio apenas para expiar os pecados do povo (cf. Hb 2:17) ... a Igreja ... apertando os pecadores ao seu seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação, segue constantemente o caminho da penitência e renovação. A Igreja, "como um estranho em uma terra estrangeira, pressiona para a frente entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus", anunciando a cruz ea morte do Senhor até que Ele venha (cf. 1 Cor 11,26). Mas pelo poder do Senhor ressuscitado é a força dada para vencer, na paciência e no amor, sua tristeza e suas dificuldades, tanto aqueles que estão dentro e os que estão de fora, de modo que ela pode revelar no mundo, fielmente , embora com as sombras, o mistério do seu Senhor, até que, no final, deve ser manifestado em plena luz. "
O Ano da Fé, a partir dessa perspectiva, é uma convocação para uma autêntica conversão e renovado para o Senhor, o único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou em sua plenitude o amor que salva e nos chama à conversão da vida através do perdão dos pecados (cf. Atos 5:31). Para Saint Paul, este Amor nos introduz uma nova vida: "Nós estávamos enterrados ... com ele pelo batismo na morte, de modo que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós possamos caminhar em novidade de vida "(Rm 6:4). Por meio da fé, esta vida nova formas de toda a existência humana de acordo com a realidade radicalmente nova da ressurreição. Na medida em que ele livremente coopera, pensamentos e afeições dos homens, mentalidade e conduta são lentamente purificada e transformada, em uma viagem que nunca está completamente terminado nesta vida. "A fé que opera pelo amor" (Gl 5:6) torna-se um novo critério de entendimento e ação que muda toda a vida do homem (cf. Rom 0:02; Col 3:9-10, Efésios 4:20-29, 2 Cor 5:17).
"Caritas Christi urget nn" (2 Cor 5:14): é o amor de Cristo que enche nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje como no passado, ele nos envia através do auto-estradas do mundo para anunciar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28:19). Através de seu amor, Jesus Cristo atrai para si as pessoas de cada geração: em todos os tempos, ele convoca a Igreja, confiando-a com a proclamação do Evangelho por um mandato que é sempre nova. Também hoje, há uma necessidade de maior compromisso eclesial a nova evangelização, a fim de redescobrir a alegria de crer e do entusiasmo para comunicar a fé. Em redescobrir o seu amor dia após dia, o compromisso missionário dos crentes atinge força e vigor que nunca pode desaparecer. A fé cresce quando é vivida como uma experiência de amor recebido e quando é comunicado como uma experiência de graça e de alegria. Faz-nos frutífera, porque expande os nossos corações de esperança e nos permite suportar a vida, dando testemunho: na verdade, ele abre os corações e mentes daqueles que ouvem a responder ao convite do Senhor para cumprir a sua palavra e tornar-se seus discípulos. Crentes, por isso Santo Agostinho nos diz: "se fortalecem por crer". O santo bispo de Hipona tinha boas razões para se expressar desta forma. Como sabemos, sua vida foi uma contínua busca pela beleza da fé, até que seu coração iria encontrar descanso em Deus. Sua extensa obra, na qual ele explica a importância de acreditar ea verdade da fé, continue até agora para formar um patrimônio de riquezas incomparáveis, e ainda ajudar muitas pessoas em busca de Deus para encontrar o caminho certo em direção à porta "de fé ".
Somente através da fé, então, a fé crescer e se tornar mais forte, não há outra possibilidade para possuir certeza no que diz respeito à vida para além da auto-abandono, num crescendo contínuo, nas mãos de um amor que parece crescer constantemente, pois tem sua origem em Deus.
Nesta feliz ocasião, gostaria de convidar meus irmãos bispos de todo o mundo para se juntar ao Sucessor de Pedro, durante este tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, ao recordar o precioso dom da fé. Queremos celebrar este ano de forma digna e frutuosa. Reflexão sobre a fé terão de ser intensificadas, de forma a ajudar a todos os crentes em Cristo para adquirir uma adesão mais consciente e vigorosa ao Evangelho, especialmente em um momento de profundas mudanças, como a humanidade está experimentando atualmente. Teremos a oportunidade de professar a nossa fé no Senhor ressuscitado em nossas catedrais e nas igrejas de todo o mundo, em nossas casas e entre nossas famílias, para que todos possam se sentir uma forte necessidade de conhecer melhor e para transmitir às gerações futuras a fé de todos os tempos. Comunidades religiosas, bem como as comunidades paroquiais, e todos os organismos eclesiais antigas e novas, devem encontrar uma maneira, durante esse ano, para fazer uma profissão pública do Credo.
Queremos que este ano a despertar em cada crente a aspiração de professar a fé em plenitude e com renovada convicção, com confiança e esperança. Também será uma boa oportunidade para intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia, que é "o ápice para que a atividade da Igreja é dirigida; ... e também a fonte donde emana toda a sua força. "Ao mesmo tempo, fazemos a nossa oração que o testemunho dos crentes de vida pode crescer em credibilidade. Para redescobrir o conteúdo da fé que se professa, celebra, viveu e orou, e para refletir sobre o ato de fé, é uma tarefa que cada crente deve fazer a sua própria, especialmente no decorrer deste ano.
Não sem razão, os cristãos dos primeiros séculos eram obrigados a aprender o credo da memória. Serviu-los como uma oração diária para não esquecer o compromisso que tinha assumido no batismo. Com palavras ricas de sentido, Santo Agostinho fala disso em uma homilia sobre o symboli redditio, a entrega do credo: "o símbolo do mistério santo que você tem todos receberam juntos e que hoje você tem recitado um por um, são as palavras em que a fé da Igreja Matriz está firmemente construída acima da fundação estável, que é o Cristo Senhor. Você tem recebido e recitado, mas em suas mentes e corações que você deve mantê-lo sempre presente, você deve repeti-lo em suas camas, lembre-se que nas praças públicas e não esquecê-lo durante as refeições: mesmo quando o seu corpo está dormindo, você devem vigiar-lo com os vossos corações. "
Neste momento eu gostaria de esboçar um caminho destinado a ajudar-nos a compreender mais profundamente não apenas o conteúdo da fé, mas também o ato pelo qual optamos por confiar-nos totalmente a Deus, em completa liberdade. Na verdade, existe uma profunda unidade entre o ato pelo qual acreditamos e do conteúdo a que damos o nosso parecer favorável. São Paulo ajuda-nos a entrar nesta realidade quando ele escreve: "O homem acredita que com o seu coração e assim se justifica, e ele confessa com seus lábios e assim que é salvo" (Rm 10:10). O coração indica que o primeiro ato pelo qual se trata de fé é dom de Deus e da ação da graça que age e transforma a pessoa no fundo.
A exemplo de Lydia é particularmente eloquente a este respeito. São Lucas narra que, enquanto ele estava em Filipos, Paulo foi no sábado para anunciar o Evangelho a algumas mulheres, entre eles estava Lydia e "o Senhor lhe abriu o coração a dar ouvidos ao que foi dito por Paul" (Atos 16:14 ). Há um significado importante contidas neste expressão. São Lucas ensina que conhecer o conteúdo a ser acreditado, não é suficiente a menos que o coração, o espaço sagrado autêntico dentro da pessoa, é aberto pela graça que permite aos olhos ver abaixo da superfície e compreender que o que foi proclamado é a palavra de deus.
Confessando com os lábios por sua vez, indica que a fé implica testemunho público e compromisso. Um cristão nunca pode pensar da crença como um acto privado. A fé é a escolha de ficar com o Senhor, para viver com ele. Este "pé com ele" aponta para uma compreensão das razões para se acreditar. Fé, precisamente porque é um ato livre, exige também responsabilidade social para o que se acredita. A Igreja no dia de Pentecostes demonstra com total clareza esta dimensão pública de acreditar e proclamar a fé de alguém sem medo a cada pessoa. É o dom do Espírito Santo que nos torna aptos para a missão e reforça o nosso testemunho, tornando-se franco e corajoso.
Profissão de fé é um ato pessoal e comunitário. É a Igreja que é o assunto principal da fé. Na fé da comunidade cristã, cada indivíduo recebe o batismo, um sinal efetivo de entrada no povo de crentes, a fim de obter a salvação. Como lemos no Catecismo da Igreja Católica: "'Eu acredito' é a fé da Igreja professada pessoalmente por cada crente, principalmente durante o batismo. "Acreditamos que é a fé da Igreja confessou pelos bispos reunidos em Concílio ou, mais geralmente pela assembleia litúrgica dos crentes. "Eu creio" é também a Igreja, nossa mãe, respondendo a Deus pela fé que ela nos ensina a dizer tanto "eu creio" e "acreditamos".
Evidentemente, o conhecimento do conteúdo da fé é essencial para dar assentimento própria, isto é, por aderir plenamente com intelecto e vontade de que a Igreja propõe. Conhecimento da fé abre uma porta para a plenitude do mistério salvífico, revelado por Deus. A doação de assentimento implica que, quando acreditamos, nós livremente aceitamos todo o mistério da fé, porque o fiador da sua verdade é Deus que se revela e nos permite conhecer o seu mistério de amor.
Por outro lado, não devemos esquecer que em nosso contexto cultural, muitas pessoas, embora não afirmando ter o dom da fé, são, contudo, sinceramente procurando o significado último e da verdade definitiva de suas vidas e do mundo. Esta pesquisa é um "preâmbulo" autêntica da fé, porque guia as pessoas para o caminho que conduz ao mistério de Deus. Razão humana, na verdade, traz dentro de si uma demanda por "o que é sempre válida e duradoura". Esta demanda constitui uma convocação permanente, indelevelmente gravados no coração humano, para expor para encontrar Aquele que não estaríamos buscando, se não tivesse já foi ao encontro de nós. Para este encontro, a fé nos convida e abre-nos em plenitude.
, A fim de chegar a um conhecimento sistemático do conteúdo da fé, todos podem encontrar no Catecismo da Igreja Católica um instrumento precioso e indispensável. É um dos frutos mais importantes do Concílio Vaticano II. Na Constituição Apostólica Fidei depositum, assinado, não por acidente, no trigésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, o Beato João Paulo II escreveu: "este Catecismo trará um contributo muito importante àquela obra de renovação de toda a vida a Igreja ... Declaro que ele seja um instrumento válido e legítimo para a comunhão eclesial e como uma norma segura para o ensino da fé ".
É neste sentido que de que o Ano da Fé vai ter que ver um esforço concertado para redescobrir e estudar o conteúdo fundamental da fé que recebe a sua síntese sistemática e orgânica no Catecismo da Igreja Católica. Aqui, de fato, vemos a riqueza do ensinamento que a Igreja recebeu, salvaguardada e proposto em seus dois mil anos de história. Da Sagrada Escritura para os Padres da Igreja, dos mestres teológica para os santos através dos séculos, o Catecismo fornece um registro permanente das muitas maneiras em que a Igreja tem meditado sobre a fé e progresso na doutrina de modo a oferecer a certeza crentes em suas vidas de fé.
Em sua própria estrutura, o Catecismo da Igreja Católica segue o desenvolvimento da fé até aos grandes temas da vida cotidiana. Página após página, vemos que o que é apresentado aqui não é teoria, mas um encontro com uma Pessoa que vive dentro da Igreja. A profissão de fé é seguido por um relato da vida sacramental, na qual Cristo está presente, operante e continua a construir sua Igreja. Sem a liturgia e dos sacramentos, a profissão de fé não teria eficácia, porque não teria a graça que suporta o testemunho cristão. Pelo mesmo critério, o ensino do Catecismo sobre a vida moral adquire seu pleno significado se posta em relação com a liturgia, fé e oração.
Neste ano, então, o Catecismo da Igreja Católica irá servir como uma ferramenta de apoio real para a fé, especialmente para aqueles preocupados com a formação dos cristãos, tão crucial em nosso contexto cultural. Para este fim, tenho convidou a Congregação para a Doutrina da Fé, por acordo com os Dicastérios competentes da Santa Sé, para elaborar uma nota, fornecendo a Igreja e os crentes individuais com algumas orientações sobre como viver este Ano da Fé das maneiras mais eficazes e adequadas, a serviço da fé e da evangelização.
Em maior grau do que no passado, a fé está agora a ser submetido a uma série de questões decorrentes de uma mentalidade que mudou, especialmente hoje, limita o campo das certezas racionais para que as descobertas científicas e tecnológicas. No entanto, a Igreja nunca teve medo de demonstrar que não pode haver qualquer conflito entre a fé ea ciência genuína, porque ambos, embora por vias diferentes, tender para a verdade.
13. Uma coisa que vai ser de importância decisiva para este ano é que retrata a história de nossa fé, como está marcado pelo mistério insondável do entrelaçamento de santidade e pecado. Enquanto o primeiro destaca a grande contribuição que os homens e as mulheres fizeram para o crescimento e desenvolvimento da comunidade através do testemunho de suas vidas, este último deve provocar em cada pessoa um trabalho sincero e contínuo de conversão, a fim de experimentar a misericórdia do Pai que é realizada a todos.
Durante este tempo vamos precisar para manter nosso olhar fixo em Jesus Cristo, o "autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2): nele, toda a angústia e todos os anseios do coração humano encontra satisfação. A alegria do amor, a resposta para o drama do sofrimento e da dor, o poder do perdão em face de uma ofensa recebida ea vitória da vida sobre o vazio da morte: tudo isso se cumpra no mistério da sua Encarnação, em sua tornando-se homem, na sua partilha nossa fraqueza humana, de modo a transformá-la pelo poder da sua ressurreição. Naquele que morreu e ressuscitou para nossa salvação, os exemplos de fé que têm marcado estes dois mil anos de nossa história da salvação são trazidos para a plenitude da luz.
Pela fé, Maria aceitou a palavra do Anjo, e acreditava que a mensagem de que ela viria a se tornar a Mãe de Deus, na obediência da sua devoção (cf. Lc 1,38). Visitar Elizabeth, ela levantou a hino de louvor ao Altíssimo pelas maravilhas que ele trabalhou naqueles que confiam nele (cf. Lc 1,46-55). Com alegria e apreensão que ela deu à luz seu único filho, mantendo intacta a sua virgindade (cf. Lc 2,6-7). Confiar em José, seu marido, ela levou Jesus para o Egito para salvá-lo da perseguição de Herodes (cf. Mt 2:13-15). Com a mesma fé, ela seguiu o Senhor em sua pregação e permaneceu com ele por todo o caminho até o Gólgota (cf. Jo 19,25-27). Pela fé, Maria experimentou os frutos da ressurreição de Jesus, e valorizando cada memória no seu coração (cf. Lc 2:19, 51), ela passou-as para os Doze reuniram com ela no Cenáculo para receber o Espírito Santo ( . cf At 1,14; 2:1-4).
Pela fé, os Apóstolos deixaram tudo para seguir o seu Mestre (cf. Mc 10:28). Eles acreditavam que as palavras com que ele proclamou o Reino de Deus presente e cumpriu em sua pessoa (cf. Lc 11:20). Eles viviam em comunhão de vida com Jesus, que os instruiu com seus ensinamentos, deixando-lhes uma nova regra de vida, pelo qual eles seriam reconhecidos como seus discípulos após a sua morte (cf. Jo 13,34-35). Pela fé, saíram para o mundo inteiro, seguindo a ordem para levar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15) e eles sem medo proclamado a todos a alegria da ressurreição, da qual foram testemunhas fiéis.
Pela fé, os discípulos formaram a primeira comunidade, reunidos em torno do ensino dos Apóstolos, na oração, na celebração da Eucaristia, mantendo suas posses em comum, de modo a atender às necessidades dos irmãos (cf. Atos 2:42-47 ).
Pela fé, os mártires deram suas vidas, dando testemunho da verdade do Evangelho que havia transformado-os e os tornava capazes de alcançar o maior dom do amor: o perdão dos seus perseguidores.
Pela fé, homens e mulheres consagraram suas vidas a Cristo, deixando para trás todas as coisas de forma a viver a pobreza, obediência e castidade com a simplicidade do Evangelho, os sinais concretos de espera para o Senhor que vem sem demora. Pela fé, os cristãos têm promovido inúmeras ações para a justiça, de modo a pôr em prática a palavra do Senhor, que veio a proclamar a libertação da opressão e um ano de graça para todos (cf. Lc 4,18-19).
Pela fé, através dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida (cf. Ap 7:9, 13:8), confessaram a beleza do seguimento do Senhor Jesus onde quer que eles foram chamados para testemunhar o fato de que eles eram cristãos: na família, no trabalho, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios para os quais foram chamados.
Pela fé, nós também vivemos: pelo reconhecimento vida do Senhor Jesus, presente em nossas vidas e em nossa história.
14. O Ano da Fé também será uma boa oportunidade para intensificar o testemunho da caridade. Como São Paulo nos lembra: "Assim também a fé, esperança, amor permanecem estas três coisas, mas o maior destes é o amor" (1 Cor 13:13). Com palavras ainda mais forte - que sempre colocou os cristãos a obrigação - Saint James disse: "Que aproveitará, irmãos meus, se alguém disser que tem fé se não tiver obras? Sua fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã está mal vestida e na falta de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: 'Vá em paz, ser aquecido e cheio ", sem lhes dar as coisas necessárias para o corpo, o que é lucro? Assim também a fé por si só, se não tiver obras, é morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé e eu tenho obras ". Mostre-me sua fé sem as tuas obras, e eu pelas minhas obras te mostrarei a minha fé "(Tg 2:14-18).
Fé sem caridade não dá fruto, enquanto a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. A fé ea caridade de cada exigir o outro, de tal forma que cada permite que o outro a definir seu caminho respectivo. De fato, muitos cristãos dedicam suas vidas com amor para aqueles que estão sozinhos, marginalizados ou excluídos, como para aqueles que são os primeiros com um crédito sobre a nossa atenção eo mais importante para nós para apoiar, porque é neles que o reflexo da próprio rosto de Cristo é visto. Por meio da fé, podemos reconhecer o rosto do Senhor ressuscitado naqueles que pedem o nosso amor. "Como você fez isso a um dos menores dos meus irmãos mais pequeninos, você fez isso comigo" (Mt 25:40). Estas palavras são um aviso de que não deve ser esquecido e um convite perene para retornar o amor com que ele cuida de nós. É a fé que nos permite reconhecer Cristo e é o seu amor que nos impele para ajudá-lo sempre que ele se torna o nosso vizinho ao longo da jornada da vida. Suportados pela fé, vamos olhar com esperança para o nosso compromisso no mundo, enquanto aguardamos "novos céus e nova terra em que habita justiça" (2 Pe 3:13;. Cf. Ap 21:1).
Tendo atingido o fim de sua vida, Saint Paul pede a seu discípulo Timóteo para "visar a fé" (2 Tm 2:22) com a mesma constância como quando ele era um menino (cf. 2 Tm 3:15). Ouvimos este convite dirigido a cada um de nós, que nenhum de nós crescer preguiçosos na fé. É o companheiro ao longo da vida que torna possível perceber, sempre de novo, as maravilhas que Deus trabalha por nós. Com a intenção de reunir os sinais dos tempos no presente da história, a fé comete cada um de nós para se tornar um sinal vivo da presença do Senhor ressuscitado no mundo. O que o mundo tem necessidade especial de hoje é o testemunho credível de pessoas esclarecidas na mente e no coração, a palavra do Senhor, e capaz de abrir os corações e mentes de muitos ao desejo de Deus e para a vida verdadeira, vida sem fim .
"Que a palavra do Senhor pode e velocidade em triunfo" (2 Ts 3:1): seja este ano da Fé tornar nossa relação com Cristo, o Senhor cada vez mais firme, pois só ele está ali a certeza de olhar para o futuro e a garantia de um amor autêntico e duradouro. As palavras de São Pedro derramar um raio final da luz sobre a fé: "Neste exultais, ainda que agora por um pouco de tempo você pode ter que sofrer várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa que o ouro perecível, que embora seja provado pelo fogo, seja digna de louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Sem tê-lo visto você o ama, embora você não vê-lo agora que você acredita nele e exultais com alegria indizível e exaltado. Como o resultado de sua fé de obter a salvação das vossas almas "(1 Pe 1:6-9). A vida dos cristãos conhece a experiência de alegria, bem como a experiência do sofrimento. Como muitos dos santos viveram na solidão! Quantos crentes, mesmo em nossos dias, são testados pelo silêncio de Deus quando eles preferem ouvir a sua voz consoladora! As provações da vida, ajudando-nos a compreender o mistério da Cruz e de participar nos sofrimentos de Cristo (cf. Col 1,24), são um prelúdio para a alegria e esperança para que a fé leva: "quando estou fraco , então é que sou forte "(2 Cor 12:10). Nós acreditamos que com certeza firme de que o Senhor Jesus venceu o mal ea morte. Com esta confiança se nos entregamos a ele: ele, presente em nosso meio, supera o poder do maligno (cf. Lc 11:20), e da Igreja, a comunidade visível da sua misericórdia, permanece nele como um sinal de reconciliação definitiva com o Pai.
Confiemos este tempo de graça para a Mãe de Deus, proclamado "bem-aventurada porque acreditou" (Lc 1:45).
 
Dado em Roma, junto de São Pedro, em 11 de Outubro no ano de 2011, o sétimo de Pontificado.
BENEDICTUS PP. XVI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...