terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Maria Santíssima, da pequenez nasce à glória - Natal

[catolicoscomjesus

Quinto dia de preparação para o Natal, mais uma vez Maria vem nos ensinar que Deus realiza prodígios em quem tem um coração humilde, somente alguém que está vazia de si mesma pode permitir-se encher-se do Amor misericordiosos do Pai, é preciso ser pequeno para crescer na glória do Senhor.
Maria como serva inútil foi o instrumento que Deus utilizou para expressar toda sua grandeza, através daquela que não si reconhecia digna, foi que veio ao mundo a paz, a caridade e a verdadeira vida.
Será que nos reconhecemos verdadeiramente servos inúteis? Será que estamos prontos para acolher o Salvador e sermos instrumentos na Sua mão? 
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,46-56
22/12/2014 Segunda-feira - 4ª Semana do Advento
Naquele tempo, Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. - Palavra da Salvação.

Comentários:

Maria reconhece, no canto do magnificat, que Deus realizou maravilhas em sua vida, mas que esta realização não foi somente para ela e que não é um fato isolado na história do povo de Deus, de modo que as maravilhas que Deus realiza nela são, na verdade, para todo o povo de Deus, uma vez que pelo seu Filho virá a salvação para todos os povos. Sendo assim, devemos compreender que quando Deus realiza maravilhas nas nossas vidas, essas maravilhas não são apenas para nós, mas a todas as pessoas a partir de nós, e quando Deus realiza maravilhas nas vidas das outras pessoas, também somos beneficiados por ele. (CNBB)
O hino de louvor, proclamado por Maria ao visitar Isabel, resumiu a pedagogia divina no mistério da salvação. Para salvar a humanidade, Deus contou com instrumentos humildes, como foi o caso de Maria, que não passava de uma simples serva. A salvação resultava da misericórdia divina, presente ao longo da história da humanidade e manifestada na vida de quantos foram tementes a Deus. Por outro lado, a salvação consistia na desarticulação dos esquemas erguidos por pessoas soberbas, que se bastavam a si mesmas, davam as costas para Deus e se prevaleciam do próximo. A segurança dessas pessoas seria arrasada, reduzindo-as a uma situação de total indigência. Só assim haveriam de ter consciência da inutilidade dos bens acumulados. A atitude de Deus com os pobres, os humildes e com quem se faz servidor é radicalmente oposta: os humildes serão elevados e valorizados; os famintos, saciados; os abatidos, reerguidos. Tudo isto é obra do amor. Maria trazia no ventre aquele que fora destinado por Deus para instaurar a salvação da humanidade. Sinal evidente de que Deus não se esquecia de suas promessas e não abandonava os que necessitavam de salvação. As maravilhas realizadas na vida de Maria seriam, por conseguinte, indício das maravilhas que o Senhor iria realizar na vida de cada ser humano. Toda a humanidade tinha, pois, como Maria, motivos para engrandecer o Senhor.
(Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...