sábado, 3 de junho de 2023

A Trindade, escola de relacionamentos

Jesus e uma pomba simbolizando o Espírito Santo, em 'Jesus Film Project'.
O Batismo de Jesus no Jordão, onde se ouviu a voz do Pai e o Espírito se fez presente em forma de pomba (Mc 1, 7-11), é um dos momentos de manifestação trinitária dos Evangelhos. Na imagem, em cena do 'Jesus Film Project'.

  


Por Raniero Cantalamessa

 

Por que os cristãos acreditam na Trindade? Já não é suficientemente difícil acreditar que Deus existe para acrescentar o enigma de que ele é "um e trino"? Diariamente, aparecem diariamente aqueles que não se incomodariam em deixar a Trindade de lado, também para poder dialogar melhor com judeus e muçulmanos, que professam a fé em um Deus rigidamente único.

A resposta é que os cristãos acreditam que Deus é trino porque acreditam que Deus é amor! Se Deus é amor, ele deve amar alguém. Não existe amor no vácuo, sem direcionar para ninguém. Perguntamo-nos: a quem Deus ama para ser definido como amor? Uma primeira resposta poderia ser: ame os homens! Mas os homens existem há alguns milhões de anos, não mais. Então, antes, quem Deus amou? Não pode ter começado a ser amor a partir de um determinado momento, porque Deus não pode mudar. Segunda resposta: antes disso eu amava o cosmos, o universo. Mas o universo existe há alguns bilhões de anos. Antes disso, quem Deus amou para poder definir o amor? Não podemos dizer: ele se amou, porque amar a si mesmo não é amor, mas egoísmo, ou como dizem os psicólogos, narcisismo.

Aqui está a resposta da revelação cristã. Deus é amor em si mesmo, antes do tempo, porque Ele sempre teve dentro de si um Filho, o Verbo, a quem ama com amor infinito, que é o Espírito Santo. Em todo amor há sempre três realidades ou sujeitos: aquele que ama, aquele que é amado e o amor que os une. Onde Deus é concebido como poder absoluto, não há necessidade de mais pessoas, porque o poder pode ser exercido por apenas um; não é assim se Deus é concebido como amor absoluto.

A teologia tem usado o termo natureza, ou substância, para indicar a unidade em Deus, e o termo pessoa para indicar a distinção... Por isso dizemos que nosso Deus é um Deus único em três pessoas. A doutrina cristã da Trindade não é uma regressão, um pacto entre monoteísmo e politeísmo. Pelo contrário: é um passo adiante que só o próprio Deus poderia fazer a mente humana dar.

A contemplação da Trindade pode ter um impacto precioso na nossa vida humana. É um mistério de relacionamento. As pessoas divinas são definidas pela teologia como "relações subsistentes". Significa que as pessoas divinas não têm relacionamentos, mas são relacionamentos. Os seres humanos têm relacionamentos - entre pai e filho, entre esposa e marido, etc. - mas não nos esgotamos nesses relacionamentos; também existimos fora e sem eles. Não é assim o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A felicidade e a infelicidade na terra dependem em grande parte, sabemos, da qualidade de nossos relacionamentos. A Trindade nos revela o segredo para ter belos relacionamentos. O que torna um relacionamento bonito, livre e gratificante é o amor em suas diferentes expressões. Aqui vemos como é importante que Deus seja visto antes de tudo como amor, não como poder: o amor dá, o poder domina. O que envenena um relacionamento é querer dominar o outro, possuí-lo, explorá-lo, ao invés de acolhê-lo e se entregar.

Devo acrescentar uma observação importante. O Deus cristão é uno e trino! Esta é, portanto, também a solenidade da unidade de Deus, não só da sua trindade. Os cristãos também acreditam "em um só Deus", só que a unidade em que acreditamos não é uma unidade de número, mas de natureza . É mais como a unidade da família do que como a unidade do indivíduo, mais como a unidade da célula do que como a unidade do átomo.

A primeira leitura da solenidade apresenta-nos o Deus bíblico como "misericordioso e clemente, tardio em irar-se e rico em amor e fidelidade". Esta é a característica que mais estreitamente une o Deus da Bíblia, o Deus do Islã e o Deus Budista (ou melhor, da religião), e que se presta mais, portanto, ao diálogo e à colaboração entre as grandes religiões. Cada surata do Alcorão começa com a invocação: "Em nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo." No budismo, que ignora a ideia de um Deus pessoal e criador, o fundamento é antropológico e cósmico: o homem deve ser misericordioso pela solidariedade e responsabilidade que o une a todos os seres vivos. As guerras santas do passado e o terrorismo religioso do presente são uma traição, não uma apologia da fé de alguém. Como matar em nome de um Deus que continua a ser proclamado "o Misericordioso e o Compassivo"? É a tarefa mais urgente do diálogo inter-religioso que os crentes de todas as religiões devem realizar juntos para a paz e o bem da humanidade.

 

Fonte - religionenlibertad 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...