sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

O desenvolvimento e fundamento do dogma da Imaculada Conceição

O concepção sem mancha de pecado (original). Esta expressão indica negativamente a presença de Maria pela graça singular no reino da santidade de Deus desde o primeiro momento da sua existência. Esta é uma verdade do mistério da Mãe de Jesus, que amadureceu na consciência da Igreja através de um caminho lento de meditação da fé e de reflexão teológica, solenemente definido como verdade de fé por Pio IX com a carta apostólica Ineffabilis Deus de 8 de Dezembro de 1854.

dogma Inmaculada Concepción 

 

Por G. Iammarrone

 

No campo da comunidade cristã, os protestantes não reconhecem esta verdade, porque não são explicitamente atestados na Sagrada Escritura; os cristãos ortodoxos, embora confessem com várias expressões a santidade plena e radical de Maria, não aceitam a verdade dogmática da Imaculada Conceição, porque recorrem a uma conceituação teológica diferente para expressar a singularidade da situação da Virgem e porque não reconhecem o infalível magistério papal.

É importante ter em conta o caminho multi-secular que levou a Igreja à formulação deste dogma mariano e procurar captar e ilustrar o seu verdadeiro significado no contexto da verdade cristã mais ampla e mais complexa, centrada em Jesus Cristo, filho de Maria.

Desenvolvimento do dogma na consciência de fé do povo cristão e no pensamento teológico, intervenções do Magistério.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria representa talvez o caso mais palpável da importância fundamental que tem o sentido da fé da Igreja como sujeito crente e mais particularmente como um povo que vive intuitiva e espontaneamente a sua fé, mesmo "contra" as dificuldades apresentadas pela teologia. Um fato claro decorre da história do dogma da Imaculada Conceição: a precedência do sentido cristão popular, intuitivamente em favor do privilégio mariano, sobre a teologia, para uma longa hesitação a favor ou contra ele, e no Magistério, que não é pronunciado definitivamente até 1854 (S. de Fiores, Imaculada, no Novo Dicionário Maroon, São Paulo, 1988, Milão, 912).

O que as fontes bíblicas nos dizem sobre essa verdade? No Antigo Testamento há uma alusão à mulher que esmagará a cabeça da serpente tentadora (cf. Gn 3, 15): Nos Evangelhos fala-se de Maria, cheia de graça (cf. Lc 1, 28): no Apocalipse encontramos a mulher que escapa ao domínio do dragão (cf. Abr 12). Nestas três passagens não se pode ver uma indicação formal do fato da Imaculada Conceição de Maria, mas apenas algumas indicações sombrias dela. Mas o povo cristão, com o seu sentido de fé, baseado precisamente nestas passagens bíblicas e em passagens menos relevantes, considerou e invocava Maria desde os primeiros séculos totalmente santa e sem pecado.

No leste, a partir do século VII, especialmente com Santo André de Creta, São Germán de Constantinopla e São João Damasceno, começamos a falar sobre a santidade original de Maria e a celebrar a festa da sua Conceição. Esta festa passou para o Ocidente no século IX e se espalhou a partir do século XI em todos os lugares, apesar da oposição dos grandes santos e teólogos. Essa oposição foi motivada pelo fato de que a teologia ocidental, de Santo Augustini, considerava Maria, por um lado, como cheia de graça, mas, para reagir contra o pensamento pelagiano que negava o pecado original e a necessidade universal de redenção em Cristo: por outro lado, ele afirmou que Maria, como membro da humanidade pecaminosa, já havia contraído pecado original, como todos os filhos humanos de Adão, sendo mais tarde retido por seu filho Jesus Cristo. Nesta linha, os maiores médicos medievais também foram movidos: São Bernardo, Santo Anselmo, São Tomás e São Boaventura.

No entanto, também no campo teológico, desde o século XI (especialmente Eadmero) algumas reflexões começaram que buscavam substanciar a legitimidade teológica da piedade popular. Uma contribuição decisiva a este respeito foi a do teólogo franciscano J.D. Scot (- 1308), que primeiro propôs como "provável" e depois como "possível" a tese de que a ação redentora de Cristo com sua mãe deve ser considerada não como libertadora, mas como um preservador do pecado original. Com esta proposta, o grande teólogo manteve a universalidade do pecado e a função redentora universal de Cristo, mas apontava para uma influência redentora de Cristo na sua mãe mais radical, mais perfeita do que a exercida sobre os outros seres humanos (cf. 0rdrd (em inglês). 3, D. 3, q. 1. A proposta de Escoto, assumida e defendida no campo teológico pelos franciscanos, gradualmente ganhou, embora com algum esforço, o consenso da maioria do mundo teológico e deu uma base doutrinária sólida à intuição da fé do povo e à práxis litúrgica que há muito se afirmava.

O Magistério da Igreja começou a intervir sobre esta questão. O Concílio de Constança em 1438 (que na época ainda era cismático) declarou esta doutrina como "conforme à fé".

Sisto IV aprovou oficialmente a festa e uma missa contendo a afirmação da verdade mariana (privilegiada): o Concílio de Trento, ao lidar com o pecado original, afirmou que não tentava entender em seu decreto a bem-aventurada e imaculada Virgem Maria (DS 1516): Clemente XI em 1708 estendeu a festa para a Igreja universal: Pio IX proclamou como verdade da fé a doutrina que sustenta que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi preservada imune de toda a pena de culpa.primeiro momento de sua concepção pela graça singular e privilégio do Deus omnipotente, de acordo com os méritos de Cristo Jesus Salvador da raça humana (DS 2803). Desde então, os pontífices, especialmente Pio XII com a coroa Encíclica Fulgens de 1953, intervieram várias vezes para confirmar, especificar e aprofundar o significado desta verdade mariana, também proclamada pelo Vaticano II (cf. LG 56; 59).

Es importante tener en cuenta el recorrido plurisecular que ha llevado a la Iglesia a la formulación de este dogma mariano e intentar captar e ilustrar su verdadero sentido

Significado fundamental e teológico do dogma da Imaculada Conceição

O fundamento desta verdade/privilégio mariano é a maternidade divina de Maria. A plenitude da graça com que Deus a adornou desde o primeiro momento da sua existência encontra a sua razão fundamental no facto de estar destinada a tornar-se mãe do Filho de Deus, redimidor do pecado do homem.

A esta razão deve-se acrescentar também a cooperação ativa da Mãe de Jesus na derrota do pecado e do mal no mundo: aquele que tinha sido chamado a dar a sua generosa e singular cooperação na obra redentora do Filho, tanto na realização do evento redentor como na sua "assimilação" do benefício dos homens ao longo dos tempos (a maternidade espiritual), foi feito por Deus radicalmente imune, já desde o início.

Ao indicar o sentido teológico e espiritual desta verdade mariana, a teologia recente move-se nestas direções: Maria é a "todo santa" na iniciativa soberana de Deus e com isso e nisto constitui um reflexo luminoso da santidade de Deus na história dos homens, marcada pelo pecado, bem como por uma realização exemplar da santidade à qual a Igreja é chamada.

Imaculada Maria é o início luminoso daquele mundo renovado que Deus veio implantar na história através de Cristo no poder do Espírito, bem como o ponto de referência e orientação para os seus irmãos e irmãs que lutam constantemente contra as forças do mundo corrompido. Sua exaltada santidade não o afasta de seus irmãos, mas indica brilhantemente o objetivo ao qual Deus, pela pura graça, chama todos os homens em um mundo de pecado.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...