quarta-feira, 29 de maio de 2024

A Presença Real de Nosso Senhor na Eucaristia

 https://santhatela.com.br/wp-content/uploads/2020/06/juanes-cristo-o-salvador-com-a-eucaristia-d.jpg


Por Gabriel Mesquita


Aproximamo-nos de Corpus Christi, festa litúrgica instituída no século XIII especificamente para o culto ao Santíssimo Sacramento. A Igreja já celebrava a Eucaristia a Quinta-Feira Santa, porém como a liturgia desse dia termina de modo triste com o início da Paixão do Salvador, se estabeleceu a festa de Corpus Christi para adorá-la mais efusiva e adequadamente. Neste texto, portanto, refletiremos sobre a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

            É comum dizermos que Deus está presente em todo lugar, no próximo, nos pobres, na natureza, nas almas em estado graça, etc. Devemos, contudo, diferenciar o nível de presença de Deus entre elas, já que ela deve ser entendida de modo analógico. Falamos que Deus está em todo lugar porque sustenta no ser tudo existe, que Deus está presente no próximo por ele possuir alma imortal e podermos servi-lhe como a Jesus e assim por diante.

Entretanto, a presença do Senhor na Eucaristia difere de todas as outras por ser substancial, ou seja, a Hóstia e o vinho consagrados são Deus, o Verbo Divino que se encarnou. Jesus Cristo está presente por inteiro no Santíssimo Sacramento assim como estava em Belém, Jerusalém e na Galileia, embora agora também sua natureza humana esteja escondida nas aparências de pão e vinho. Por isso, Santo Tomás nos ensina na sequência de Corpus Christi que o máximo que podemos louvar a Eucaristia não é suficiente para retribuir ao Amor do Senhor que nos criou, se encarnou para nos salvar e permanece conosco em nossas igrejas, mesmo sendo ultrajado muitas vezes.

Devemos, portanto, portarmo-nos diante da Sagrada Eucaristia da maneira mais devota e referente possível. Primeiramente, devemos reconhecer que ali está Nosso Senhor e sempre que passarmos diante do sacrário façamos, caso nossa condição física permita, uma genuflexão bem-feita (se o Santíssimo estiver exposto, ela é dupla com os dois joelhos). Antes de sentarmo-nos na igreja, façamos de joelhos uma oração a Nosso Senhor, adorando-o piedosamente. Na missa, unamo-nos ao Sacrifício que Jesus renovará no altar pela boca do sacerdote. Antes da comunhão, examinemos se estamos em estado de graça e, se estivermos, nos preparemos para ela, percebendo que não somos dignos, mas que pela imensa bondade Deus o receberemos com fervor. Comunguemos sempre na boca, se possível, de joelhos. Após a comunhão, fiquemos em ação de graças durante alguns minutos.

Enfim, que Nosso Senhor seja sempre louvado, adorado, amado e agradecido no Santíssimo Sacramento do Altar.


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...