quarta-feira, 3 de julho de 2024

A batalha pela Missa em Latim é uma batalha pela fé católica

Por que o ódio fanático contra a Missa em Latim? Porque para muitos teólogos e líderes da Igreja, a ideologia neomodernista tomou o lugar do depósito de fé transmitido pela Igreja, que é claramente expresso na Missa tradicional. 

Imagem em destaque

Missa Latina

Em primeiro lugar, afirma-se que a coexistência de duas formas litúrgicas ameaçaria a unidade da Igreja. Não há evidências disso na prática. Mesmo aqueles que assistem à missa tradicional estão particularmente ligados à unidade com o Papa e com o bispo local. Em muitas paróquias americanas, as duas liturgias coexistiram pacificamente nas igrejas paroquiais. Antes do lançamento dos Custódios Traditionis em 2021, que restringiu severamente a liturgia tradicional, Roma realizou uma sondagem ao episcopado mundial. O resultado dessa votação foi mantido em segredo, provavelmente por um bom motivo. Na verdade, parece que a maioria dos bispos não se opôs à celebração da missa tradicional nas suas dioceses para aqueles que a desejassem.

Além disso, a Igreja Católica tem muitos ritos diferentes: o Bizantino, o Arménio, o Copta, o Maronita, o Siro-Malabar, etc. Nunca foi afirmado que isto ameaça a unidade da Igreja. É uma expressão da riqueza espiritual da Igreja vivida precisamente em tradições litúrgicas pluralistas. Aliás, mesmo no Ocidente latino, temos não só o rito romano, mas também o rito ambrosiano (Arquidiocese de Milão) e o rito moçárabe (alguns lugares da Espanha), entre outros. Portanto, é um absurdo que o antigo rito não possa coexistir frutuosamente com o novo, como o Papa Bento XVI pretendia no motu proprio Summorum Pontificum em 2007.

Além disso, é estranho que um papa como Francisco aniquile subitamente uma parte importante do pontificado do seu antecessor imediato, como o fim da luta litúrgica, ao mesmo tempo que ouse afirmar que entre o seu próprio pontificado e o de Bento XVI haveria nenhuma diferença. Além disso, ele nega categoricamente o que Bento disse, nomeadamente, que não se pode simplesmente abolir e proibir uma liturgia que existe na Igreja há 1.500 anos.

Então, por que o ódio fanático? Porquê a determinação de impossibilitar a liturgia que atrai os jovens e as famílias jovens de todo o mundo?

A liturgia é o lugar onde a fé das pessoas é mais afetada.

Isso não pode ter a ver com o verdadeiro bem da Igreja. Deve ter a ver com a ideologia que tomou o lugar do depósito de fé transmitido pela Igreja entre muitos teólogos e líderes da Igreja. A liturgia é o lugar onde a fé das pessoas é mais afetada. Os fiéis comuns vêm à igreja e entram em contato com as leituras das Escrituras, com a pregação da Igreja, com as orações e atos sagrados da Igreja. A maneira como tudo isso acontece molda sua fé.

A fé católica tradicional, a fé dos Apóstolos, dos Padres da Igreja, dos Santos de todos os séculos, é uma fé na qual Deus é central, na qual o homem é chamado a honrar e a servir a Deus no culto e na vida moral. A ligação entre Deus e o homem e entre os próprios homens é o Deus-homem Jesus Cristo, que redime o homem do pecado e da morte e torna os homens filhos de Deus. A fé católica é teocêntrica e cristocêntrica. A liturgia tradicional é uma expressão disso. A liturgia tradicional é teocêntrica e cristocêntrica. O centro é o altar onde o sacrifício da cruz é realizado pelo sacerdote na pessoa de Cristo. O sacerdote e o povo estão voltados para Deus ou, se preferir, para o retorno de Cristo. Nas orações e nos atos sagrados, a Missa é permeada pelo espírito sacrificial. A Missa como Ceia do Senhor é expressa somente após o sacrifício, na Comunhão. Embora todos possam participar do sacrifício, a refeição é apenas para aqueles que não estão excluídos por pecado grave da comunhão com Deus e com a Igreja.

Esta fé católica tradicional foi contaminada nos círculos teológicos muito antes do Concílio pelo pensamento neomodernista, no qual o foco já não é Deus, mas o homem. Estes pensamentos, em todas as suas consequências depois do Concílio, irrompem em tudo o que chamamos de “espírito do Concílio”. Já não são os mandamentos de Deus e as altas exigências do Evangelho que são centrais, mas o homem, que tem “dificuldade com estes ideais”, mas que pode, no entanto, contar com a misericórdia de Deus. Os mandamentos não são mais mandamentos, mas, na melhor das hipóteses, ideais.

Embora os Papas anteriores tenham tentado reverter estas tendências antropocêntricas, com Francisco a barragem rompeu-se completamente. A sua teoria do “hospital de campanha” abre a comunhão eclesial a todos, incluindo ao pecador impenitente. Coisas que sempre foram reconhecidas como pecados graves na tradição cristã, como atos homossexuais, adultério (bem como apenas o “casamento civil”), sim, até mesmo a poligamia, são toleradas ou aprovadas com uma “bênção”. Todo o chamado processo sinodal tenta usar argumentos aparentemente teológicos para reivindicar o Espírito Santo, a fim de agradar ao homem e permitir que o zeitgeist secular entre na Igreja. Resumindo: Deus e Sua vontade deram lugar à concupiscência do homem; a Igreja tornou-se uma ONG para promover o bem-estar das pessoas no mundo interior; extra ecclesiam nulla salus (fora da Igreja não há salvação) e a missão missionária de Cristo degenerou numa vaga fraternidade mundial onde Cristo e o seu Evangelho perderam o seu lugar único; a preocupação com a salvação eterna deu lugar à teoria do inferno vazio, etc., etc.

A nova liturgia facilita muito este pensamento. Na nova liturgia o homem está no centro. Ele deve se sentir bem. O que ele não gosta não deve ser dito. O sacerdote não está mais diante de Deus, mas do povo. Textos de oração bíblicos e centenários que vão contra o sentido de vida do homem moderno são eliminados ou modificados. Muitos textos sobre o pecado ou o castigo do inferno desapareceram. É impressionante que o texto posterior à narrativa institucional de São Paulo sobre o comer indigno do Corpo do Senhor tenha desaparecido totalmente do lecionário. Isto não é acidental. Afinal, não inclusivo. Não é à toa que quase todo mundo, se por acaso vem à igreja, vai à Comunhão. Já não se trata de Deus, mas da comunidade humana à qual todos pertencem. As ricas orações de sacrifício da missa anterior foram substituídas por escassas orações de mesa judaicas que perderam qualquer sentido de sacrifício. E depois a substituição deliberada em muitas línguas de “entregue para muitos” por “entregue para todos”. Isto sugere a heresia de que todos foram redimidos automaticamente.

Parece que certos líderes da Igreja não só abraçaram o pensamento neomodernista, mas vêem-no como o futuro da Igreja. O Papa não disse à toa que quer mudanças irreversíveis para a Igreja.

A liturgia tradicional que respira um espírito diferente é perturbadora neste sentido. E como todos os fanáticos, estão convencidos da sua própria razão e consideram o apelo que a liturgia tradicional tem para os jovens desastroso para a imagem horizontal da Igreja em que acreditam.

Portanto, não se trata de uma batalha de ritos, mas de uma batalha de fé. Num discurso recentemente proferido numa universidade americana, o Cardeal Robert Sarah disse que a luta contra a Missa antiga é uma expressão do ateísmo prático que domina a nossa sociedade ocidental e até mesmo grande parte da Igreja Ocidental. Eu concordo completamente com ele.

E portanto: seja o que for que eles inventem em Roma desta vez para intimidar os fiéis tradicionais e para orientar a Igreja na direção desejada (ímpia), enfrentaremos perseguição.

Entretanto, devemos perguntar-nos: a obediência servil ainda é uma virtude neste pontificado?

 

Fonte -  lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...