domingo, 21 de julho de 2024

Uma breve carta para quem sofre nestes tempos

Rumores, medos e tribulações nunca deixam de ser o pão de cada dia na Santa Madre Igreja. Uma rápida visão da situação mundial dá motivos suficientes para temer uma possível guerra mundial, o que naturalmente leva o católico a procurar refúgio na sua amada mãe, a Igreja de Cristo Jesus.

Sagrado 

 

Por Yousef Altaji Narbon

 

Quando procura refúgio na Igreja, olha à sua volta e, de certa forma, o quadro não parece melhor do que o exterior. Você não sabe mais se a situação está pior “dentro” ou “fora”, você não sabe o que fazer ou pensar; Ele acha que é o fim de tudo, que não há remédio para as circunstâncias atuais. Já estamos cansados ​​de ouvir falar das calamidades da atual situação eclesial que pioram a cada dia, mas na opinião deste autor, só para sintetizar o que já se repete diariamente em tantos meios de comunicação de confiança, só existe um termo contundente para descrevê-lo, isso seria: metástase. Quase não há conforto ou boas notícias ao nosso redor, o que não é saudável para o corpo nem para a mente, e é ainda pior para a alma. São Francisco de Sales, dentro de suas inúmeras lições, nos ensina a paciência e a esperança que devemos ter em meio a tantas tribulações, internas e externas. Nosso querido santo nos ensina: “Não perca a paz interior por nada no mundo, nem mesmo pelas suas próprias faltas. Somente com esta frase nos ajuda a superar as dificuldades que vivemos no mundo e especialmente dentro da Igreja. com a maior calma possível – sem minar o espírito de luta que todo bom católico deve ter como obrigação. 

A carta a seguir vem do grande Santo Atanásio, santo que ressoou nestes tempos por diversos motivos. O exemplo deste prelado é um ensinamento para os católicos que querem lutar pelo Cristo Real e pela restauração do Cristianismo, não importa o que a hierarquia faça contra nós, mas permaneceremos firmes na fé até as últimas consequências. As palavras dos sábios do passado podem ser mais contundentes hoje devido à sua percepção precisa das coisas. Leiamos e meditemos atentamente o texto abaixo. 

Carta de Santo Atanásio ao seu paroquiano: 

“Que Deus te conforte! . . . O que vos entristece… é o facto de outros terem ocupado as Igrejas pela violência, enquanto durante este tempo estais no estrangeiro. É fato que eles têm as premissas, mas vocês têm a Fé Apostólica. Eles podem ocupar as nossas Igrejas, mas estão fora da Verdadeira Fé. Você permanece fora dos locais de culto, mas a Fé habita dentro de você. Pensemos: o que é mais importante, o lugar ou a Fé? A Verdadeira Fé, obviamente. Quem perdeu e quem ganhou nesta luta: quem fica com as instalações ou quem fica com a Fé? 

É verdade que as instalações são boas quando nelas se prega a Fé Apostólica; Eles são santos se tudo neles se desenvolver santo. . . 

Vocês são os felizes; vocês que permanecem na Igreja pela sua Fé, que permanecem firmes nos fundamentos da Fé que lhes chegou desde a Tradição Apostólica. E se uma inveja execrável tentou abalá-la diversas vezes, ela não conseguiu. Foram eles que se separaram dele na crise atual. 

Ninguém jamais prevalecerá contra a sua fé, amados irmãos. E acreditamos que Deus nos devolverá nossas igrejas um dia. 

Assim, quanto mais violentamente tentam ocupar locais de culto, mais se separam da Igreja. Eles afirmam representar a Igreja; mas, na realidade, são eles que dela são expulsos e se desviam. 

Embora os católicos fiéis à tradição estejam reduzidos a um punhado, são eles que constituem a Verdadeira Igreja de Jesus Cristo.” 

(Fonte da referida carta: Coll. selecta SS. Eccl. Patrum, Caillau e Guillou, Vol. 32, pp. 411-412) 

As palavras que acabamos de ler não poderiam ser mais claras. Isto é dito por um santo bispo que foi exilado e excomungado diversas vezes oferecendo tudo aos pés de Cristo Jesus. Que ilustres conselhos e consolações ouvimos deste defensor da verdade do Evangelho! Devemos pensar no seguinte: Este corajoso homem de Deus da época foi desprezado, insultado e severamente maltratado por aqueles que gozavam da aprovação dos altos hierarcas do mundo e da Igreja - até mesmo pelo próprio Romano Pontífice da época. Todos já morreram, Santo Atanásio foi canonizado e declarado doutor da Igreja, enquanto os seus perseguidores ficaram na história como os hereges e traidores que foram em vida; É assim que funciona a justiça divina dentro da Igreja. Este e outros exemplos devem servir como

inspiração para lutar pela Tradição Católica na sua plenitude, independentemente do que os outros digam, especialmente aqueles que estão no comando, mas que não cumprem o seu dever. As exortações de Santo Atanásio fazem-nos ver-nos no espelho de quem realmente somos, o que nos dá conforto para esta turbulência atual. Não somos o grupo dos “perfeitos, da elite ou dos salvos”, somos pecadores terríveis, somos os católicos de sempre, que têm o dever de pregar o que sempre foi afirmado dentro da Igreja Católica. Você não diria que esta é uma responsabilidade digna de inveja dos santos mais aclamados da história? 

Quer tenhamos que celebrar a Missa Sempre numa garagem, numa quinta fora da cidade, numa loja abandonada, no sótão de uma joalharia, temos o dever de o fazer por amor à Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo que deu tudo por nós. Não só celebrar a Santa Missa Tradicional em local adequado à salvaguarda dos paroquianos, mas também pregar a doutrina Contra-Revolucionária que inflama os corações com zelo pelas almas. Ensinar o Magistério perene seja por meios virtuais nas aulas de fim de semana, nas casas, nas salas de estudo, não importa o local, desde que o corpus doutrinário seja o mesmo de dois mil anos atrás. Não nos deixemos cair no desespero causado pelo diabo para nos desanimar do bom combate. Nenhum destes movimentos do adversário e dos seus capangas deve ser um impedimento para perseverar na luta que a Santa Madre Igreja sempre travou. dado. A paz pode – e deve – habitar nossos corações enquanto enfrentamos os desastrosos adversários da Cruz Redentora de Nosso Senhor, como lemos na carta, há alegrias em abundância para que nos sintamos orgulhosos da obra que Deus coloca em nossas mãos como responsabilidade de cada pessoa que recebeu a Graça da Tradição. Peçamos a Maria Santíssima que as palavras de Santo Atanásio ressoem nas almas de centenas de fiéis para imitarem esta galante Senhora de toda a criação no seu trabalho incessante pela restauração da Igreja de Cristo Nosso Senhor. Paz no combate, tranquilidade na escuridão e serenidade diante das ameaças.

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...