quarta-feira, 14 de agosto de 2024

A Bem-Aventurada Virgem Maria nutriu a Igreja primitiva assim como cuidou do menino Jesus

Nossa Senhora foi para a assembleia dos fiéis fonte de vida na ordem espiritual, como o foi para Jesus na sua humanidade 

Imagem em destaque

Maria permaneceu na Terra depois da Ascensão do seu Filho, para dar à luz a Sua Igreja; mas ela não poderia permanecer para sempre no exílio. No entanto, ela não deveria voar para o céu até que este novo fruto de sua maternidade tivesse adquirido o crescimento e a força que cabe a uma mãe dar. Quão doce foi para a Igreja esta dependência! Um privilégio concedido aos seus membros por nosso Senhor em imitação de si mesmo. (Carnalia in te Christus ubera suxit, ut per te nobis spiritualia fluerent. Richard a S. Victore, in Cant. Cap. xxiii)

Como vimos na época do Natal, o Deus-Homem carregou-se primeiro nos braços da sua mãe, reunindo as suas forças e nutrindo a sua vida no seu seio virginal: assim o corpo místico do Homem-Deus, a santa Igreja, recebeu, no seu primeiros anos, o mesmo cuidado de Maria, como o divino Menino nosso Emanuel.

Assim como José antes estava em Nazaré, Pedro agora governava a casa de Deus; mas Nossa Senhora era, no entanto, para a assembleia dos fiéis a fonte da vida na ordem espiritual, como tinha sido para Jesus na sua humanidade. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo e cada um de Seus dons pousaram primeiro sobre ela em toda a plenitude; todas as graças concedidas aos moradores privilegiados do cenáculo foram-lhe dadas de forma mais eminente e abundante. “A corrente sagrada do rio alegra a cidade de Deus, porque antes de tudo o Altíssimo santificou o seu próprio tabernáculo, fez dela o poço de águas vivas, que correm com uma forte corrente do Líbano.”

A própria Sabedoria Eterna é comparada nas Escrituras a águas transbordantes; até hoje, a voz dos seus mensageiros percorre o mundo, magnífica, como a voz do Senhor sobre as grandes águas, como o trovão que revela o seu poder e majestade: como um novo dilúvio derrubando as muralhas da falsa ciência, nivelando todas as alturas levantado contra Deus e fertilizando o deserto.

Ó fonte dos jardins, escondendo-te tão calmo e puro em Sião, o silêncio que te afasta do conhecimento do profano, esconde de seus olhos manchados a fonte de tuas ondas que levam a salvação aos limites mais distantes do mundo gentio. A ti, como à Sabedoria que brotou de ti, é aplicada a palavra profética:  Eu derramei rios.  (Eclesiástico 24:40) Tu deste de beber à Igreja recém-nascida, sedenta da Palavra. Tu és, como o Espírito Santo disse de Ester, o teu tipo: “A pequena fonte que cresceu em um rio e se transformou em luz, e em sol, e abundou em muitas águas”. (Ester 10:6) Os apóstolos, inundados pela ciência divina, reconheceram em ti a fonte mais rica, que tendo uma vez dado ao mundo o Senhor Deus, continuou a ser o canal de sua graça e verdade para eles.

Tal como uma montanha se estende na sua base em proporção à grandeza da sua altura, a dignidade incomparável de Maria repousava na sua humildade sempre crescente. No entanto, não devemos pensar que a Mãe da Igreja não seria nada mais do que uma ganhadora silenciosa dos favores do céu. Chegou a hora de ela comunicar aos amigos do Esposo os segredos inefáveis ​​que só a sua alma virginal conhece; e quanto aos fatos públicos da história de nosso Salvador, que memória mais segura ou mais completa do que a dela, que compreensão mais profunda dos mistérios da salvação poderia fornecer aos evangelistas a inspiração e o assunto de suas sublimes narrações? Como poderiam os chefes do povo cristão não consultar em todos os empreendimentos a prudência celestial dela, cujo julgamento nunca poderia ser obscurecido pelo menor erro, assim como sua alma não poderia ser manchada pela menor falha?

Assim, embora a sua voz suave nunca tenha sido ouvida no exterior, embora gostasse de se colocar na sombra e ocupar o último lugar nas suas assembleias, Maria foi verdadeiramente a partir de então, como observam os Doutores, o flagelo da heresia, a senhora da os apóstolos e seu amado inspirador. “Se”, diz Rupert, (Rupert em Cant. I) “o Espírito Santo instruiu os apóstolos, não devemos, portanto, concluir que eles não recorreram ao mais doce ensinamento de Maria. Sim, antes, a palavra dela era para eles a palavra do próprio Espírito; ela completou e confirmou as inspirações recebidas por cada um daquele que divide como quer.”

E Santo Ambrósio, ilustre Bispo de Milão, falando do privilégio do discípulo amado na Última Ceia, não hesita em atribuir a maior sublimidade dos seus ensinamentos ao seu relacionamento mais longo e mais íntimo com Nossa Senhora: “Este amado de o Senhor, que, descansando em seu seio, bebeu das profundezas da Sabedoria, não me surpreende que ele tenha explicado os mistérios divinos melhor do que todos os outros, pois o tesouro dos segredos celestiais escondidos em Maria estava sempre aberto para ele”. (Ambrósio. De Institut. Virg. vii)

Não é de admirar que em Jerusalém, favorecida com uma presença tão Augusta, o primeiro grupo de fiéis se tenha elevado unanimemente acima da observância dos preceitos até à perfeição dos conselhos; perseveraram na oração, louvando a Deus com alegria e simplicidade de coração, tendo o favor de todo o povo; e eles eram um só coração e uma só alma. Esta comunidade feliz não poderia deixar de ser uma imagem do céu na terra, uma vez que a Rainha do Céu era membro dela; o exemplo da sua vida, da sua intercessão todo-poderosa, dos seus méritos mais vastos que todos os tesouros unidos de todas as santidades criadas, foi a contribuição de Maria para esta família abençoada onde todas as coisas eram comuns a todos.

Desde a colina de Sião, porém, a Igreja estendeu os seus ramos por todas as montanhas e por todos os mares; a vinha do Rei do Pacífico foi estendida a todas as nações; era hora de entregá-lo aos guardiões designados para guardá-lo para o Esposo. Foi um momento solene; uma nova fase na história da nossa salvação estava para começar:  Tu que habitas nos jardins, os amigos ouvem: faz-me ouvir a tua voz.  (Cântico dos Cânticos 8:13)

O Esposo, a Igreja na terra, a Igreja no céu, todos esperavam que ela, que cuidara da videira e fortalecera as suas raízes, pronunciasse uma palavra como a que até então fizera descer o Esposo à terra. Mas hoje o céu, e não a terra, seria o vencedor.  Fuja, ó meu amado;  (Cântico dos Cânticos 8:14) era a voz de Maria prestes a seguir os passos perfumados do Senhor, seu Filho, até as montanhas eternas onde seus próprios perfumes a precederam.

Entremos nos sentimentos da Igreja, que se prepara com o jejum e a abstinência desta vigília para celebrar o triunfo de Maria. O homem não pode aventurar-se a participar na terra das alegrias do céu, sem primeiro reconhecer que é pecador e devedor à justiça de Deus. A leve tarefa que hoje nos é imposta parecerá ainda mais fácil se a compararmos com a Quaresma, com a qual os gregos se preparam para a festa de Nossa Senhora desde o primeiro dia deste mês.

ORAÇÃO

Ó Deus, que quiseste escolher para tua habitação o ventre virginal de Maria Santíssima, concede, nós te pedimos, que, defendidos por sua proteção, possamos assistir com alegria em sua festa. Quem vive mais, etc.

A esta Coleta da vigília acrescentemos, com a santa liturgia, a comemoração de um santo confessor, cuja prisão e sofrimentos em Roma, no tempo dos arianos, o tornaram muito igual aos mártires. Sendo homenageado com uma Igreja na Cidade Eterna,  Eusébio  tem direito à homenagem do mundo inteiro.

ORAÇÃO

Ó Deus, que nos alegrais pela solenidade anual do bem-aventurado Eusébio, vosso Confessor, concedei misericordiosamente que, celebrando a sua festa, possamos aproximar-nos de ti seguindo o seu exemplo. Através de nosso Senhor, etc.

Este texto é retirado de  O Ano Litúrgico, de autoria de Dom Prosper Guéranger (1841-1875). LifeSiteNews agradece ao site The Ecu-Men  por disponibilizar este trabalho clássico facilmente online.

 

Fonte - lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...