quarta-feira, 14 de agosto de 2024

A Carne e o Sangue de Cristo

 jesus-cristo-pão-da-vida 


À medida que nós, cristãos, percorremos o nosso caminho de Fé, Esperança e Caridade, temos muitos atos de fé a cumprir ao longo do caminho. Entre as mais importantes está a recepção da Eucaristia, também conhecida como Sagrada Comunhão.

O que é a Eucaristia? Em grego, a palavra significa: Ação de Graças ou Doação de graças.

A Eucaristia é onde Cristo dá fisicamente Seu Corpo e Sangue aos fiéis através deste ato controverso. Por que isso é controverso na Igreja Cristã hoje? Pois bem, existem alguns cristãos que acreditam na presença real de Cristo no pão e no vinho; e há outros que não o fazem.

Esta controvérsia sobre o Corpo e Sangue de Cristo não é de forma alguma nova. E, de fato, podemos ver as sementes do conflito no Evangelho de João, quando Jesus falou em Cafarnaum:

João 6:26-58 – “Jesus respondeu-lhes e disse: Em verdade, em verdade vos digo: vós me buscais, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará. Para ele Deus, o Pai, foi selado. Disseram-lhe, pois: Que faremos para realizarmos as obras de Deus? Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou. Disseram-lhe, pois: Que sinal mostras, pois, para que o vejamos e creiamos em ti? O que você trabalha? Nossos pais comeram maná no deserto, como está escrito: Ele lhes deu pão do céu para comer. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo; Moisés não vos deu pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre deste pão.

E Jesus disse-lhes: Eu sou o pão da vida; quem vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. Mas eu vos disse que também vós me vistes e não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim, não o lançarei fora. Porque desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade do Pai que me enviou: que de tudo o que ele me deu, eu não perca nada; mas deveria ressuscitá-lo no último dia. E esta é a vontade de meu Pai que me enviou: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Os judeus, portanto, murmuraram contra ele, porque ele havia dito: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. E eles disseram: Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como então diz ele, eu desci do céu? Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai, que me enviou, o atraia; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que ouviu falar do Pai e aprendeu vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai; mas quem é de Deus viu o Pai. Amém, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu; para que, se alguém dele comer, não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão , viverá para sempre; e o pão que darei é a minha carne, pela vida do mundo. (…) Amém, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai; então quem me come, esse também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como seus pais comeram maná e morreram. Quem comer deste pão viverá para sempre.”

E o que aconteceu como resultado das palavras que Jesus proferiu naquele dia em Cafarnaum? A Palavra de Deus falou de uma forma que semeou dúvidas entre muitos de Seus discípulos mais fracos:

João 6:60-65  – “Portanto, muitos dos seus discípulos, quando ouviram isto, disseram: “ Esta é uma afirmação difícil; quem pode ouvir isso? Mas Jesus, consciente de que os seus discípulos se queixavam disso, disse-lhes: “Isso vos faz tropeçar? “E então se você vir o Filho do Homem subindo para onde estava antes? “É o Espírito quem dá vida; a carne não aproveita nada; as palavras que te falei são espírito e são vida. “Mas há alguns de vocês que não acreditam.” Pois Jesus sabia desde o princípio quem eram os que não acreditavam e quem o trairia. E Ele estava dizendo: “Por esta razão eu vos disse que ninguém pode vir a mim, a menos que isso lhe seja concedido pelo Pai”. Como resultado disso, muitos dos Seus discípulos se retiraram e não andavam mais com Ele.”

E a dúvida entre Seus seguidores era tão grande que Judas se inspiraria em Jesus:

João 6:67-71 – “Então Jesus disse aos doze: Quereis vós também retirar-vos? E Simão Pedro respondeu-lhe: “Senhor, para quem iremos? tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Cristo, o Filho de Deus.” Jesus respondeu-lhes: “Não fui eu que escolhi vocês, os Doze? No entanto, um de vocês é um demônio! Ele estava falando sobre Judas, filho de Simão Iscariotes. Pois embora Judas fosse um dos Doze, mais tarde trairia Jesus.”

Jesus sabia que alguns nunca aceitariam Sua ordem de comer Sua carne e beber Seu sangue. E especificamente sobre Cafarnaum, uma cidade onde Seus tímidos seguidores O abandonaram depois de Ele ter ensinado e realizado milagres, Cristo disse o seguinte:

Mateus 11:23-24 – “E você, Cafarnaum, será elevado ao céu? Não, você descerá ao Hades! Pois se os milagres que foram realizados em você tivessem acontecido em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu lhes digo que no dia do julgamento será menos suportável para Sodoma do que para você”.

Mas, para todos os Apóstolos fiéis que permaneceram com Cristo até o Seu fim terreno, puderam receber graças de Jesus na Última Ceia, a primeira vez que Cristo prossegue dando o pão da vida que havia prometido aos discípulos em Cafarnaum:

Mateus 26:26-29 – “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, pronunciou uma bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei; este é o meu corpo.”  Então Ele pegou o cálice, deu graças e deu-o a eles, dizendo: “Bebam dele, todos vocês. Este é o Meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para o perdão dos pecados. Eu vos digo que não beberei deste fruto da videira de agora em diante, até o dia em que o beber novamente convosco no reino de meu Pai”.

A segunda vez que Cristo realiza esta cerimônia, na carne, antes de Sua ascensão, segue-se à Sua ressurreição no caminho para Emaús:

Lucas 24:30-35  – “E aconteceu que, estando ele à mesa com eles, tomou pão, e abençoou, e partiu, e deu-lhes. E abriram-se-lhes os olhos, e reconheceram-no; e ele desapareceu da vista deles. E eles disseram um ao outro: Nosso coração não ardia dentro de nós, enquanto ele falava assim e nos abria as Escrituras? E, levantando-se, na mesma hora, voltaram para Jerusalém; e encontraram reunidos os onze e os que com eles estavam, dizendo: Verdadeiramente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão. E contaram o que acontecia no caminho; e como o reconheceram no partir do pão.”

Se juntarmos todas essas informações, veremos um caso convincente que mostra que os discípulos mornos de Cristo literalmente não podiam tolerar a ideia de comer a carne e beber o sangue de Cristo como Ele lhes ordenou que fizessem. Portanto, como cristãos, devemos fazer o que Cristo ordena. No entanto, existem condições que devemos considerar para evitar profanar a Sagrada Comunhão com Cristo. Paulo aborda brevemente o assunto em sua carta aos Coríntios, emitindo uma advertência àqueles que participariam consciente e indignamente da Sagrada Comunhão:

1 Coríntios 11:23-28  – “Porque recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é por vós; faça isso em memória de mim”. Da mesma forma, Ele também tomou o cálice depois da ceia, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no Meu sangue; faça isso sempre que beber, em memória de Mim.” Pois sempre que vocês comerem este pão e beberem o cálice, vocês proclamam a morte do Senhor até que Ele venha. Portanto, qualquer que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor . Mas o homem deve examinar a si mesmo e, ao fazê-lo, deve comer do pão e beber do cálice.”

Se quisermos servir fielmente a Cristo na terra, então devemos receber Sua carne e sangue, assim como recebemos Seu Espírito e Seus ensinamentos. Devemos purificar-nos através da penitência e da oração para que possamos estar prontos para receber Cristo tanto no espírito como na carne. Fizemos tudo o que podíamos para nos purificar diante de Cristo? E com que frequência você participa da Sagrada Comunhão com Nosso Senhor?

1 Coríntios 10:15-18 – “Falo como a pessoas sensatas; julguem por si mesmos o que eu digo. O cálice de bênção que abençoamos não é uma participação no sangue de Cristo? O pão que partimos não é uma participação no corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós, que somos muitos, formamos um só corpo, pois todos participamos de um só pão. Considere o povo de Israel: aqueles que comem os sacrifícios não participam do altar?”

Demos graças pela Eucaristia, pela Sagrada Comunhão! Pois nem mesmo os anjos podem participar deste ato físico de Cristo. E lembremo-nos de que nós, humanos, nós, amantes de Cristo, somos verdadeiramente abençoados.

Deus ama todos vocês!

 

Fonte -  pseudoclasm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...