sábado, 3 de agosto de 2024

Catolicismo suave para católicos suaves; enquanto isso os santos...

São Nicolau 

 

UM (EX) CATÓLICO PERPLEXADO

 

Como todos saberão, o homem que vemos à esquerda na imagem é São Nicolau, que dá um tapa em Ário, vestindo casula e mitra azul, no Concílio de Nicéia (325 d.C.). Um bispo batendo em outro bispo! Reza a tradição que São Nicolau não trocou uma palavra com Ário, mas assim que o encontrou deu-lhe um tapa na cara por ter adulterado a doutrina católica: Ário negou a divindade de Cristo, numa posição incompatível com a fé cristã autêntica. 

O que pretendo destacar com esta conhecida história? Essa falsa doutrina e a ofensa contra Deus são questões de primordial importância. Que não vale a pena minimizá-los em prol do “diálogo”, mas é preciso combatê-los com todas as nossas forças. Entre o falso respeito, a tolerância e o diálogo, às vezes podemos não ter consciência de que quem realmente é ofendido é Deus e que não há cálculos possíveis que justifiquem a relativização da blasfêmia. Blasfêmia   (do grego βλασφημία: blasfêmia, 'ferir', e pheme, 'reputação') significa etimologicamente 'palavra ofensiva, caluniosa, injuriosa, desdenhosa', mas em seu uso estrito e geralmente aceito, refere-se a 'ofensa verbal contra consiste em proferir contra Deus (interna ou externamente) palavras de ódio, reprovação ou desafio. E estende-se também às palavras contra a Igreja, os santos e as coisas sagradas. Aplica-se também a acções ofensivas contra Deus, como a recente cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, à qual houve respostas entre os membros da Igreja Católica que vão do silêncio clamoroso às condenações diretas, passando por ofertas superficiais de tolerância e diálogo cheio de com apontamentos infantis e subjetivos sobre os gostos pessoais de quem interpreta para os outros o que testemunhou.

São Tomás de Aquino  afirmou que “a falta da paixão da raiva também é um vício”. E citou um documento normalmente atribuído a  São João Cristóvão  que diz que “quem não se irrita quando tem uma causa peca”. Porque, certamente, há muitos motivos para nos irritarmos com razão no nosso mundo, e os católicos devem responder ao mal e à injustiça, especialmente quando são contra Deus, que é o principal de todos, com uma  raiva santa  que nos leva à oração   e  ação. Devemos resistir à  tentação de nos habituarmos tanto ao mal que deixamos de nos indignar. O grande frade dominicano Reginald Garrigou-Lagrange afirmou um princípio que deveria estar muito claro para nós: “A Igreja é intolerante nos princípios porque acredita; mas ele é tolerante na prática porque ama. Os inimigos da Igreja são tolerantes nos princípios porque não acreditam; mas são intolerantes na prática porque não amam”

Entre os santos que demonstraram uma justa ira santa diante das ofensas contra Deus, São Jerônimo, um dos quatro Padres da Igreja Latina, um gigante da fé e da erudição, sofreu muito pessoalmente os ataques dirigidos contra Cristo e sua Igreja, ambos de pessoas fora da Igreja, bem como de eclesiásticos e crentes. A frase dele é espetacular que diz algo como ele pode suportar qualquer insulto contra si mesmo, mas não pode suportar a impiedade contra Deus. Essa é a atitude. Essa é a única coisa com a qual devemos nos preocupar. E devido à impossibilidade de apoiar a impiedade contra Deus, São Jerónimo denunciou publicamente a vida nada exemplar de muitos sacerdotes em Roma durante o tempo do Papa Dâmaso, o que o levou a fugir da cidade após a sua morte por medo de retaliação. Suas epístolas também estão repletas de palavras fortes em defesa da sã doutrina e na luta contra os erros. É triste ouvir ao falar deste grande santo o comentário de que “com esse caráter ele não seria canonizado hoje”, expressão que denota uma total falta de compreensão do conceito de ira santa e da própria santidade. 

Por esta razão, o Padre Gabriel Calvo Zarraute afirmou num programa de La Sacristy de la Vendée que infelizmente seria impensável ver palavras semelhantes às de grandes santos na história da Igreja hoje, como resultado da suplantação da verdade pela autoridade e uma incompreensão da verdadeira obediência na Igreja, que inclui a resistência aos erros dos pastores, também ao Sumo Pontífice. O caso paradigmático é o de São Paulo, que, reconhecendo o primado de São Pedro, resistiu aos seus erros e confrontou-o: quando Cefas chegou a Antioquia, confrontei-o porque o seu comportamento era repreensível” (Gal 2, 11). Segundo a explicação deste facto da Tradição Patrística e Escolástica (Santo Agostinho e São Tomás de Aquino), São Pedro pecou venialmente por fragilidade, ao retomar a observância das cerimónias legais do Antigo Testamento,  para não escandalizar os Os judeus se converteram ao cristianismo, causando escândalo entre os cristãos oriundos do paganismo. 

Porque a ira santa é justa quando fica claro que a ofensa contra Deus não é tolerável, quer venha de dentro ou de fora da Igreja. E o modelo é sempre o próprio Deus, que pune a ofensa cometida contra Ele. O Padre Javier Olivera Ravasi recolheu na Infocatólica algumas palavras muito pertinentes sobre o assunto de Juan Manuel de Prada, que afirma que Jesus Cristo foi o Cordeiro de Deus, mas também. O leão de Judá; e os Evangelhos estão cheios dos seus rugidos e golpes (…). Quando lemos os Evangelhos descobrimos, por exemplo, que Jesus usou palavras de conforto para curar os aflitos; mas descobrimos que ele também usava silêncios enigmáticos, respostas irônicas, parábolas terríveis, discursos raivosos e até explosões de raiva. Jesus torna-se viril e irado contra os homens quando os apanha em falta, amaldiçoa-os e repreende-os com palavras duras, repreende-os sem panos quentes e, se necessário, envolve-se com eles espancando-os. Esta cólera santa às vezes nos domina com a sua ferocidade (…) ; Jesus não hesita em chorar com amor a cidade que está prestes a sacrificá-lo; Mas ele também não tem vergonha de profetizar que Cafarnaum e Betsaida sofrerão maior condenação do que Sodoma. Ele amaldiçoa a figueira estéril , embora, como o próprio evangelista reconhece, “não fosse hora de figos”. Ele expulsou sem cerimônia os mercadores que se instalaram no átrio do templo, armados com um chicote. E lança uma portentosa filipina aos fariseus, sem se esquivar de apimentá-los com as palavras mais grosseiras e insultuosas: “Raça de víboras, túmulos caiados”, etc. Também em todo o Antigo Testamento aqueles que ofendem a Deus são abatidos.

Entre os santos, o próprio São Francisco de Assis, hoje convertido na caricatura de um santo ambientalista e dialogante com os muçulmanos, afirmou que o uso da violência é justificado quando se trata da defesa da fé, da justiça e da pátria. 

A única opção diante das ofensas contra Deus é seguir o exemplo contundente do próprio Deus nas Sagradas Escrituras e destes santos. Ore, peça perdão, faça as pazes; erro de combate. Mas nunca fale com ele ou o tolere. Para a glória de Deus e para a salvação das almas. 


Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...