terça-feira, 6 de agosto de 2024

Contra o sionismo católico

Para os cristãos ortodoxos, de forma alguma o estabelecimento de um moderno Estado de Israel pode ser confundido com o cumprimento das promessas feitas a Abraão, porque Jesus é o verdadeiro cumprimento dessas promessas.

https://crisismagazine.com/wp-content/uploads/2024/08/d-a-v-i-d-s-o-n-l-u-n-a-urLqPhBbDKQ-unsplash.jpg


Por Matthew A. Tsakanikas

 

Em 2018, o Papa Emérito Bento XVI abordou num ensaio como o Vaticano historicamente passou a aceitar a ideia de um Estado de Israel moderno. Foi apenas por ser um Estado constitucional moderno e operar de acordo com o direito internacional. Ele enfatizou que a decisão não foi tomada sem uma “doutrina teológica” e explicou:

[no cerne desta doutrina cristã] está a convicção de que um estado teologicamente compreendido - um estado de fé judaico [Glaubenstaat] que se veria como o cumprimento teológico e político das promessas [dadas a Abraão] - é impensável dentro da história de acordo com a fé cristã e contrária à compreensão cristã das promessas [dadas a Abraão sobre a Terra] .1

Para os cristãos ortodoxos, de forma alguma o estabelecimento de um moderno Estado de Israel pode ser confundido com o cumprimento das promessas feitas a Abraão, porque Jesus é o verdadeiro cumprimento dessas promessas. Dizer o contrário seria semelhante à heresia, à negação de uma doutrina. Negaria que Jesus cumpriu a Lei [Torá] e os Profetas. Como cumprimento da Lei e dos Profetas, falamos de Israel sendo reconstituído e não de Israel sendo substituído no supersessionismo.

A forma original de sionismo, que o Vaticano aceitou informalmente, foi fundada num movimento secular de etnia judaica. No início do século XX, o secularismo e o agnosticismo dos seus líderes aparentemente representavam pouca ameaça de se tornarem um “Estado de fé”. Dado que o Império Otomano estava em colapso desde a Primeira Guerra Mundial e deixou um vácuo de poder no Levante, e desde que a Segunda Guerra Mundial pôs fim ao Holocausto Judaico com muitos judeus deslocados, o Vaticano estava disposto a aceitar os Judeus formando um Estado constitucional moderno dentro de certos territórios do também diminuindo o protetorado britânico.2 Os antigos laços judaicos com a Palestina e as simpatias pelas suas terríveis perseguições fizeram sentido para o Vaticano aceitar o que os britânicos inauguraram e deixaram para trás.

Em meados do século XX, o Vaticano certamente nunca acreditou ou apoiou que as gerações posteriores de judeus defendessem a violação do direito internacional com colonatos ilegais. Eles não previram que os apelos ao herem — como os encontrados sob Moisés e Josué — se tornariam dominantes no Israel moderno ou que as comunidades fundamentalistas dos Estados Unidos encorajariam Israel a comportar-se como um “estado de fé” do Antigo Testamento. Nunca teria apoiado tal estado se acreditasse que poderes políticos sérios e movimentos religiosos defenderiam a restauração de um terceiro templo e o sacrifício de animais. “Mas as forças religiosas também estiveram sempre em ação no sionismo e, para surpresa dos pais agnósticos [do sionismo original], uma devoção à religião surgiu frequentemente na nova geração.”3 Agora apoiado por evangélicos enganados de tendência fundamentalista, o sionismo de hoje já não é o sionismo do seu avô.

Sessenta anos depois do Vaticano II, o ensaio de Bento XVI apelou à segunda fase do diálogo entre judeus e cristãos. Ele concordou que Romanos 11:29 – “os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” – era o lugar certo para iniciar a primeira fase do diálogo desde o Vaticano II. No entanto, reconhecendo as mudanças no sionismo desde então, ele sugeriu que uma nova fase de diálogo era agora necessária: 

A fórmula da “aliança nunca revogada” pode ter sido útil numa primeira fase do novo diálogo entre judeus e cristãos. Mas não é adequado, a longo prazo, expressar de forma adequada a magnitude da realidade.4

O Segundo Templo terreno judaico foi destruído irrevogavelmente há dois mil anos, e Deus claramente nunca quis que um Terceiro Templo terrestre fosse construído. O Cristianismo tornou-se o cumprimento da Aliança do Sinai (cf. 1 Pedro 2:9) através do sangue do Messias, e Seu corpo ressuscitado tornou-se o Templo reconstituído e místico (cf. Apocalipse 21:22). A promessa da Terra sempre foi inseparável do Templo (cf. Deuteronômio 12:5). Visto que um Templo terreno não é mais desejado por Deus, então os fundamentos religiosos para reivindicações de uma Terra física também são obsoletos, uma vez que o Messias se tornou o Templo e o sinal da Terra. 

Para a segunda fase do diálogo, Bento XVI sentiu a necessidade de enfatizar que a segunda fase do diálogo deve centrar-se numa citação adicional do Novo Testamento, encontrada em Segunda Timóteo: “se negarmos [Jesus], ele também nos negará” (2 Timóteo 2:12).5 Isto faz parte da magnitude da realidade que o diálogo autêntico deve incluir. Não existe uma aliança para os judeus e outra para os cristãos. Jesus trouxe a Antiga Lei, civil e cerimonial, para o verdadeiro objetivo de Deus.

Seria uma rejeição de Cristo patrocinar um retorno à Antiga Lei que Deus pôs fim fisicamente em 70 d.C. com a destruição de Jerusalém e do Segundo Templo [comemorado como Tisha B'Av]. Os cristãos não são obrigados e não devem apoiar qualquer forma de sionismo que ignore dois mil anos de avanço na lei e no culto ou que suplante a moral cristã. Não aceitamos a lei Sharia onde ela discorda da moral cristã, e não apoiamos a Lei Antiga onde ela ignora como Jesus a cumpriu. Certamente não voltamos ao sacrifício de animais. O Cristianismo foi a intenção original de Deus e é por isso que foi o último no plano de Deus. O que é o primeiro na intenção é o último na execução.

Muitos cristãos, especialmente os fundamentalistas evangélicos, fingem falsamente que o regresso dos judeus à sua pátria ancestral é parte de um cumprimento messiânico. Essas falsas profecias e falsas doutrinas usam o nome de Deus em vão para assentamentos e atividades ilegais. Este ensaio explica por que grande parte do sionismo de hoje interpreta mal as promessas de Deus sobre a Terra a Abraão. Pretende mostrar a magnitude da situação.

Interpretando as promessas e planos de Deus com São Paulo e São João da Cruz

Junto com o grande Doutor da Igreja João da Cruz, será demonstrado que o território geográfico dos amorreus, cananeus e filisteus (Palestina) prometido a Abraão, Isaque e Jacó foi apenas uma promessa inicial da fidelidade e do plano de Deus para toda a humanidade. O território geográfico nunca foi a Terra definitiva que Deus quis dizer com Suas promessas. Até mesmo Abraão às vezes entendia mal a Deus. A realização física da obtenção da Terra geográfica sempre foi destinada apenas a um propósito espiritual maior. Se quisermos entender o que São Paulo quis dizer em Romanos 11, de que “os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:29), então precisamos primeiro compreender os princípios que São Paulo estabeleceu em sua Primeira Carta aos Coríntios. São os mesmos princípios aos quais São João da Cruz se baseia para explicar as promessas de Deus.

Em Primeira Coríntios, o maior aluno do Rabino Gamaliel explica: “não é o espiritual que vem primeiro, mas o físico e depois o espiritual” (1 Coríntios 15:46). Em outras palavras, o que é o primeiro na intenção é o último na execução. Se a intenção última e primária de Deus é levar os humanos ao “ponto C”, então, conhecendo como os humanos funcionam, Deus sabe que tem que levá-los primeiro através do “ponto A” e depois do “ponto B”. Contudo, a principal preocupação de Deus não é o “ponto A” ou o “ponto B”, mas sim o “ponto C”. Ao chegar ao “ponto C”, os humanos precisam parar de pensar que “ponto A” e “ponto B” permanecem relevantes. “Ponto C”, o fim ou telos ou meta é onde está a realização que deve ser valorizada. Infelizmente, muitos humanos não entendem o ponto principal e, na sua sensualidade e escravidão aos sentidos, apegam-se, em vez disso, aos pontos A e B.

Deus cumpre Seus propósitos espirituais ensinando-nos com representações físicas e sensuais (sensoriais). Uma Terra física para um povo específico nunca foi o fim ou objetivo último [telos] das promessas de Deus, mas apenas o início de um plano para um Israel futuro e definitivo. Assim como São Paulo ensinou que Adão (algo terreno) era apenas um começo para alcançar o Adão final (algo celestial) – cf. 1 Coríntios 15:45-50 - portanto, o Israel de Moisés definido racial e cerimonialmente foi apenas um começo para alcançar o Israel espiritual final, o Corpo Místico do Messias. E assim, São Paulo ensinou: 'O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente'; o último Adão tornou-se um espírito vivificante.” O objetivo é entrar no “último Adão” e não permanecer no “primeiro Adão”. O objetivo de Israel sempre foi tornar-se membro da Jerusalém de cima e não simplesmente daquela de baixo.

A promessa da Terra e da Nação a Abraão (Gênesis 12:1-2, realizada com Moisés) foi com o objetivo de dar e identificar o Messias de um Nome/Dinastia (Gênesis 12:2, realizado com Davi) que traria a bênção de Deus. bênçãos a Abraão para todas as famílias da terra (Gênesis 12:3, realizadas em Jesus Cristo). O Messias era o fim e o objetivo da Torá, como será demonstrado em Romanos 10:4. As duas primeiras promessas de Terra/Nação e Nome/Dinastia são pontos no caminho e inseparáveis ​​para chegar ao Messias prometido. Eles eram apenas os pontos A e B no caminho para o destino final do “ponto C”. Ao chegar ao “ponto C”, a Terra e a Dinastia já não são essenciais e cumpriram o seu propósito.

O que deve ser apegado é o Messias. O “ponto A” e o “ponto B” eram necessários para chegar ao “ponto C”, o Messias, mas já não são essenciais para os propósitos de Deus, uma vez que Deus cumpriu a Sua verdadeira promessa de levar todos ao “ponto C”. Enquanto o “ponto C” permanecer, então os pontos A e B estarão sempre sendo cumpridos por Deus, e a fidelidade de Deus não pode ser questionada objetivamente porque Ele é fiel à Sua primeira intenção. Com o Messias, um novo capítulo se abriria para o mundo inteiro entrar na família da aliança de Deus e para todas as nações se tornarem filhos de Deus (cf. 2 Pedro 1:4; Romanos 8:14). Possuir Deus é muito maior do que possuir uma terra física, portanto a terra física não é mais relevante. É por isso que Deus permitiu que o Segundo Templo fosse removido com a geração que rejeitou Jesus, o Messias, e para ensinar os inquilinos originais (Mateus 21:41) da Terra a pararem de se apegar à Lei Antiga numa compreensão demasiado literal.

As promessas de Deus a Abraão sempre foram entendidas num sentido mais profundo e universal com o Advento do Messias. Assim, os propósitos espirituais de Deus começaram com significados físicos e sensoriais (Terra, Nação, Nome/Dinastia), mas os propósitos e fins espirituais sempre foram a parte mais importante das promessas: toda a humanidade obtendo a união com Deus (bênçãos mundiais) porque por o Messias, como herdeiro de Abraão, “todas as famílias da terra serão abençoadas” (Gênesis 12:3). Uma vez que Deus é possuído nas almas dos humanos [comunhão], mesmo à parte de uma geografia física, então a geografia física prometida é levada para a realização maior da promessa. Novamente, “não é o espiritual que vem primeiro [na execução], mas o físico, e depois o espiritual [que foi o primeiro na intenção]” (1 Coríntios 15:46). 

Os cristãos não são sábios em apoiar formas de sionismo que pretendem que o regresso dos povos modernos ao antigo território geográfico dos amorreus, cananeus e filisteus, e do antigo Israel ou Judá é o cumprimento das promessas de Deus a Abraão ou Israel. Sem dúvida cumpre alguma coisa, talvez até mesmo a advertência de um afastamento de Cristo ou da negação de Cristo por parte daqueles que defendem um falso sionismo, mas certamente não cumpre o propósito de Deus de dar o Messias através da Terra e da Dinastia. Pelo contrário, é sábio ouvir os Doutores da Igreja sobre estes assuntos.

Quanto a como compreender as revelações e promessas de Deus, a Igreja nos oferece São João da Cruz para elaborar as Escrituras na Tradição. Ele é mais do que claro que devemos entender as promessas de Deus cada vez mais espiritualmente à medida que Deus começa a cumpri-las. Todo o capítulo 19 do Livro II da Subida do Monte Carmelo explica isso (assim como os capítulos que conduzem a ele). Oferecerei simplesmente vários trechos numerados do Capítulo 19 e depois recorrerei brevemente aos pontos implícitos.

1. …Para muitos dos antigos, muitas profecias e locuções de Deus não aconteceram como eles esperavam, porque eles as entendiam à sua maneira, de maneira errada e literalmente.

2. No Gênesis, Deus disse a Abraão, quando o trouxe para a terra dos cananeus: Tibi dabo terram hanc. O que significa: eu te darei esta terra. E quando Ele lhe disse isso muitas vezes, e Abraão agora era muito Domine, unde scire possum, quod possessurus sim eam? Aquele velho, e Ele nunca o havia dado a ele, embora Ele tivesse dito isso a ele, Abraão respondeu a Deus mais uma vez e disse: Senhor, por qual ou por que sinal devo saber que vou possuí-lo? Então Deus lhe revelou que ele não iria possuí-la pessoalmente, mas que seus filhos o fariam depois de quatrocentos anos; e Abraão então entendeu a promessa, que em si era muito verdadeira; pois, ao dá-lo a seus filhos por amor a ele, Deus estava dando a si mesmo. E assim Abraão foi enganado pela maneira como ele mesmo havia entendido a profecia…

7. E assim, ao interpretar a profecia, não temos que considerar o nosso próprio sentido e linguagem, sabendo que a linguagem de Deus é muito diferente da nossa, e que é uma linguagem espiritual, muito distante da nossa compreensão e extremamente difícil. Tanto é assim que até Jeremias, embora profeta de Deus, quando vê que o significado das palavras de Deus é tão diferente do sentido comumente atribuído a elas pelos homens, ele próprio é enganado por elas e defende o povo, dizendo : Heu, heu, heu, Domine Deus, ergone decipisti populum istum et Jerusalém, dicens: Pax erit vobis; et ecce pervenit gladius usque ad animam? O que significa: Ah, ah, ah, Senhor Deus, por acaso enganaste este povo e Jerusalém, dizendo: “A paz virá sobre ti”, e vês aqui que a espada alcança sua alma? Pois a paz que Deus lhes prometeu era aquela que deveria ser feita entre Deus e o homem por meio do Messias a quem Ele os enviaria, embora eles a entendessem como paz temporal; e por isso, quando sofreram guerras e provações, pensaram que Deus os estava enganando, porque lhes aconteceu o contrário daquilo que esperavam…

12. E para que isto seja melhor compreendido, deixemos aqui alguns exemplos. Suponhamos que um homem santo esteja muito aflito porque os seus inimigos o perseguem, e que Deus lhe responda, dizendo: Eu te livrarei de todos os teus inimigos. Esta profecia pode ser muito verdadeira, mas, apesar disso, seus inimigos poderão vencer e ele poderá morrer nas mãos deles. E assim, se um homem entendesse isso de uma maneira temporal, ele seria enganado; pois Deus pode estar falando da verdadeira e principal liberdade e vitória, que é a salvação, pela qual a alma é libertada, livre e vitoriosa sobre todos os seus inimigos, e muito mais verdadeiramente e em um sentido mais elevado do que se fosse libertada deles. aqui abaixo. E assim, esta profecia era muito mais verdadeira e abrangente do que o homem poderia compreender se a interpretasse apenas com respeito a esta vida; pois, quando Deus fala, Suas palavras devem sempre ser interpretadas no sentido que é mais importante e proveitoso, ao passo que o homem, de acordo com seu próprio caminho e propósito, pode compreender o sentido menos importante e, assim, ser enganado. Vemos isto naquela profecia que David faz a respeito de Cristo no segundo Salmo, dizendo: Reges eos in virga ferrea, et tamquam vas figuli confringes eos. Isto é: Tu regerás todo o povo com vara de ferro e os despedaçarás como a um vaso de barro. Aqui Deus fala do domínio principal e perfeito, que é o domínio eterno; e foi nesse sentido que foi cumprido, e não no sentido menos importante, que era temporal, e que não foi cumprido em Cristo durante qualquer parte de Sua vida temporal.6

Aplicando São Paulo e São João da Cruz à Terra Prometida

A maneira correta, então, de entender que “os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:29) é através do capítulo anterior de Romanos: “τέλος γὰρ νόμου Χριστὸς εἰς δικαιοσύνην παντὶ τῷ πιστεύο ντι” (10:4) [“Para Cristo é o fim da lei [as promessas de Deus], ​​para que todo aquele que tem fé seja justificado.”] O grego é fornecido para demonstrar que telos está sendo traduzido como “fim”. Aqui, “fim” ou “τέλος” significa corretamente “objetivo”.7 Portanto, o fim da lei (torá/nomou) ou o objetivo datorá— que era entrar em comunhão com Deus — esse objetivo é realizado em Cristo. Agora, através da fé apenas em Jesus Cristo – em vez de através de prefigurações temporárias dos preceitos cerimoniais daTorádados por Moisés – os humanos podem ter comunhão com Deus e receber as promessas originalmente dadas a Abraão… mesmo sem a terra física.

Todas as promessas de Deus só se realizam no Messias, Jesus de Nazaré. Ele não está substituindo nada porque sempre foi o verdadeiro objetivo (telos) da Lei e dos Profetas. Ele está cumprindo e realizando todas as intenções de Deus para a humanidade. As promessas de Gênesis 12:1-3 são levadas a cabo [telos] em Cristo e Seu Corpo Místico, que sempre foi o plano de Deus (cf. Efésios 1:3-10). Isto significa que Jesus é a verdadeira Terra prometida destinada a judeus e gregos. Testemunhamos não um supersessionismo, ou uma substituição dos judeus, mas antes uma reconstituição de Israel pela qual todas as nações têm acesso à aliança. É o cumprimento das promessas de Deus que o antigo Israel existiu como o filho primogênito, a fim de reunir todas as nações no Israel amadurecido de Deus, o Messias – Israel reconstituído.

O Israel reconstituído e definitivo tornou-se o Corpo Místico de Jesus, reunido de todas as nações da terra. Israel não é mais apenas uma raça “do sangue ou da vontade da carne ou da vontade do homem” (João 1:12), mas um novo nascimento de Deus através de Jesus Cristo no Espírito Santo. Jesus tornou-se a verdadeira Terra Prometida porque Ele é Deus e a rocha da nossa salvação. “Todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26) trata-se da conclusão do Corpo Místico de Cristo, não da terra física que será “pisada sob os pés dos gentios” até a Segunda Vinda. Israel é reconstituído no Corpo Místico de Cristo.  

Quando Cristo veio, as promessas de Deus assumiram o seu significado espiritual mais verdadeiro e irreversível. Devemos agora nos apegar ao Espírito da lei e não à letra. “Os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:29) não se trata mais da terra física, mas do chamado para receber o nome de Deus que está impresso em nós no batismo; e nos tornamos “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4), nossa verdadeira pátria. Deus é o nosso descanso no Espírito Santo, não uma geografia temporal e física. 

Os judeus não estão excluídos da oferta de entrar em Jesus, a verdadeira Terra que nos dá descanso: “Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)…“Para o O Filho do Homem é senhor do sábado” (Mateus 12:8). Este dom, descanso e chamado é irrevogável. A dádiva foi oferecida primeiramente aos antepassados ​​dos judeus e só está disponível por causa de seus antepassados ​​físicos e de tudo o que esses antepassados ​​sofreram. A salvação vem dos judeus. Interpretar as promessas como sendo ainda sobre a terra física e a geografia tem muitas consequências negativas e ignora o claro significado de Paulo de que Cristo é o telos.

Tomar as promessas de Deus a Abraão demasiado literalmente e rejeitar Jesus Cristo é, na verdade, agora uma rejeição de Deus. Ele ignora a magnitude de 2.000 anos. É contra o Messias revelado de Deus, e por isso é corretamente chamado de anticristo. A má compreensão das promessas de Deus levou alguns sionistas a acreditarem que têm o direito de expulsar as pessoas da terra que Deus desde então deu aos gentios (cf. Mateus 21:41-43; Lucas 21:24). De acordo com o direito moderno e internacional, ninguém tem o direito de expulsar alguém das suas terras. Aqui está a magnitude do problema do sionismo moderno. Deus deu a geografia física de Jerusalém a outros inquilinos (Mateus 21:41-43) como parte da vontade positiva de Deus de atrair a humanidade para o Messias de Deus, em vez de para um templo terreno.

Mulheres e crianças desarmadas e homens inocentes estão a ser assassinados por causa de uma falsa mentalidade sionista. Civis inocentes são massacrados deliberadamente, como testemunham bispos católicos, cirurgiões hospitalares e soldados israelitas. Em 19 de julho de 2024, o Tribunal Internacional de Justiça da ONU decidiu contra os assentamentos judaicos ilegais. Não há dúvida de que os membros de grupos islâmicos são culpados de crimes e os cidadãos israelitas têm o direito de autodefesa em território legalmente ocupado. No entanto, isso não dá aos sionistas o direito de exterminar civis inocentes nas propriedades da Igreja.

O Messias de Deus deixa claro que a antiga “Terra Santa” será pisada pelos gentios (Lucas 21:24) até que todos os membros do Corpo Místico de Cristo (a verdadeira Terra Santa) sejam incorporados - até que judeus e gentios (incluindo pessoas de todos religiões) aceitaram Jesus e Seu Corpo Místico chega à conclusão. O Israel moderno provou que a segunda fase do diálogo é necessária: Jesus e a Sua obra não devem ser negados ou diluídos. Os católicos querem os judeus seguros e protegidos, mas também não podemos tolerar a violação de não-judeus inocentes e dos seus direitos.

========================================================

  1. Bento XVI, “Graça e Vocação sem Remorso: Comentários ao Tratado De Iudaeis ”, trad. Nick Healy, Jr., em Communio: International Catholic Review, Vol. 45 (primavera de 2018), 163-184, em 178. PDF digital. https://www.communio-icr.com/files/45.1_Benedict_XVI.pdf .
  2. Ibid., 178-179.
  3. Ibidem, 178.
  4. Ibidem, 184.
  5. Ibidem.
  6. João da Cruz, Subida ao Monte Carmelo, Livro II, Capítulo 19: https://en.wikisource.org/wiki/Ascent_of_Mount_Carmel/Book_2/Chapter_XIX.
  7. Veja a definição de telos de Strong: “τέλος télos, tel'-os; de um τέλλω téllō primário (partir para um ponto ou objetivo definido); propriamente, o ponto apontado como limite, ou seja (por implicação) a conclusão de um ato ou estado (rescisão (literal, figurativa ou indefinidamente), resultado (imediato, final ou profético), finalidade); especialmente, um imposto ou taxa (conforme pago):—+ contínuo, personalizado, final(-ing), finalmente, extremo.” Está disponível aqui: https://www.blueletterbible.org/lexicon/g5056/rsv/mgnt/0-1/

 

 Fonte - crisismagazine

Um comentário:

Anônimo disse...

Interpretar a Palavra de Deus é necessário muita oração e discernimento espiritual.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...