terça-feira, 6 de agosto de 2024

É realmente importante que os católicos reparem a blasfêmia nas Olimpíadas: aqui está o porquê

Católicos de todo o mundo têm reparado a horrível blasfémia cometida durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. A Encíclica Sobre a Reparação ao Sagrado Coração, de 1928, do Papa Pio XI, ensina-nos por que este tipo de expiação orante é tão importante. 

Imagem em destaque
Papa Pio XI

  

Alguns de nós achamos que talvez fosse melhor privar esse assunto de atenção. É claro que as criaturas responsáveis ​​por tal blasfêmia prosperam com a indignação e a atenção dos cristãos.

De certa forma, até beneficiam deste ultraje: afinal, proporciona-lhes publicidade gratuita. e é sabido que “não existe publicidade negativa”. Muitos acham tentador compartilhar vídeos e imagens de tais eventos entre si e perguntar: “Você acredita nisso?”

A mesma coisa ocorre de vez em quando, quando os chamados influenciadores conservadores respondem às últimas músicas obscenas lendo-as em voz alta em seus programas. Nós nos maculamos ao compartilhar essas coisas. Afinal, São Paulo disse:

Mas a fornicação e toda impureza ou avareza não sejam nomeadas entre vós, como convém a santos:

Ou obscenidade ou conversa tola, que não tem propósito: mas antes agradecimento. (Ef. 5.3-4)

O mesmo se aplica claramente, até certo ponto, a estas imagens deste evento blasfemo.

No entanto, existe uma desordem social objetiva criada por blasfémias como esta, que pode exigir que prestemos atenção a estes acontecimentos.

O que é blasfêmia?

São Tomás escreveu que a blasfémia é um pecado muito grande, uma espécie de incredulidade que é agravada pelo ódio a Deus. Ele compara isso ao assassinato da seguinte maneira:

Se compararmos o homicídio e a blasfémia relativamente aos objetos desses pecados, fica claro que a blasfémia, que é um pecado cometido diretamente contra Deus, é mais grave do que o homicídio, que é um pecado contra o próximo.

Por outro lado, se os compararmos no que diz respeito ao dano por eles causado, o assassinato é o pecado mais grave, pois o assassinato causa mais danos ao próximo do que a blasfêmia a Deus.

Visto, porém, que a gravidade de um pecado depende da intenção da má vontade, e não do efeito da ação, como foi mostrado acima (I-II Q73.8), segue-se que, como o blasfemador pretende fazer prejudicar a honra de Deus,  'falando absolutamente, ele peca mais gravemente do que o assassino.' ( II-II Q13.4) [1]

A desordem social e a culpa causada pelo pecado da blasfémia – especialmente quando é perpetrado pelos responsáveis ​​pelo governo da comunidade –  devem  ser retificadas, tanto como uma questão de justiça para Deus, como como uma questão de urgência para a sociedade.

Isso ocorre porque a responsabilidade coletiva pode, às vezes, ser incorrida pelo corpo social através dos crimes do seu chefe, ou através dos crimes de um número tão grande de seus membros que constitui um ato de todo o corpo. Como tal, os pecados dos líderes de uma sociedade podem ter implicações para os membros.

São Tomás explica:

[Todos] os homens nascidos de Adão podem ser considerados como um só homem, na medida em que têm uma natureza comum, que receberam de seus primeiros pais;  assim como em questões civis, todos os membros de uma comunidade são considerados como um só corpo, e toda a comunidade como um só homem.  […] Conseqüentemente, a multidão de homens nascidos de Adão são como muitos membros de um corpo. (I-II Q. 81.1)

Este texto explica porque é que uma comunidade – que é “reputada como um só corpo, e toda a comunidade como um só homem” – pode ser punida com justiça juntamente com medidas como uma interdição (ou sanções económicas, etc.) por crimes cometidos pelo nação como um todo ou por seus líderes.

Pela mesma razão, como vimos muitas vezes ao longo da história, o Deus justo pode muito bem decidir punir tal comunidade que o provoca com pecados flagrantes e blasfémia – a menos que o dano que lhe foi causado possa ser reparado.

Isto é o que significa “reparação”.

Mas podemos realmente oferecer restituição pelos pecados cometidos contra o Deus infinito?

A reparação é mesmo possível?

É um axioma bem conhecido da religião cristã que o pecado é, num certo sentido, infinito – e que isto se deve à infinita dignidade de Deus, a pessoa contra quem o pecado é, em última análise, dirigido. São Tomás escreve:

[Um] pecado cometido contra Deus é infinito: porque a gravidade de um pecado aumenta de acordo com a grandeza da pessoa contra quem ele pecou (portanto, é um pecado mais grave atingir o soberano do que um indivíduo privado), e a grandeza de Deus é infinito.

Portanto, um castigo infinito é devido por um pecado cometido contra Deus. [2]

É outro axioma do Cristianismo que nenhum homem mero e finito é capaz de fazer restituição por tal pecado. São Tomás escreve:

“[Nenhuma penalidade suportada poderia o homem pagar a [Deus] satisfação suficiente [pela dívida do pecado.]" [3]

Há dois pontos que devemos observar aqui.

A primeira é que a nossa incapacidade radical de fazer uma restituição adequada pelo pecado – seja o nosso ou o de outrem – não elimina por isso a obrigação de tentar fazer tal restituição. Somos obrigados pelo menos a fazer uma  tentativa  de restituição e de reparar a desordem, a injustiça e a culpa da blasfêmia pública.

A segunda é que, através da sua própria bondade, o próprio Deus deu à nossa raça os meios de fazer expiação pelo pecado – o que foi alcançado através da paixão de Cristo – uma pessoa divina com uma natureza divina e uma natureza humana assumida.

Mas, na verdade, Cristo não redimiu a nossa raça pagando a nossa dívida de forma meramente “suficiente”, mas sim de forma “superabundante” que nos dá os meios para realizar atos sobrenaturais, que são meritórios na medida em que estão unidos a paixão e animada pela caridade sobrenatural.

Tais atos – tirando sempre o seu valor da paixão, da graça e da caridade sobrenatural de Cristo – são efetivamente capazes de agradar mais a Deus do que a blasfémia e outros pecados que lhe são ofensivos.

Por isso, é verdadeiramente possível reparar o pecado. Sobre a tentativa de oferecer reparação, Pio XI escreveu numa encíclica de 1928:

[O] Deus justo e misericordioso que teria poupado Sodoma por causa de dez homens justos, estará muito mais pronto para poupar toda a raça dos homens, quando Ele for movido pelas humildes petições e felizmente apaziguado pelas orações do comunidade de fiéis que rezam juntos em união com Cristo, seu Mediador e Cabeça, em nome de todos. [5]

O exemplo de Sodoma mostra que, tal como os pecados dos líderes ou de vários indivíduos afetam a sociedade como um todo, também a reparação feita por alguns pode fazer o mesmo.

Reparação ocorrendo em todo o mundo

Após a farsa em Paris, grupos de católicos realizaram actos públicos de reparação. Na semana seguinte, LifeSiteNews relatou:

Na sexta-feira, 2 de agosto, três cardeais e 24 bispos de quase todos os continentes assinaram a carta, pela qual se comprometeram a “um dia de oração e jejum em reparação por esta blasfêmia”.

“Com choque, o mundo assistiu à abertura dos Jogos Olímpicos de Verão em Paris com uma representação grotesca e blasfema da Última Ceia”, escreveram os prelados. “É difícil compreender como a fé de mais de 2 mil milhões de pessoas pode ser blasfemada de forma tão casual e intencional.”

“Nós, bispos católicos de todo o mundo, em nome dos cristãos de todo o mundo, exigimos que o Comité Olímpico repudie esta ação blasfema e peça desculpas a todas as pessoas de fé”, continua a carta.

Embora a maioria dos signatários seja dos EUA, incluindo o Arcebispo Salvatore Cordileone de São Francisco, o Arcebispo Emérito Charles Chaput, OFM Cap, da Filadélfia, e o Arcebispo Joseph Naumann de Kansas City, bispos da Nigéria, Líbano, Inglaterra, França e Argentina também assinaram a carta, assim como o bispo Athanasius Schneider, de Astana, Cazaquistão.

Os cardeais signatários incluem o cardeal Raymond Leo Burke; Cardeal Wilfrid Fox Napier, OFM; e o Cardeal Berhaneyesus Demerew Souraphiel, CM.

No Canadá, os católicos têm planeado procissões públicas até à embaixada francesa em reparação pelo evento. O organizador John Pacheco disse ao LifeSitenews:

A reparação é algo que há muito foi esquecido na Igreja e na sociedade. "A blasfêmia contra Deus é um pecado muito grave”.

Tradicionalmente, tal pecado era considerado um dos piores (ainda pior que os pecados da carne) porque era um ataque direto às pessoas da Divindade, mas hoje não é apreciado na Igreja e, na sociedade, tornou-se um pouco de piada.

Infelizmente, muitos acreditam que Deus permitirá que esta zombaria continue sem resposta. Tal atitude revela uma atitude irreverente em relação à majestade de Deus e uma total falta de temor a Deus. Esta é uma ilusão séria.

Na Inglaterra, os católicos reuniram-se para um ato público de reparação diante do Consulado Francês em Londres. Os organizadores do discurso afirmaram:

Estamos aqui porque na semana passada em Paris, para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, vimos um dos exemplos mais descarados de blasfémia de que há memória.

[Foi] uma completa zombaria da última ceia, em que nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, um sacramento de completa união íntima com o próprio Nosso Senhor - algo tão santo e puro, algo que concede tanta graça aos seus dignos destinatários, e algo que eles claramente odeiam!

Especialmente face a tal silêncio por parte dos nossos supostos hierarcas católicos, é imperativo que os católicos façam reparação por tais atos flagrantes de blasfémia, por algo que não foi nada menos que uma cerimónia luciferiana oculta.

Por isso, hoje, oferecemos o Rosário  em união com inúmeros outros católicos em toda a Europa, em reparação pelos ultrajes, sacrilégios e blasfêmias deste mundo e em honra de  Cristo Rei, verdadeiro Rei deste mundo.

Aqueles que participaram nestes eventos devem ser encorajados, sabendo que o Papa Pio XI escreveu o seguinte há quase 100 anos:

[Aquele] dos fiéis que ponderou piedosamente sobre todas essas coisas deve ser inflamado pela caridade de Cristo em Sua agonia e fazer um esforço mais veemente para expiar suas próprias faltas e as dos outros, para reparar a honra de Cristo, e promover a salvação eterna das almas. [6]

Foco excessivo na ofensa causada aos cristãos

Muitos dos comentários sobre este evento giraram em torno da ofensa que tal blasfêmia causou aos cristãos. Muitos ficaram surpresos com o silêncio de Francisco durante mais de uma semana, mas em alguns aspectos a declaração é pior que o silêncio:

A Santa Sé ficou entristecida por algumas cenas da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, e só pode juntar-se às vozes que se levantaram nos últimos dias para deplorar a ofensa causada a muitos cristãos e crentes de outras religiões.

Num evento de prestígio, onde o mundo inteiro se reúne em torno de valores comuns, não deveria haver alusões que ridicularizassem as convicções religiosas de muitas pessoas.

A liberdade de expressão, que obviamente não está em causa, encontra o seu limite no respeito pelos outros.

Embora focar na ofensa causada aos cristãos – e “a todas as pessoas de fé” e aos “crentes de outras religiões” – possa ser algo apropriado quando se lida com aqueles que rejeitam a Cristo, a ofensa causada ao próprio Deus é muito mais significativa.

A incongruência deste foco é muito clara quando esta afirmação é comparada com a Miserentissumus Redemptor, a encíclica de Pio XI de 1928, à qual aludi várias vezes.

Esta encíclica mostra-nos quais deveriam ser os sentimentos públicos de um verdadeiro papa em resposta à blasfêmia pública contra o Filho de Deus e Redentor da raça humana.

Incluí abaixo alguns trechos desta encíclica. Poderia ter sido escrito esta mesma semana, e algo semelhante teria sido escrito na semana passada se tivéssemos um papa que tivesse alguma preocupação com a honra de Deus.

Todos deveríamos tomar nota dos seus ensinamentos e pelo menos oferecer orações privadas de reparação.

-

Miserentissimus Redentor

Encíclica de Pio XI de 1928
sobre a reparação ao Sagrado Coração

A necessidade absoluta de reparação na era moderna da apostasia

Agora, quão grande é a necessidade desta expiação ou reparação, mais especialmente nesta nossa época, será manifestada a cada um que, como dissemos no início, examinará o mundo, “assentado na maldade” (1 João v, 19), com os olhos e com a mente.

Porque de todos os lados o clamor dos povos que choram chega até nós, e os seus príncipes ou governantes realmente se levantaram e se uniram contra o Senhor e contra a Sua Igreja (cf. Salmo 2, 2).

Na verdade, em todas essas regiões, vemos que todos os direitos, tanto humanos como divinos, são confundidos. As igrejas são derrubadas e derrubadas, os religiosos e as virgens sagradas são arrancados das suas casas e afligidos com abusos, com barbaridades, com fome e prisão; bandos de meninos e meninas são arrancados do seio de sua mãe, a Igreja, e são induzidos a renunciar a Cristo, a blasfemar e a cometer os piores crimes de luxúria; todo o povo cristão, tristemente desanimado e perturbado, corre continuamente o risco de se afastar da fé ou de sofrer a morte mais cruel.

Estas coisas, na verdade, são tão tristes que você poderia dizer que tais eventos prenunciam e pressagiam o “início das dores”, isto é, daquelas que serão trazidas pelo homem do pecado, “que é elevado acima de tudo o que é chamado”. Deus ou é adorado” (2 Tessalonicenses ii, 4).

A reparação também deve ser feita pelos nossos irmãos cristãos – e pelos problemas que eles enfrentam

Mas é ainda mais lamentável, Veneráveis ​​Irmãos, que entre os próprios fiéis, lavados no  Batismo com o sangue do Cordeiro imaculado e enriquecidos com a graça, sejam encontrados tantos homens de todas as classes, que trabalham sob uma ignorância incrível das coisas divinas e infetados por falsas doutrinas, longe da casa do Pai, levam uma vida envolvida em vícios, uma vida que não é iluminada pela luz da verdadeira fé, nem alegre pela esperança da felicidade futura, nem revigorada e nutrida pela fogo da caridade; de modo que eles realmente parecem estar sentados nas trevas e na sombra da morte.

Além disso, entre os fiéis há um descuido cada vez maior com a disciplina eclesiástica e com as instituições antigas sobre as quais repousa toda a vida cristã, pelas quais a sociedade doméstica é governada e a santidade do casamento é salvaguardada; a educação das crianças é totalmente negligenciada, ou então é depravada por lisonjas demasiado indulgentes, e a Igreja é até privada do poder de dar aos jovens uma educação cristã; há um triste esquecimento da modéstia cristã, especialmente na vida e no vestuário das mulheres; há uma cupidez desenfreada por coisas transitórias, uma falta de moderação nos assuntos cívicos, uma ambição ilimitada de favor popular, uma depreciação da autoridade legítima e, por último, um desprezo pela palavra de Deus, pelo que a própria fé é prejudicada ou levada a perigo próximo.

Mas todos esses males culminam, por assim dizer, na covardia e na preguiça daqueles que, à maneira dos discípulos adormecidos e fugitivos, vacilantes em sua fé, abandonam miseravelmente a Cristo quando Ele é oprimido pela angústia ou cercado pelos satélites de Satanás, e na perfídia daqueles outros que, seguindo o exemplo do traidor Judas, ou participam da mesa sagrada precipitadamente e sacrilégio, ou vão para o acampamento do inimigo.

E assim, mesmo contra a nossa vontade, surge na mente o pensamento de que agora se aproximam aqueles dias dos quais Nosso Senhor profetizou: “E porque se abundou a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará” (Mateus xxiv, 12).

A obrigação de quem ama a Cristo

Agora, qualquer um dos fiéis que ponderou piedosamente sobre todas estas coisas deve ser inflamado pela caridade de Cristo em Sua agonia e fazer um esforço mais veemente para expiar as suas próprias faltas e as dos outros, para reparar a honra de Cristo, e para promover a salvação eterna das almas.

E, de fato, aquela frase do Apóstolo: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5, 20) pode ser usada de certa forma para descrever a presente era; pois embora a iniqüidade dos homens tenha aumentado grandemente, ao mesmo tempo, pela inspiração do Espírito Santo, um aumento maravilhoso foi feito no número de fiéis de ambos os sexos que, com mente ansiosa, se esforçam para dar satisfação aos muitos injúrias oferecidas ao Coração Divino, e mais ainda, não hesitam em oferecer-se a Cristo como vítimas.

Pois, na verdade, se alguém se debruçar amorosamente sobre as coisas das quais temos falado, e as tiver profundamente fixadas em sua mente, não pode ser, mas ele recuará com horror diante de todo pecado, como do maior mal, e mais do que isso. ele se entregará inteiramente à vontade de Deus e se esforçará para reparar a honra ferida da Divina Majestade, tanto pela oração constante, como pelas mortificações voluntárias, suportando pacientemente as aflições que lhe sobrevêm e, por último, gastando todo o seu dinheiro. vida neste exercício de expiação.

Referências


1 São Tomás esclarece, porém, que '[n]em todo caso o assassinato tem precedência, quanto à punição, entre os pecados cometidos contra o próximo'.
2 São Tomás de Aquino, Summa Theologica (doravante ST), Ia IIae, Q87 A4 Obj. 2. Trad. Padres da Província Dominicana Inglesa, Segunda Edição Revisada, 1920. Texto retirado do Novo Advento.

Embora este texto se encontre numa objeção à tese da questão dada, São Tomás aceita os termos como sendo relevantes para um aspecto do pecado, nomeadamente o afastamento do bem infinito, que é Deus. Isso fica explícito na resposta, que por sua vez remete ao corpo da resposta:

“A punição é proporcional ao pecado. Agora o pecado compreende duas coisas. Primeiro, há o afastamento do bem imutável, que é infinito, portanto, neste aspecto, o pecado é infinito. Em segundo lugar, há a volta desordenada para o bem mutável. A este respeito, o pecado é finito, tanto porque o próprio bem mutável é finito, como porque o movimento de voltar-se para ele é finito, uma vez que os atos de uma criatura não podem ser infinitos.”

3 EST III Q47 A3
4 EST III Q48 A2
5 Miserentissimus Redemptor n. 21
6 Pio XI n. 18.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...