terça-feira, 6 de agosto de 2024

História Sagrada

Quando eu era criança, estudava na escola “História Sagrada”, um resumo dos acontecimentos mais importantes do Antigo e do Novo Testamento, ou seja, uma introdução às Sagradas Escrituras ao nível da compreensão de uma criança, suficiente, no entanto, permitir-nos adquirir uma cultura bíblica elementar, uma semente capaz de dar fruto mais tarde nas condições adequadas.

7 dicas para começar o estudo da Bíblia


Por Pedro Abelló

 

Estudamos também “uma outra História”, a dos reis, das batalhas, das conquistas e dos impérios, de modo que, com o passar do tempo, se aquela semente não fosse bem regada, chegámos à ideia de que havia uma História “da verdade”, que de reis e de batalhas, e outra que já passou há muito, muito tempo, um tempo que já não era o nosso, um tempo remoto em que Deus falava com os homens. Desta forma, perdemos o sentido da sacralidade da história, correndo o risco de nos ancorarmos numa história profana, que nos roubou a oportunidade de compreender a profundidade do Plano de Deus para nós.

Com sorte, como o mundo sempre agiu no sentido oposto, a experiência de vida, bem aproveitada, pode levar-nos a descobrir que só existe uma História, que só a História É Sagrada, que nela vivemos imersos e que em que a História do grande Plano do Deus Sagrado se desenvolva, apesar de nós mesmos.

Todos corremos o risco de nunca compreender este Plano de Deus, um Plano que requer a nossa colaboração para alcançar a sua plena realização, de modo que, se não o compreendermos minimamente, será muito difícil compreendermos o nosso papel nessa História.

Devemos, no mínimo, compreender os fundamentos desse Plano, compreender que Deus criou os Céus e uma Terra, isto é, um mundo espiritual e um mundo material, e que tanto num como no outro Ele criou seres à Sua imagem , seres seres espirituais no mundo espiritual e seres parcialmente materiais e parcialmente espirituais no mundo material, ou seja, nós.

Devemos entender também que, em ambos os casos, Deus cria as pessoas, ou seja, seres dotados de intelecto e liberdade, e que a liberdade é um elemento essencial, pois Deus é demasiado Deus para criar autômatos condicionados a obedecê-lo. Deus não cria autômatos, ele cria seres livres, capazes de participar livremente desse Plano, o que também implica necessariamente a possibilidade de não participar, de se opor, de escolher seguir a própria vontade e não a de Deus, porque sem essa possibilidade, a liberdade não seria real. Deus assume o risco da nossa liberdade, da nossa rebelião, da nossa oposição, e executa o Seu Plano respeitando a nossa liberdade.

Deveríamos compreender que estes mundos, espiritual e material, não são realmente mundos separados, mas é a nossa rebelião que nos tornou cegos para as realidades espirituais, nas quais, de fato, vivemos imersos sem nos darmos conta.

Deus criou-nos capazes de “coexistir” com esse mundo espiritual, mas tanto a liberdade de um mundo como a do outro produzem rebeldes. Seres espirituais rebeldes conseguiram tornar rebelde o homem, que a partir daquele momento perdeu todos os seus dons inatos e se tornou o que somos, seres sujeitos à dor, à doença e à morte, e particularmente inclinados ao mal, e apesar disso, o Plano de Deus avança conosco , porque esse Plano inclui o nosso “resgate”.

O Plano de Deus é verdadeiramente grande e consiste em unir todas as suas criaturas, as de um mundo e as de outro, num único Reino eterno que São João descreve em Apocalipse 21: “Vi um novo céu e uma nova terra; porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e com eles habitará; e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como o seu Deus. Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais choro, nem clamor, nem dor; porque as primeiras coisas aconteceram. E aquele que estava assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E ele me disse: Escreva; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. E ele me disse: Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o começo e o fim. A quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas os covardes e os incrédulos, os abomináveis ​​e os assassinos, os fornicadores e os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos terão a sua parte no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte."

Sim, este Plano inclui a possibilidade de que a rebelião seja tão teimosa que se recuse a ser resgatada, que se recuse a admitir a culpa, que exclua tão radicalmente todo o arrependimento que finalmente escolha ser excluído do Reino. Deus está disposto a perdoar tudo, desde que haja arrependimento, reconhecimento do mal cometido, dor por esse mal e reparação por ele, seja nesta vida ou na próxima. A segunda morte, a separação definitiva de Deus e do seu Reino, é a consequência necessária daquela liberdade levada voluntariamente ao extremo de excluir radicalmente qualquer retorno. E infelizmente, tanto o ódio profundo e radical a Deus (cujo exemplo acabamos de ver em Paris) como a indiferença total, contaminam neste momento da história grande parte da humanidade, que corre o risco certo de se excluir do Reino se Ele não é capaz de voltar a si.

O homem se depara com uma alternativa afiada como o fio de uma navalha: colaborar com o Plano de Deus ou opor-se a ele. Não existe uma terceira possibilidade. A não colaboração equivale à oposição. Ninguém pode pretender ficar de fora dessa opção numa neutralidade que não existe, porquequem não está comigo está contra mim, e quem comigo não recolhe está disperso (Lc 11,19).

É absolutamente necessário vencer a pressão do mundo que tenta manter-nos na ignorância e na passividade, se não em oposição ativa ao Plano de Deus, e perceber que não podemos escapar de escolher uma das opções: com Deus ou contra Deus, reunindo-nos. ou dispersando. Tertium non datur. A realização do Reino implica uma guerra, uma guerra fundamentalmente espiritual, embora sem excluir a sua contrapartida material, pois todos os poderes que lhe se opõem, aqueles que São Paulo menciona em Efésios 6,12 (*), uniram-se para tratar de prevenir e embora Deus finalmente cumpra o seu Plano, o caminho será difícil e não teremos escolha senão percorrê-lo, de um lado ou de outro, a favor do Reino ou contra o Reino.

Deus sempre encontrará aqueles que estejam dispostos, contra todas as forças do mundo, a colaborar em Seu Plano para que avance até sua total realização, e esses serão os vencedores que herdarão todas as coisas. E colaborar com o Plano de Deus exige, acima de tudo, esforçar-se para atrair para esse Plano todas aquelas almas que vivem na ignorância e na passividade, intoxicadas e cegadas pelos poderes do mundo.

A forma mais elevada de caridade, de amor ao próximo, é aquela que visa infundir vida na alma que corre o risco de perdê-la. Deus se fez homem e morreu para nos resgatar, para reparar as consequências da nossa rebelião e nos devolver a possibilidade de fazer parte do Reino. O Deus feito homem é o Caminho, a Verdade e a Vida, e a vida da alma passa por esse Deus-homem. Sua ressurreição derrotou a morte e nos deixou marcado o caminho para segui-lo. Fazer ou não depende apenas de nós. E Ele nos avisa: No mundo tereis aflições, mas tende ânimo: eu venci o mundo (Jo 16,33)

-------------------------------

(*) “Porque não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os governantes das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais” (Efésios 6:12)

 

Fonte - infovaticana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...