sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O Assassino e o Ladrão

O assassino e o ladrão: um caso de dois pecadores

paul-medo-tremendo 


Quando os cristãos do século XXI contemplam o trabalho que devem realizar aqui na Terra e os resultados do mesmo, existem diferentes pontos de vista sobre como devemos viver as nossas vidas para a glória de Deus. Para nos mantermos tão próximos quanto possível dos ensinamentos de Cristo, parece melhor formarmos os nossos pontos de vista com base nas tradições e nas Escrituras que nos foram transmitidas desde o início. Nas Escrituras da Bíblia, podemos ler sobre como Cristo foi bastante rigoroso e específico nas bem-aventuranças que pregou em Seu Sermão da Montanha (Mateus 5, Mateus 6 e Mateus 7). E Jesus resume:

Mateus 5:48“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

Agora, essa é uma tarefa difícil para TODOS nós cumprirmos, porque todos nós ficaríamos aquém dessa marca. Felizmente para nós, as Escrituras também nos dizem para confiarmos na redenção e no perdão de Cristo para abrir as portas do céu para nós.

Miquéias 2:13“Aquele que abre o caminho subirá diante deles; eles passarão pelo portão e sairão. O seu Rei passará diante deles, o Senhor à sua frente”.

João 10:9“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo. Ele entrará e sairá e encontrará pasto.”

João 14:6“Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Somos todos pecadores. E devemos confiar em Cristo para nossa redenção e salvação; mas isso significa que todos somos salvos simplesmente porque aceitamos Cristo como nosso salvador? Vamos dar uma olhada nos primeiros cristãos nas Escrituras para ver o que o seu comportamento pode nos dizer sobre como devemos abordar o nosso desejo de justiça pessoal. Nas Escrituras temos dois indivíduos que adotaram abordagens completamente diferentes da fé cristã, a saber: Judas Iscariotes e Paulo de Tarso.

Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos originais. Ele foi escolhido pessoalmente por Cristo para ser Bispo da Igreja de Cristo na terra. No entanto, como todos sabemos, ele falhou miseravelmente. Vejamos Judas no Evangelho de João:

João 12:4-8 – Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que ia traí-lo, perguntou: “Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e o dinheiro foi dado aos pobres?” Judas não disse isso porque se importava com os pobres, mas porque era um ladrão. Como guardião da bolsa de dinheiro, [Judas] costumava tirar daquilo que nela se colocava. “Deixe-a em paz”, respondeu Jesus. “Ela deveria guardar este perfume para se preparar para o dia do Meu sepultamento. Os pobres vocês sempre terão com vocês, mas nem sempre Me terão”.

Na Sociedade Judaica do primeiro século  , Jesus foi criticado pelos fariseus por se cercar de indivíduos de caráter duvidoso. Ele escolheu indivíduos de origem humilde que não sabiam ler ou escrever, pois os encontrou como Pedro, Tiago e João. Ele escolheu o repugnante cobrador de impostos (o publicano) Mateus. E mesmo Judas sendo um ladrão, Jesus escolheu Judas para acompanhá-lo em Sua jornada para espalhar Seu Evangelho pelo mundo.

Avançando alguns anos, chegamos a Saulo de Tarso.   Saul era judeu, “circuncidado ao oitavo dia, da família de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; no que diz respeito à lei, um fariseu;” visto pela primeira vez nas Escrituras perseguindo os primeiros cristãos. Mas, ele também responderia ao chamado de Cristo Jesus para ser Apóstolo; e ele se afastaria de seu nome e vida judaica para pregar o Evangelho de Cristo pelo seu nome latino: Paulo. Sabemos que  Paulo também começou como pecador como Judas. E onde Judas era um ladrão sofrendo com o pecado da ganância, Paulo sofreu com os pecados do orgulho e assassinato em seu coração:

Atos 8:3“E Saul aprovou que o matassem. Naquele dia, irrompeu uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém, e todos, exceto os apóstolos, foram espalhados pela Judéia e Samaria. Homens piedosos enterraram Estêvão e lamentaram profundamente por ele. Mas Saulo começou a destruir a igreja. Indo de casa em casa, ele arrastou homens e mulheres e os colocou na prisão.”

Atos 9:1“Entretanto, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor.”

Se compararmos o discipulado do ladrão Judas com o do assassino Saulo. Ambos seguiram a Cristo depois que Ele os escolheu; mas este é o ponto em que os seus dois caminhos começam a divergir.

À medida que Judas seguia a Cristo em Sua jornada até a cruz, ele começou a duvidar de Cristo. Jesus conhecia o coração de Judas:

João 6:70-71Jesus respondeu-lhes: “Não fui eu que escolhi vocês, os Doze? No entanto, um de vocês é um demônio! Ele estava falando sobre Judas , filho de Simão Iscariotes. Pois embora Judas fosse um dos Doze, mais tarde trairia Jesus.”

A dúvida de Judas coincide com a perda dos discípulos de Jesus em Cafarnaum. Cafarnaum foi onde Judas e os discípulos de Cristo expressaram sérias dúvidas em relação aos ensinamentos de Jesus. Suas dúvidas estavam focadas principalmente em comer a carne e beber o sangue de Cristo para alcançar o céu e Deus Pai (João 6:32-70). Quer a dúvida que Judas tinha tenha sido lançada devido à confusão sobre a carne e o sangue de Jesus ou a uma decepção por Jesus ter vindo não para ser um senhor terreno, mas um Senhor no Céu sem uma revolta contra os romanos, Judas desistiu. E quando os discípulos se afastaram, o Apóstolo Judas negou Cristo em seu coração. Em sua negação, Judas tornou-se espiritualmente cego ao senhorio de Cristo (Mateus 13:15, 2 Coríntios 4:3-4, 2 Tessalonicenses 2:10-12).

Por outro lado, quando Jesus parou Paulo na estrada para Damasco e o deixou fisicamente cego, Paulo cessaria sua perseguição à Igreja e se voltaria para seguir a Cristo (Atos 9). Paulo não apenas parou de praticar as más ações dos fariseus, mas também reconheceu sua maldade, arrependeu-se de seus pecados contra os seguidores de Cristo e então começou a promover a Palavra de Deus a toda a humanidade pelo resto de sua vida.  Paulo levaria seu zelo a Atenas e às primeiras igrejas. Ele terminaria suas viagens em Roma pregando o Evangelho de Cristo Jesus.

A contrição e o zelo de Paulo não são exibidos por Judas.

2 Coríntios 7:10“Porque a tristeza que é segundo a vontade de Deus produz arrependimento sem arrependimento, levando à salvação, mas a tristeza do mundo produz a morte.”

E quando Paulo, vendo-se como imperfeito, olhou para Cristo para completá-lo como homem, Judas não conseguiu ver além de si mesmo. E, onde Judas desistiu de Jesus, Paulo continuaria a encorajar os cristãos a suportar os sofrimentos de Cristo para que os fiéis seguidores de Cristo pudessem alcançar a recompensa eterna.

Romanos 8:17“E se filhos, então herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados”.

Romanos 8:18“Porque tenho para mim que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”

2 Coríntios 1:5 “Porque assim como participamos abundantemente dos sofrimentos de Cristo, assim também a nossa consolação é abundante por meio de Cristo.”

Paulo sabia que também sofreria por Cristo; e ele fez:

2 Coríntios 11:25 “Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes naufraguei, uma noite e um dia estive nas profundezas;”

2 Timóteo 3:11 “minhas perseguições e os sofrimentos que me sobrevieram em Antioquia, Icônio e Listra. Quantas perseguições suportei! Mesmo assim, o Senhor me livrou de todos eles.”

Considerando que Judas pecaria na companhia de Cristo na carne, após observar inúmeros milagres, e ainda sucumbiria ao diabo na presença de Cristo:

João 13:27“Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus lhe disse: “O que você vai fazer, faça-o rapidamente”. (Lucas 22:3)

Paulo humilhou-se diante de Cristo:

1 Coríntios 9:27“Mas eu disciplino o meu corpo e o mantenho sob controle, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não seja desqualificado.”

Colossenses 1:24“Agora me alegro com o que estou sofrendo por vocês, e preencho na minha carne o que ainda falta em relação às aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”.

E ainda depois de suas viagens, sermões e ensinamentos, Paulo sempre temeu por sua salvação:

Romanos 11:16-23“Porque, se as primícias são santas, a massa também o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos se quebrarem e tu, sendo oliveira brava, neles te enxertares e te tornares participante da raiz e da seiva da oliveira, não te vanglorias dos ramos. Mas se você se gloriar, não será a raiz que trará; mas a raiz é você. Dirás então: Os ramos foram quebrados para que eu pudesse ser enxertado. Bem: por causa da incredulidade eles foram quebrados. Mas você permanece pela fé. Não seja altivo, mas tenha medo. Pois se Deus não poupou os ramos naturais, tema que talvez ele também não poupe você. Veja então a bondade e a severidade de Deus: para com aqueles que realmente caíram, a severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres na bondade. Caso contrário, você também será eliminado. E eles também, se ainda não permanecerem na incredulidade, serão enxertados: porque Deus é capaz de enxertá-los novamente”.

Paulo sabia que os judeus (israelitas da carne, por exemplo, fariseus e judeus infiéis), poderiam ser removidos da árvore e como os ramos selvagens (israelitas da promessa, por exemplo, gentios) poderiam ser enxertados e/ou cortados da árvore após a enxertia. E ele professou que sua salvação dependia de sua fé e de suas obras nesta vida.  Paulo sempre temeu pelo seu futuro e pela sua capacidade de permanecer na companhia de Cristo:

Filipenses 2:12“Portanto, meus amados, assim como você sempre obedeceu, não só na minha presença, mas agora ainda mais na minha ausência, continue a operar a sua salvação com temor e tremor.”

Considerando que Judas, cego pelo orgulho e pela ganância, não conseguiu ver nada além do terreno até que fosse tarde demais:

João 13:27“Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus lhe disse: “O que você vai fazer, faça-o rapidamente”.

Mateus 27:5“Então ele, jogando as moedas de prata no templo, retirou-se e foi enforcar-se.”

O trabalho fiel, diligente e perigoso de Paulo culminaria em 13 epístolas aos membros da Igreja primitiva, contribuições para o Evangelho de Lucas e pregação por todo o Império Romano. Ele acabaria em Roma com Pedro perto do fim de sua vida. Tanto Pedro como Paulo seriam mortos por sua fé nos expurgos de Nero. E, no entanto, pelos seus escritos podemos ver que Paulo não esperava nada menos que tal fim (2 Timóteo 2:10).

viagens-de-são-paulo

Figura 1: As Jornadas de Paulo – Imagem da Enciclopédia Britânica

Ora, Judas não fez o que lhe foi ordenado para evitar o pecado; nem ele suportou seus sofrimentos nesta vida até o seu fim natural (Mateus 27:5). Mas quando Paulo escreveu a Timóteo para explicar o que era ser bispo na Igreja de Cristo, ele deu-lhe os seguintes conselhos fiéis:

2 Timóteo 2:8-13“Lembra-te de que Jesus Cristo, da semente de David, foi ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho: por isso sofro, como malfeitor, até às prisões; mas a palavra de Deus não está vinculada. Portanto, tudo suporto por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. É uma palavra fiel: Porque, se morrermos com ele, também viveremos com ele; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, ele também nos negará: se não crermos, ainda assim ele permanece fiel: ele não pode negar a si mesmo”.

A moral da história dos dois pecadores é relevante para todos nós. E mostra-nos definitivamente que nenhum de nós sabe se veremos ou não a nossa salvação no céu até que ocorra o julgamento de Cristo, independentemente de quão bem pensamos estar a sair-nos na nossa presente luta contra o pecado. E é assim que até o dia do julgamento, cada um de nós foi ordenado a suportar todos os males físicos e emocionais que nos sobrevêm, não importa quão tumultuados ou mortais (Mateus 10:22, Mateus 24:13, Atos 14:21-22). Tiago 1:2-4, Tiago 1:12, 1 Pedro 4-12-19).

Meus irmãos cristãos: Façamos como Paulo fez e soframos por Cristo. E persistamos em nossa turbulência terrena em justiça e alegria com Cristo ao nosso lado até o fim, para que nós também possamos ser salvos por nosso Senhor e Salvador.

Deus abençoe!

 

Fonte - pseudoclasm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...