quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Orando com protestantes

A Igreja ensina que os católicos não podem rezar em comum com os cristãos não católicos? Uma olhada na história desse ensino.

https://crisismagazine.com/wp-content/uploads/2024/08/HeaderImage-2023-04-18T104434.070.png

 

Por Pete Baklinski 

 

Um artigo recente da Crisis criticou a prática de católicos pró-vida orarem juntos com cristãos não-católicos em comícios, vigílias e manifestações pró-vida. O autor, Kennedy Hall, sugeriu que a Igreja ensinou que é “mortalmente pecaminoso” que os católicos rezem com os protestantes e com os de outras denominações cristãs em tais eventos, especialmente quando os ministros cristãos não-católicos são os que lideram as orações.   

O argumento do autor pode ser resumido da seguinte forma: a Igreja Católica proíbe os católicos de participarem no que o autor chama de “demonstrações públicas de religiosidade” com não-católicos. Segundo o autor, fazer isso “sempre foi considerado um pecado mortal”. Os católicos que rezam em eventos pró-vida, onde os não-católicos lideram as orações, estão a participar em “demonstrações públicas de religiosidade” não-católicas. Portanto, segundo o autor, tais católicos estão agindo de forma contrária à Igreja e pecando gravemente.   

Se o autor estiver correto, isso significa que católicos e cristãos não-católicos deveriam parar de rezar juntos nos 40 Dias pela Vida, nas marchas pela vida e em qualquer outro tipo de evento pró-vida. Antes de abordar a afirmação central do autor, é necessária alguma história do ensino da Igreja e da progressão do pensamento e da práxis sobre este assunto.   

O santo inglês John Henry Newman (falecido em 1890) escreveu certa vez a um estudante católico que estava hospedado na casa de um cristão não-católico e era esperado que participasse da “oração familiar”. Newman, resumindo o ensinamento católico sobre o assunto, declarou: “Desde tempos imemoriais, desde os primeiros tempos, os membros da Igreja foram proibidos de 'communicatio in sacris' [isto é, participação em coisas sagradas] com aqueles que eram externos a ela [isto é, a Igreja Católica]."Newman acrescentou, no entanto, que era sua opinião que uma concessão poderia ser feita na qual o aluno poderia participar da oração familiar, desde que ele pegasse um crucifixo ou Jardim da Alma [livro] em suas mãos, e dissesse suas próprias orações para si mesmo durante as devoções.”   

A concessão de Newman foi resumida algumas décadas depois no Código de Direito Canônico de 1917. Embora o Cânone 1258 afirme que “não é lícito aos fiéis, de forma alguma, ajudar ativamente [active assistere] ou participar nos [ritos] sagrados dos não-católicos”, acrescentava que “presença passiva ou meramente material [praesentia passiva seu mere materialis] pode ser tolerada” em diversas circunstâncias. Já em 1917, vemos a Igreja, seguindo Newman, a fazer uma distinção crucial entre participação ativa e presença passiva no que diz respeito aos católicos que frequentam eventos de oração/adoração não-católicos. De acordo com esta distinção, os católicos não podem participar ativamente na oração das orações distintivas dos não-católicos, como se professassem fidelidade a esse sistema de crenças. Eles podem, no entanto, estar presentes passivamente com os não-católicos em tais eventos.   

Santo Afonso de Ligório (falecido em 1787) já havia aludido a tal distinção mais de cem anos antes do Código de 1917 em seu tratado Teologia Moral quando escreveu: “Não é permitido estar presente nos ritos sagrados de infiéis e hereges de tal maneira que você seria considerado em comunhão com eles”. Por outras palavras, os católicos podem estar presentes em tais ritos, desde que ajam de tal forma que seja óbvio que não concordam com o sistema de crenças; isto é, podem estar presentes com uma presença passiva .   

Em 1949, treze anos antes do Vaticano II, a Igreja começou a expressar o desejo de encontrar um caminho a seguir para curar as divisões no corpo de Cristo. A Congregação do Santo Ofício, o escritório do Vaticano então responsável pela salvaguarda da doutrina católica sobre a fé e a moral, divulgou naquele ano um documento intitulado “Sobre o Movimento Ecumênico”, que chamava a unificação de “todos os cristãos em uma única fé e Igreja verdadeira” de “uma trabalho nobre”.

Embora expressando cautela sobre reuniões e conferências “ecumênicas”, o Santo Ofício permitiu que os católicos presentes nessas reuniões se juntassem aos não-católicos na “recitação comum do Pai Nosso ou de alguma oração aprovada pela Igreja Católica… para abrir ou fechar o referido Encontros." Foi de facto um desenvolvimento na práxis da Igreja permitir que católicos e não-católicos rezassem juntos, embora usando orações aprovadas pela Igreja.    

Isto ajudou a preparar o terreno para o decreto do Concílio Vaticano II sobre o ecumenismo Unitatis Redintegratio. A Igreja ensinou neste documento: “Em certas circunstâncias especiais, como as orações prescritas ‘pela unidade’, e durante reuniões ecuménicas, é permitido, na verdade desejável, que os católicos se unam em oração com os seus irmãos separados.” No que pode ser interpretado como um maior desenvolvimento na práxis, o documento silencia sobre a questão de quais orações devem ser ditas em comum. Isto sugere que outras orações que não as aprovadas pela Igreja Católica podem ser utilizadas, desde que estejam de acordo com o depósito da fé e da verdade dos Evangelhos.   

Os Padres Conciliares enraízam este ensinamento sobre a “oração em comum” na compreensão de que “os homens que acreditam em Cristo e foram verdadeiramente baptizados estão em comunhão com a Igreja Católica, embora esta comunhão seja imperfeita”. Os Padres Conciliares afirmaram que “todos os que foram justificados pela fé no Batismo são membros do corpo de Cristo e têm o direito de serem chamados de cristãos e, portanto, são corretamente aceitos como irmãos pelos filhos da Igreja Católica”. Estes são “irmãos separados” que são chamados à “plenitude de vida em Cristo” encontrada na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Os Padres destacaram que o próprio Cristo é o “laço” que “liga os católicos aos seus irmãos separados”. Influenciando o seu pensamento aqui está uma passagem chave do Evangelho de Mateus, que eles citam: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”.  

Este decreto não era um documento atípico que seria ignorado ou esquecido pelos futuros papas. João Paulo II usou-o como trampolim para a sua encíclica Ut Unum Sint de 1995, na qual ensinava que a oração comum entre católicos e aqueles que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica é um acto de amor que conduz à unidade pela qual Cristo rezou no Evangelho de João: “para que sejam um”. Ele escreveu:

Mesmo quando a oração não é oferecida especificamente pela unidade dos cristãos, mas por outras intenções, como a paz [ou o fim do aborto, poderia ser acrescentado], ela na verdade torna-se uma expressão e uma confirmação da unidade. A oração comum dos cristãos é um convite ao próprio Cristo para visitar a comunidade daqueles que o invocam. 

Mais uma vez, é sugestivo que, tal como no decreto do Concílio Vaticano, o papa não especifique que orações devem ser feitas.   

Para João Paulo II, a oração comum entre os católicos e os irmãos separados é a prioridade número um no trabalho em direção à unidade desejada por Cristo. 

No caminho ecuménico rumo à unidade, o lugar de destaque pertence certamente à oração comum, à união orante daqueles que se reúnem em torno do próprio Cristo. Se os cristãos, apesar das suas divisões, puderem crescer cada vez mais unidos na oração comum em torno de Cristo, crescerão na consciência de quão pouco os divide em comparação com o que os une. Se se encontrarem com maior frequência e regularidade diante de Cristo em oração, poderão ganhar a coragem de enfrentar toda a dolorosa realidade humana das suas divisões, e encontrar-se-ão novamente juntos naquela comunidade da Igreja que Cristo constrói constantemente. ressuscitado no Espírito Santo, apesar de todas as fraquezas e limitações humanas.  

O Catecismo da Igreja Católica chama o desejo de recuperar a unidade de todos os cristãos como um “dom de Cristo e um chamado do Espírito Santo” (CIC 820). Ele lista a “oração em comum” como um requisito necessário para “responder adequadamente a este chamado”.   

As reivindicações específicas do Sr. Hall podem agora ser abordadas.   

1. Hall: “Desde o Concílio Vaticano II, a noção de que protestantes e católicos não devem rezar juntos saiu de moda, embora seja uma prática católica perene”.  

Resposta: Seguindo Liguori e Newman, a Igreja ensinou quase cinco décadas antes do Vaticano II – no Código de Direito Canónico de 1917 – que os católicos podem estar passivamente presentes em eventos de oração/adoração não-católicos. A CDF esclareceu 13 anos antes do Vaticano II que os católicos podem fazer orações católicas com os não-católicos. Portanto, não é uma prática católica perene que protestantes e católicos não rezem juntos. 

De fato, nos últimos 100 anos, a Igreja abriu cuidadosamente um caminho para permitir que os católicos e os irmãos separados participassem na “oração em comum”, o que leva à unidade da Igreja conforme rezou por Cristo.   

2. Hall: “No entanto, as demonstrações públicas de religiosidade com não-católicos sempre foram proibidas, especialmente aquelas lideradas por hereges e cismáticos.”  

Resposta: A Igreja, no seu desejo de trabalhar pela unidade do Corpo de Cristo, tal como rezou por Cristo no Evangelho de João, abriu um caminho para que católicos e cristãos não-católicos se reunissem, tanto privada como publicamente, em “oração comum” que está enraizada em Cristo, no reconhecimento da unidade do Batismo e no dever de glorificar a Deus. A Igreja vê tal "oração comum" como distinta da "comunicatio in sacris" [ou seja, adoração em comum], que, como escreveu o Papa Paulo VI em 1964, é proibida por Deus, uma vez que "prejudica a unidade da Igreja ou envolve aceitação formal do erro ou do perigo da aberração na fé, do escândalo e do indiferentismo”

Infelizmente, há hoje católicos que ignoram o ensinamento da Igreja sobre esta questão precisa da communicatio in sacris e que, na sua ignorância, abusam da nova latitude da Igreja quando se trata de católicos “orarem em comum” com os não-católicos. Não é o escopo deste artigo abordar esta preocupação nem como a Igreja poderia comunicar de forma mais eficaz o seu ensinamento sobre este assunto aos católicos de hoje que não vêem nenhum problema com o culto comum com os não-católicos em praticamente qualquer situação, usando orações problemáticas e não-católicos. Formas católicas de culto. 

A solução, contudo, não deve ser deitar fora o bebé juntamente com a água do banho – isto é, a Igreja proibir mais uma vez os católicos de rezarem em comum com os não-católicos. Parte da solução deve envolver uma autêntica formação da consciência católica para discernir a “voz” de Cristo, o “Bom Pastor” nesta oração comum, e, se surgir um estranho que procure perverter e destruir, “eles não o seguirão, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10:5).

No final, toda oração autêntica, quer vinda de católicos ou de irmãos separados, deve estar em conformidade com as verdades reveladas da Fé. Os católicos que, com a bênção da Igreja, rezam na presença de cristãos não católicos, devem ter sempre presente que devem rezar como católicos, e não como protestantes. Devem ter isto sempre presente, especialmente quando rezam em “oração comum” com os irmãos separados, o que a Igreja os encoraja a fazer.   

3. Hall: “Por mais nobre que seja a causa pró-vida – e é muito nobre – não há desculpa para fazer o que sempre foi considerado mortalmente pecaminoso.” Os católicos que fazem isso “não consideraram o grave mal de confraternizar num ambiente religioso em cerimônias que são [sic] odiosas a Deus por causa da heresia e do sacrilégio associados ao protestantismo”.  

Resposta: Embora não seja lícito aos católicos participar ativamente nos ritos litúrgicos dos não-católicos (communicatio in sacris), é, de acordo com um desenvolvimento na práxis da Igreja, louvável que se unam aos cristãos não-católicos em “oração comum” pela unidade da Igreja e outras intenções, como a paz, ou pelo fim do aborto. John Paul Meenan, professor de teologia no Our Lady Seat of Wisdom College, confirmou nos comentários deste artigo que a Igreja desenvolveu a sua práxis sobre a questão dos católicos rezarem com cristãos não-católicos. 

A posição da Igreja era anteriormente mais rigorosa (leia atentamente a encíclica Mortalium Animos de Pio XI de 1928 ), e havia razões para isso na altura, e ainda há. Mas há também razões para, em certas ocasiões, permitir maior amplitude à oração comum, guiada pela recta razão, pela prudência e pelo conselho. 

Meenan destacou que os católicos devem evitar qualquer escândalo ou aparência de indiferentismo ou sincretismo, e isso variará de acordo com as circunstâncias, inclusive com quem está presente (crianças vs. adultos bem formados). Não podemos participar formalmente no seu culto público, mas podemos, novamente, rezar com eles, mas sempre rezando como católicos.

Meenan dirigiu palavras de cautela àqueles que fazem “condenações gerais” aos católicos que se esforçam para “pensar com a Igreja” quando se trata do desejo da Igreja de unidade no corpo de Cristo.  

O movimento pró-vida, no qual católicos e cristãos não católicos se unem em oração comum em praça pública para invocar o nome de Jesus para acabar com a violência no útero e o flagelo do aborto, é o tipo de trabalho ecuménico que a Igreja tem chamado para. Este trabalho começa a concretizar o desejo da Igreja de unidade entre todos os seguidores batizados de Cristo. Desta forma, o movimento pró-vida está na vanguarda do trabalho da Igreja Católica pela unidade entre os cristãos.

Quando os católicos pró-vida e os irmãos separados oram juntos em nome de Jesus em vigílias, comícios e manifestações por toda a América do Norte, eles personificam a unidade dos crentes desejada por Cristo e pela Sua Igreja. A causa da vida tornou-se organicamente um dos exemplos mais significativos de ecumenismo hoje.  

O movimento pró-vida é um belo testemunho de como católicos e cristãos não-católicos crescem naquilo que João Paulo II chamou de “consciência de quão pouco os divide em comparação com o que os une”. No Evangelho de Lucas, o apóstolo João disse a Jesus que havia ordenado a um homem que parasse de expulsar demônios porque o homem não era um deles. A resposta de Jesus é relevante para o assunto em questão: “Não o proibais; pois quem não está contra você está a seu favor”.

 

Fonte - crisismagazine

Um comentário:

Anônimo disse...

A citação do versículo na última frase do último parágrafo, é verdade, contudo, não complementar com outra passagem Bíblica que Jesus diz, nem todo aquele que fala Senhor, Senhor será salvo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...