terça-feira, 13 de agosto de 2024

“Seja fiel até a morte”: como os católicos podem re-evangelizar aqueles que se afastaram

Muitos católicos que deixam a Igreja o fazem por causa de algum grau de influência modernista baseada na evolução, o que nos deixa responder a todas as questões importantes: o que podemos fazer para ajudá-los a voltar?

Featured Image
O ícone de Cristo, o Noivo

 

“Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10)

Neste artigo, vou compartilhar uma visão que acredito que poderia ajudar todos nós a chegar de forma mais eficaz aos católicos que deixaram a Igreja. Enquanto, em nossa experiência no Centro Kolbe, os católicos que deixam a Igreja o fazem na maioria dos casos por causa de algum grau de influência modernista baseada na evolução, a percepção que vou compartilhar poderia ajudar mesmo nos casos em que um católico deixou a Igreja por algum outro motivo. Eu ganhei essa visão quando fui recentemente convidado para ter uma série de reuniões on-line com um católico que foi criado evangélica, convertido à fé católica como um jovem adulto, e depois me tornei um ateu sob a influência de ateus proeminentes da internet. Como agora explicarei, como pensei e orei sobre como chegar até ele, Nosso Senhor e Nossa Senhora me mostraram que minha maneira normal de alcançar os católicos que deixaram a Igreja quando jovens (ou velhos) adultos era fundamentalmente falha e que eu precisava adotar uma abordagem diferente – uma abordagem que tentarei explicar neste artigo.

Nosso Noivo Celestial
 

Individualismo heróico ou infidelidade grosseira?

Em todo o mundo ocidental e além, respiramos uma atmosfera de individualismo que nos condiciona a acreditar que uma pessoa que deixa a Igreja porque encontra boas razões para rejeitar uma ou mais doutrinas da Fé merece pelo menos alguma medida de respeito por sua “honestidade intelectual”. Mas isto é uma ilusão. Qualquer um que tenha atingido a idade da razão que faz um compromisso público de seguir Nosso Senhor Jesus Cristo em Sua Igreja até a morte – especialmente no contexto de um Sacramento, seja o Santo Batismo ou a Confirmação – voluntariamente entrou em um relacionamento de aliança com nosso Noivo Celestial. Tal pessoa deve ser ensinada a entender que ele ou ela foi incorporado na Noiva de Cristo, a Santa Igreja Católica, e prometeu fidelidade eterna ao Noivo Celestial.

A profissão de fé de um católico na recepção do sacramento da Confirmação é análoga aos votos de casamento. Considere uma mulher que se casa com um homem e promete fidelidade a ele até a morte. Por um tempo depois de seu casamento sacramental, ela nutre seu relacionamento com ele, orando com ele, sendo sua companheira de ajuda e tendo uma comunicação diária íntima com ele. Então, um dia, uma de suas “namoradas” – é melhor identificada como “conhecedores” porque nenhum verdadeiro “amigo” se comportaria dessa maneira – diz a ela que viu alguns documentos que mostram que seu marido era realmente casado com outra mulher que ainda está vivendo. A esposa chocada se aproxima de seu marido com essa afirmação, e ele categoricamente a nega. Então, por um tempo, a esposa retoma seu relacionamento normal com o marido. Mas uma dúvida continua a atraí-la, então ela decide procurar seu “amigo” para corroborar sua alegação de que seu marido é a bigamista. O “amigo” promete fornecer todos os tipos de corroboração para sua reivindicação e convida a esposa agora suspeita a se juntar a ela e a um grupo de seus “amigos” que ajudaram muitas outras esposas feridas a descobrir as infidelidades de seus maridos. Em um tempo muito curto, o relacionamento da esposa com o marido foi efetivamente destruído, muito antes de qualquer “prova” definitiva da infidelidade de seu marido ter sido fornecida.

Exatamente o mesmo processo ocorre com os católicos que são tentados a quebrar sua aliança solene com Deus. Em vez de se associar com os Amigos de Cristo – especialmente buscando a companhia dos santos (através da oração e da meditação em suas vidas santas) e outros católicos devotos – e em vez de manter uma vida de oração regular e recepção frequente dos Sacramentos, os católicos caídos (ou caindo) ouvem seus “amigos” que lhes dizem que o Noivo Celestial não é o Deus-Homem perfeitamente verdadeiro e santo que eles foram levados a acreditar. Eles poderiam passar o tempo com St. Teresa de Ávila, São João da Manhã. O Bento XVI e São Padre Pio, mas eles preferem passar tempo com ateus da internet como T. Saltar, Erika “Gutsick” Gibbon e Swamidass. O católico suspeito gradualmente deixa de dedicar tempo à meditação sobre os ensinamentos do Esposo Celestial, e à comunicação íntima e colaboração com Ele, e, eventualmente, deixa de receber os sacramentos, gastando cada vez mais do seu tempo com seus “amigos”, que apontam cada vez mais dos supostos defeitos no caráter de Cristo e Sua Igreja. Em pouco tempo, seu relacionamento com Cristo foi efetivamente destruído, muito antes de qualquer “prova” definitiva da falta de credibilidade de Cristo ter sido fornecida.

Shakespeare escreveu uma peça inteira sobre um homem honrado chamado Otelo, que permite que um conselheiro satânico chamado Iago destrua sua fé na fidelidade de sua esposa através de falsas evidências circunstanciais de seu suposto adultério. Os católicos que corretamente agonizam com o espetáculo do tratamento injusto de Otelo de sua esposa Desdêmona devem perceber que seus amigos católicos e familiares que abandonam a prática de sua fé depois de atingir a idade da razão são culpados de uma injustiça ainda pior do que Otelo. Isto porque o Nosso Noivo Celeste é o “Cordeiro de Deus” sem defeito, em comparação com os quais até a pureza e a fidelidade de Desdêmona sofrem de inúmeras imperfeições.

O Cordeiro de Deus
 

O dever de nutrir a fidelidade

Como diretor de educação religiosa e membro ativo da Legião de Maria em uma paróquia por treze anos, tive muitas oportunidades de ver adultos e jovens adultos entrarem na Igreja ou fazerem profissões de fé na Igreja, apenas para abandonar a prática da fé dentro de poucos anos de sua profissão solene. Acredito que parte da culpa pela frequência com que este trágico cenário se repetiu na paróquia foi a incapacidade de ensinar os convertidos e confirmados igualmente a sacralidade da aliança em que eles entraram com seu Esposo Celestial – e a falha em semelhar seu compromisso com Nosso Senhor Jesus Cristo em Sua Igreja com o compromisso que um dos cônjuges faz com outro no Santo Casamento. Entendida nesta luz, os convertidos e confirmados teriam sido ensinados seu dever de proteger e nutrir seu relacionamento de aliança com Nosso Senhor Jesus Cristo ainda mais zelosamente do que maridos e esposas protegem e nutrem seu relacionamento de aliança. Como é ridículo, à luz desta verdade, que tantos – de fato, na maioria das paróquias, a maioria da maioria – abandonem a prática da Fé por supostas “razões de consciência”!

Converse com qualquer cônjuge que tenha mantido com sucesso a fé e entregue a Fé a uma grande família através de um tempo de vida de sacrifício, e eles vão rir da mera noção de que poderiam ter feito isso se não tivessem mantido um relacionamento íntimo com Deus e uns com os outros, protegendo seus corações contra o menor movimento de mente ou coração em direção à infidelidade ou desconfiança de seu amado. Pergunte-lhes o que eles pensariam de um jovem marido e mulher que não se comprometessem com a comunicação íntima regular com Deus e uns com os outros, e eles preveem as consequências mais terríveis para seu relacionamento, sem arrependimento sincero e um firme compromisso de começar e manter essa dupla intimidade. No entanto, todos nós conhecemos católicos que, como jovens adultos ou adultos, se convertem ou confirmandi solenemente professaram sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, que agora professam abandonar a aliança que fizeram para “razões de consciência”.

Ao examinar, essas “razões de consciência” geralmente se apresentam argumentos contra uma ou mais doutrinas da fé ou uma resposta a escândalos na Igreja análogo à evidência circunstancial de Iago para a infidelidade de Desdêmona a Otelo. Visto sob esta luz, qualquer convertido ou confirmador que segue com seu compromisso de nutrir um relacionamento íntimo com Deus dia a dia e momento a momento nunca permitiria que qualquer escândalo ou argumento contra a fé o enganasse para quebrar sua aliança. No entanto, o mundo está repleto de dezenas de milhões de católicos que fizeram exatamente isso.

St. (que não é) A Teresa de Lisieux
 

A revelação e a relação

Um argumento comum dos católicos caídos é que, se Deus existisse e fosse justo, Ele tornaria a verdade de Sua Revelação tão óbvia que seria impossível para qualquer um ser condenado através da incredulidade. Um católico caído recentemente me disse que se Deus fizesse a Bíblia brilhar toda vez que alguém a abrisse, seria um sinal claro de que a Bíblia é divina. No entanto, essa maneira de pensar reflete uma profunda ignorância do caráter de Deus e de Seu propósito declarado na criação da humanidade. Nosso Senhor não nos convidou a reconhecer Sua existência e a verdade de Sua Revelação do caminho pela qual chegamos a uma prova geométrica – embora existam certas verdades da Fé, como a existência de um Ser Supremo, que podem ser determinadas somente pela Razão. Pelo contrário, Nosso Pai Celestial nos criou para sermos Seus filhos por adoção e para receber Sua Revelação em relação a Ele como nosso Pai, a Jesus como Nosso Irmão e Redentor, e ao Espírito Santo como Nosso Advogado e Conselheiro, como membros da Família de Deus, a Igreja Católica, na qual os Santos Anjos e Santos nos dão exemplos sublimes de vidas vividas em comunhão com a Santíssima Trindade.

Quando me converti à Fé Católica como um calouro de dezoito anos na Universidade de Princeton, um dos “motivos de credibilidade” que levaram à minha conversão foi a minha leitura dos tomos originais da Vida dos Santos de Samuel Butler na Biblioteca de Pedras de Fogo, a poucos passos da Capela da Universidade de Princeton, onde fui finalmente batizado e confirmado. Era evidente para mim que os relatos históricos de Butler de homens, mulheres e crianças, de todas as esferas da vida, de todas as partes do mundo, que viveram o mesmo tipo de vida que Jesus viveu quando andou na terra testemunhou a Verdade da Fé Católica e para a realidade da presença viva de Cristo nos membros do Seu Corpo Místico, a Igreja Católica. Estou convencido de que qualquer católico que leia a vida dos santos diariamente, permanecendo em estado de graça, praticando a oração mental todos os dias, recebendo os sacramentos e cumprindo os deveres de seu estado de vida, nunca vai apostatar. Por outro lado, qualquer católico que não faça essas coisas será facilmente desviado, especialmente se ele tiver a infelicidade de perder o estado de graça – porque nossas mentes não são páreo para os demônios, a menos que estejamos unidos a Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora Santíssima e à nossa Sagrada Família, a Igreja Católica.

 

Mil dificuldades não fazem uma dúvida

Apesar de tudo o que foi dito acima, seria extremamente ingênuo pensar que mesmo os católicos que nutrem uma relação íntima com Deus desde o momento de sua profissão não enfrentam desafios para sua fé e fidelidade. Até a pequena flor, St. Teresa de Lisieux, saudada pelo Papa São. Pio X como “a maior santa dos tempos modernos”, sofreu terríveis tentações contra sua fé em sua última agonia. Ela escreveu:

Se você soubesse que pensamentos assustadores me obcecam. Ore muito por mim para que eu não escute o Diabo que quer me convencer sobre tantas mentiras. É o raciocínio dos piores materialistas que é imposto à minha mente. Mais tarde, incessantemente fazendo novos avanços, a ciência irá explicar tudo naturalmente. Teremos a razão absoluta de tudo o que existe...

A diferença entre a Pequena Flor e tantos milhões de católicos que quebraram seus votos solenes a Deus com apelos à “ciência” ou “razões de consciência” é que ela alimentou um relacionamento íntimo com seu Noivo Celestial desde a infância. Ela sabia que o Dom da Fé que ela havia recebido Dele era SUPERNATURAL e não poderia ser provada ou refutada pela luz da razão natural – mesmo que soubesse que nada na fé única, santa, católica e apostólica era contra a razão.

Jovens convertidos adultos ou adultos bem instruídos conhecem seu dever de nutrir um relacionamento íntimo com seu Noivo Celestial, especialmente através da oração mental. Tais almas podem de fato experimentar tentações contra a Fé, algumas das quais podem assumir a forma de argumentos contra uma ou mais doutrinas da Fé. Mas tais almas se esforçarão para proteger seu relacionamento com o Noivo Celestial tão zelosamente quanto St. José protegeu sua relação com a Virgem Maria. Eles frequentarão os sacramentos e manterão sua regra de oração – incluindo a oração mental regular – inflexivelmente; e levarão suas dificuldades resultantes de escândalos ou argumentos contra a Fé a um confessor sábio e santo, em vez de promiscuamente tentar avaliá-los, digamos, na internet. Fazer este último é arriscar a mesma calamidade que Otelo cujo julgamento não era mais páreo para a astúcia satânica de Iago do que o julgamento da maioria dos jovens adultos convertidos ou confirmados quando eles confrontam a astúcia satânica dos ateus da internet popular.

A tentação de Cristo
 

Fidelidade requer responsabilidade

Assim como as testemunhas de um casamento católico têm a grave responsabilidade de responsabilizar os cônjuges recém-casados para cumprir os votos que professavam, assim também as testemunhas de conversões ou confirmações de adultos têm a grave responsabilidade de responsabilizá-los para cumprir seus votos a Deus. Um convertido ou confirmar e quem abandona a prática da Fé por causa de algum escândalo ou argumento contra uma ou mais doutrinas da Fé deve ser chamado por sua infidelidade. Ele deve ser lembrado de que abandonar a prática da Fé por causa de algum escândalo ou por algum suposto erro doutrinário é cair no erro fatal de Otelo e arriscar destruir seu relacionamento com o Noivo Celestial por causa de uma mentira alegada por algum Iago dos últimos dias cuja inveja demoníaca o levou a semear sementes de infidelidade.

Para aqueles em nossas famílias, amigos ou conhecidos que estão vacilando ou que já apostataram, estas poucas recomendações finais, combinadas com oração e sacrifício, podem ainda ser úteis:

Em primeiro lugar, podemos convidá-los a ponderar a verdade de que um Deus infinito, transcendente e auto-existente só poderia ser conhecido por nós seres contingentes pelo dom da fé sobrenatural, elevando-nos acima das limitações do nosso nada relativo e permitindo-nos participar da vida e do conhecimento de Deus Todo-Poderoso. Claro, Ele nos dá o que a Santa Igreja chama de “motivos de credibilidade”, mas o conhecimento real dEle que ansiamos só pode ser obtido pelo dom sobrenatural da fé. Tendo sido criado como um humanista secular agnóstico, entendo muito bem como é fácil para nós tratarmos Deus como igual, e pensar que Ele nos deve o mesmo tipo de boa-fé que exigiríamos de outro ser humano. Mas mesmo um pouco de reflexão sobre o golfo que separa o finito do infinito deve ser suficiente para mostrar o absurdo de assumir uma atitude diferente de uma de extrema humildade.

Em segundo lugar, uma vez que os católicos adultos receberam o inestimável Dom de Fé sobrenatural, seria bom pedir-lhes para considerar uma variação da Aposta de Pascal. Se o Deus do cristianismo é real e verdadeiro, então seria muito importante que eles não fizessem nada que ponha em risco sua comunhão com Ele e faça todo o possível para manter um relacionamento humilde com Ele enquanto eles se esforçam para resolver suas dificuldades – para que não sejam trocados a promessa de felicidade eterna por um estado livremente escolhido de miséria eterna.

Finalmente, seria bom lembrá-los da realidade do mundo espiritual, e especialmente do diabo e de seus demônios, como atestado pelo testemunho de sacerdotes exorcistas até os nossos dias, para que eles enfrentem a possibilidade real de que possam ser enganados pelos brilhantes intelectos dos espíritos malignos, especialmente quando nossos irmãos e irmãs católicos se separaram do Noivo Celestial e de Seus Sacramentos que dão vida. Podemos encaminhá-los ao testemunho de exorcistas contemporâneos em links como o Pe. Chad Ripperger ou o mais famoso exorcismo público na história da Igreja, o Exorcismo de Nicola Aubrey, testemunhado por mais de 100.000 pessoas, incluindo céticos altamente educados e anticatólicos, bem como católicos, para levar para casa a realidade do mundo espiritual. Isso é especialmente importante – porque os ateus e apologistas anticatólicos na internet, em muitos casos por ignorância e não por malícia deliberada, raramente têm respeito por essas realidades espirituais.   Assim, eles facilmente permitem que a si mesmos e aqueles que os seguem sejam cegados e desviados, alheios ao fato de que aqueles que quebram sua aliança com o Noivo Celestial se entregam aos demônios para serem punidos como rompedores da aliança.  

Através das orações do Imaculado Coração de Maria, que o Espírito Santo nos conceda a graça de permanecer fiéis ao Nosso Noivo Celestial e atrair todas as almas que conhecemos ou encontramos a Jesus através de Maria! Amém.  

Festa da Santa Transfiguração

Hugh Owen, diretor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...