terça-feira, 17 de setembro de 2024

O Papa e outras religiões

https://d2ipgh48lxx565.cloudfront.net/uploads/article_66e825afc056b.jpg?Expires=1729202918&Signature=P8Nmbw-54SccPnBhTZ-SNEu3zySdOX62I~4jXrS1nNLd7DOyLkMAaZHqGyklWKpBfXIb89dyFLQOtyRS3WxChdVtHjh3Q-n-2WQ6L38kbOFR83~oXX35VvpdZqZlzjLq1qGLPuwQcRmVB73GCnezD7aMAQaMgR-s8ddMwSFsfkq45d2ggOTUT6lKQjuXogPxprm~JAHTxy0LG~DgzI0FBS0tST4Cq85eWlhqMS1ACdhhLQ2wa9tiGYnmGrBQj9y3cqrj6LXd01aoEObpGqPOUtjq4EehCXtU~u28JpZH8wkdHxrLMhYbkutUfo1JueaJ1z2F3FT7fwyW9yCWUiopUw__&Key-Pair-Id=APKAIN7SVXNLPAOVDKZQ
Papa Francisco

 

Papa Francisco tem o hábito, já bem estabelecido, de dizer coisas que deixam os ouvintes confusos e esperando que ele quis dizer algo diferente do que realmente disse.

No final da sua recente viagem a Singapura, o Papa deixou as suas observações preparadas para um grupo inter-religioso de jovens e ofereceu algumas reflexões gerais sobre a religião. Dado que os seus comentários eram extemporâneos, faltava-lhes naturalmente a precisão que um texto preparado normalmente teria, e por isso esperamos que o que ele disse não seja exactamente o que queria dizer.

Segundo reportagens, o Papa Francisco sugeriu que “[As religiões] são como línguas diferentes para chegar a Deus, mas Deus é Deus para todos. Visto que Deus é Deus para todos, então somos todos filhos de Deus.” Ele continuou dizendo: “Se você começar a lutar, 'minha religião é mais importante que a sua, a minha é verdadeira e a sua não', aonde isso nos levará?" Só existe um Deus, e cada um de nós tem uma linguagem para chegar a Deus. “Alguns são sikhs, muçulmanos, hindus, cristãos e têm caminhos diferentes [para Deus].” A intenção positiva do Santo Padre aqui era óbvia.

Francisco acrescentou então um apelo para entrar no diálogo inter-religioso. Ele falou sobre o diálogo como se fosse um fim em si mesmo. “O diálogo inter-religioso”, disse ele, “é algo que cria um caminho”. A questão então é: um caminho para onde?

Que todas as religiões tenham peso igual é uma ideia extraordinariamente falha que o Sucessor de Pedro parece apoiar. É verdade que todas as grandes religiões expressam um anseio humano – muitas vezes com beleza e sabedoria – por algo mais do que esta vida. Os humanos têm necessidade de adorar. Esse desejo parece estar embutido em nosso DNA. Mas nem todas as religiões são iguais no seu conteúdo ou consequências. Existem diferenças substanciais entre as religiões mencionadas pelo papa. Eles têm noções muito diferentes sobre quem é Deus e o que isso implica para a natureza da pessoa humana e da sociedade. Como São Paulo pregou há dois mil anos, a busca por Deus pode assumir muitas formas imperfeitas, mas cada uma delas é uma busca imperfeita pelo Deus único, verdadeiro e trino da Sagrada Escritura. Paulo condena as falsas religiões e prega Jesus Cristo como a realidade e o cumprimento do Deus desconhecido a quem os gregos adoram (Atos 17:22–31). 

Simplificando: nem todas as religiões procuram o mesmo Deus, e algumas religiões são erradas e potencialmente perigosas, material e espiritualmente.

Os católicos acreditam que Jesus Cristo, de uma vez por todas, revelou a toda a humanidade quem é Deus. Ele nos redimiu com sua morte e ressurreição e nos deu a comissão de trazer toda a humanidade a ele. Como a nossa fé ensina muito claramente, só Jesus Cristo salva. Cristo não é apenas um entre outros grandes mestres ou profetas. Tomando emprestado um pensamento de CS Lewis, se Jesus fosse apenas um entre muitos, ele também seria uma bagunça, porque ele afirmou enfaticamente que: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Um Deus amoroso pode aceitar a adoração de qualquer coração sincero e caridoso – mas a salvação só vem através do seu único filho, Jesus Cristo.

É por isso que Jesus não disse: “Continue no seu caminho e vamos conversar sobre isso”.

Somos chamados de cristãos porque acreditamos que Jesus Cristo é Deus, a segunda pessoa da Trindade. Desde o início da nossa fé, os seguidores de Cristo foram únicos entre as religiões mundiais porque aceitaram como verdadeira a afirmação extraordinária de Cristo de que ele é Deus - em parte por causa dos seus milagres, em parte por causa da sua pregação, mas em última análise por causa da sua morte e morte corporal. ressurreição. Os cristãos também sempre acreditaram que esta realidade torna o cristianismo categoricamente distinto de todas as outras religiões e, por sua vez, exige um compromisso total das nossas vidas. (Para a cristologia da Igreja, ver: o Novo Testamento, o Concílio de Nicéia, o Concílio de Éfeso, o Concílio de Calcedônia, o Concílio de Trento, o Concílio Vaticano II, O Catecismo da Igreja Católica, o documento do Vaticano Dominus Jesus, que todos, entre muitos outros, ensinam claramente a divindade de Cristo e o seu papel único na história da salvação.)

Sugerir, mesmo que vagamente, que os católicos trilham um caminho mais ou menos semelhante para Deus, como outras religiões, drena o significado do martírio. Por que desistir da sua vida por Cristo quando outros caminhos podem nos levar ao mesmo Deus? Tal sacrifício seria insensato. Mas o testemunho dos mártires é tão importante hoje como sempre. Vivemos numa época em que a religião dominante é cada vez mais a adoração de si mesmo. Precisamos dos mártires – e de cada um de nós como confessor de Jesus Cristo – para lembrar a um mundo incrédulo que o caminho para uma vida genuinamente rica é entregar-se plenamente ao outro.

O bispo de Roma é o chefe espiritual e institucional da Igreja Católica em todo o mundo. Isto significa, entre outras coisas, que ele tem o dever de ensinar claramente a fé e de pregá-la evangelicamente. Comentários soltos só podem confundir. No entanto, com demasiada frequência, a confusão infecta e mina a boa vontade deste pontificado.

Os cristãos afirmam que somente Jesus é o caminho para Deus. Sugerir, sugerir ou permitir que outros inferam o contrário é uma falha no amor, porque o amor genuíno sempre trará o bem do outro, e o bem de todas as pessoas é conhecer e amar Jesus Cristo, e através dele o Pai que nos criou.

Charles J. Chaput, OFM Cap., é o arcebispo emérito da Filadélfia.

 

Fonte -  firstthings

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...