sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Os Nove Níveis da Oração

 O catolicismo desenvolveu a melhor “escola de oração” disponível, mas ela está praticamente esquecida hoje em dia.

https://crisismagazine.com/wp-content/uploads/2024/09/4982990220_c9093541e4_b.jpg


Por Eric Sammons

 

Anos atrás, eu estava envolvido em um fórum online de apologética protestante. Ao contrário de muitos fóruns online, este incluía muitas pessoas muito brilhantes e respeitosas que debatiam teologia habilmente sem rancor. Quase todos os pontos de vista estavam representados: calvinistas, evangélicos, liberais, conservadores, até mórmons e unitaristas. Eu, no entanto, era o único participante católico. Uma das grandes coisas sobre ser um participante era que eu realmente tinha que saber como defender minha fé, pois fazer qualquer declaração teológica — seja sobre justificação ou a Presença Real ou moralidade ou qualquer outra coisa — resultaria em desafios de todas as direções.

No entanto, um dia, o tópico da oração surgiu. Um protestante que era amigável com os católicos observou que o catolicismo realmente tem a mais profunda e rica tradição de oração, sem dúvida. Ele lamentou que grande parte do protestantismo tenha abandonado essa tradição. O que me surpreendeu foi a reação que ele obteve dos outros participantes do fórum: concordância total. Embora eles não pudessem concordar com os princípios básicos do cristianismo e nunca tenham considerado o catolicismo uma opção verdadeiramente legítima, todos concordaram prontamente que o catolicismo desenvolveu a melhor "escola de oração" disponível.

Infelizmente, essa tradição é em grande parte esquecida na Igreja hoje. O católico médio sabe pouco sobre oração, além de como dizer o Pai Nosso e a Ave Maria e como pedir a Deus por algum desejo ou necessidade. Meditação, contemplação, oração mística – essas se tornaram ideias obscuras para o católico de hoje. No entanto, a oração é a força vital da vida espiritual. Misturando minhas metáforas, a oração pode ser comparada a respirar a vida física – sem oração constante, a vida espiritual perecerá. Por 2.000 anos, a Igreja estudou a oração e, ao fazê-lo, deu a seus filhos um caminho a seguir para crescer em união mais profunda com Deus. Não haverá como escapar da crise da Igreja em que nos encontramos hoje se os católicos não retornarem a vidas de oração – é a base para qualquer reforma legítima da Igreja.

Há muitas “classes” dentro da escola católica maior de oração: beneditina, franciscana, inaciana, só para citar algumas. Mas a maioria concordará que é com os carmelitas, particularmente como encontrado nos ensinamentos de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, onde ocorre o florescimento completo da tradição católica de oração. Ao estudar os vários tratados sobre oração e a vida mística, encontramos muitas variações menores; no entanto, o que entra em foco é uma tradição geralmente aceita de nove “níveis” de oração que o católico ascende em sua vida de oração.

Antes de descrever os nove níveis ascendentes, deixe-me primeiro mencionar alguns termos gerais com relação à oração. Primeiro, a distinção entre  oração ascética  e  oração mística. A oração ascética enfatiza a cooperação do homem   com a graça; o iniciador primário desse tipo de oração é o homem. A oração mística, por outro lado, é iniciada por Deus. O papel do homem é ser  receptivo. É importante lembrar, no entanto, que esses dois tipos de oração existem em todos os níveis; eles trabalham juntos e não devem ser mantidos em oposição. Alguns níveis, porém, são principalmente ascéticos, enquanto outros são principalmente místicos.

Além disso, os nove níveis de oração podem ser agrupados em três “Caminhos”PurgativoIluminativoUnitivo. O Caminho Purgativo é próprio para iniciantes na vida cristã. Seu objetivo é domar o corpo, e sua ênfase está na purificação ascética do eu. O Caminho Iluminativo é o caminho da Contemplação Infusa, no qual um conhecimento experiencial e intuitivo de Deus é sobrenaturalmente infundido na alma. O Caminho Iluminativo é o começo da oração mística. O terceiro caminho, o Caminho Unitivo, é próprio para o “perfeito”. É a união íntima da alma contemplativa com Deus. Cada um desses caminhos será explicado em mais detalhes em artigos futuros.

Finalmente, entre cada um dos três caminhos há uma “ponte” que marca o avanço da alma de um caminho para o outro. A ponte entre o Caminho Purgativo e o Caminho Iluminativo é a Noite Escura dos Sentidos, na qual a alma é purgada de todo consolo dos sentidos. A ponte entre o Caminho Iluminativo e o Caminho Unitivo é a Noite Escura da Alma, na qual a alma é purgada de todo consolo do intelecto, mente e memória.

É muito importante notar que há alguma fluidez entre esses níveis e o tempo que uma pessoa passa em cada um. Alguns níveis são sempre experimentados, enquanto outros níveis são apenas atingidos ao longo de um longo período de tempo.

Com isso, aqui estão os nove níveis de oração:

Oração Ascética

Caminho Purgativo

1. Oração Vocal

2. Meditação

3. Oração Afetiva

4. Lembrança adquirida

Ponte: Noite Escura dos Sentidos

Oração Mística

Caminho Iluminativo

5. Contemplação Infundida

6. Oração do Silêncio

Ponte: Noite Escura da Alma

Caminho Unitivo

7. União Simples

8. União Conforme

9. Transformando a União

O Caminho Purgativo
Como diz o ditado, é preciso engatinhar antes de poder andar. Na vida de oração, uma alma começa com aqueles primeiros movimentos tentativos em direção a Deus. Esses movimentos são chamados de “Caminho Purgativo” e também se enquadram na categoria de “oração ascética”, o que significa que o iniciador primário desses níveis de oração é o homem. Claro, todo movimento em direção a Deus requer graça, mas a ênfase durante o Caminho Purgativo é a cooperação do homem com essa graça.

Nível 1: Oração vocal
Qual é a primeira oração que os católicos ensinam aos seus filhos? Normalmente é algo como o Pai Nosso, a Ave Maria ou talvez uma graça antes das refeições ou na hora de dormir. Em outras palavras, oração vocal. Oração vocal é, simplesmente, orações ditas em voz alta. Antes que alguém possa meditar sobre os mistérios da fé ou contemplar realidades divinas, ele deve primeiro dizer suas orações em voz alta. O homem é um composto de corpo e alma e, portanto, o corpo – incluindo a voz – deve estar envolvido na oração. E é importante lembrar que ninguém – quero dizer, ninguém – abandona esse nível completamente. Até os maiores místicos fizeram orações vocais até o dia da morte. Mas com o tempo, a oração vocal pode ser combinada com outras formas de oração, como a meditação.

Claro, qualquer um pode externamente dizer orações, mas isso não significa que ele esteja realmente orando. Para que a oração vocal seja verdadeiramente oração, dois componentes são necessários: (1) atenção; e (2) devoção. Uma pessoa deve estar ciente do que está dizendo, e deve estar dizendo isso com amor. Nosso Senhor adverte contra a oração vocal que é dita sem atenção e devoção quando ele avisa: “não acumulem vãs repetições, como os gentios; pois pensam que por suas muitas palavras serão ouvidos” (Mateus 6:7).

Nível 2: Meditação
Durante a meditação, aplica-se a mente a alguma verdade sobrenatural para penetrar seu significado. É principalmente um ato do intelecto, mas a vontade também entra em jogo, já que o propósito da meditação é excitar a vontade de amar.

Em geral, há três elementos na meditação:

(a)  Consideração: Pense sobre a questão sobrenatural e pondere o que ela significa. Por exemplo, alguém pode meditar sobre a Encarnação – que Deus se tornou homem.

(b)  Aplicação: Aplique a verdade à própria vida espiritual. Se Deus se tornou homem, por que ele fez isso? Os Padres disseram que era para que o homem pudesse se tornar como Deus – portanto, o propósito da vida espiritual é se tornar mais e mais conforme à imagem de Deus.

(c)  Resolução: Resolva maneiras práticas de fazer a aplicação desta verdade ocorrer na vida de alguém. Se o destino do homem é o próprio Deus, então que virtudes me faltam para ser mais como Deus?

Meditação é o primeiro estágio de qualquer oração séria, e é fundamental para os estágios seguintes. Foi dito que se uma pessoa medita diariamente, em um curto período de tempo ela parará de cometer pecados sérios ou parará de meditar. Meditação também é algo que pode ser frutífero em qualquer nível de oração; Santa Teresa de Ávila disse que ela sempre começava sua oração lendo alguma obra espiritual e meditando sobre ela. Isso a levaria a outros níveis mais elevados de oração.

Provavelmente, a grande maioria dos católicos está familiarizada com os dois primeiros níveis de oração que analisei, oração vocal e meditação. Afinal, ambos os níveis estão envolvidos nas formas mais comuns de oração, como o Rosário. Muitos católicos também podem ter ouvido falar de níveis mais elevados de oração, como as experiências místicas de uma Santa Catarina de Siena ou um São João da Cruz. Mas, na verdade, há mais dois níveis de oração ascética; ou seja, oração iniciada pelo homem: Oração Afetiva e Recolhimento Adquirido.

Nível 3: Oração Afetiva
No nível anterior de oração, chamado meditação, o intelecto predomina: a pessoa pensa em alguma verdade sobrenatural e faz um esforço para aplicar essa verdade à sua vida. Neste terceiro nível de oração, chamado “Oração Afetiva”, a vontade começa a dominar em vez do intelecto. O que isso significa? Ao contrário da meditação, onde o intelecto trabalha para considerar a verdade sobrenatural, durante a Oração Afetiva a alma recebe certas consolações a respeito dessa verdade que impressionam a vontade. Essas consolações levam a pessoa a fazer atos de amor para com o Senhor. Gosto de pensar nessa atividade como uma “Resolução sobrenatural de Ano Novo”. Ao fazer uma resolução no início do ano, a pessoa simplesmente diz que fará isso e aquilo e então se esforça para mantê-la. No entanto, na Oração Afetiva, a vontade faz uma certa resolução, auxiliada pela graça, que leva a pessoa a fazer uma verdadeira mudança em sua vida. Por exemplo, a alma pode estar meditando sobre a flagelação no pilar, e reconhecendo o sofrimento de Cristo por nossa causa, pode resolver viver uma vida mais rigorosa de penitência. Essa resolução não causa uma sensação de fardo ou angústia, no entanto, mas, em vez disso, enche a alma com profunda consolação e alegria.

Este nível, no entanto, pode ser espiritualmente perigoso. Agora que a oração tem consolações anexadas a ela, a pessoa pode cair na “gula espiritual”, desejando as consolações da oração para si mesma. Assim, alguém pode ficar preso neste nível e acreditar que sua oração é “frutífera” porque recebe consolações. Mas a verdade é que a única indicação de se a oração é frutífera é se a pessoa está crescendo em virtude, caridade e abnegação. As consolações são maravilhosas, mas são um meio para um fim (que é a união com Deus), não o fim em si mesmas.

Nível 4: Recolhimento Adquirido
Neste nível final do Caminho Purgativo, a alma ainda está no domínio da oração ascética; então, mesmo neste quarto nível, o homem ainda é o iniciador primário.

Este nível, também chamado de “oração da simplicidade” ou “olhar simples”, é o olhar amoroso simples sobre o objeto divino. Nele, a pessoa usa suas faculdades para focar no Senhor, não usando o intelecto, a imaginação ou a emoção. É um olhar simples da vontade.

A recordação adquirida exige a maior recordação e requer que a pessoa domine suas faculdades de intelecto e vontade. Isso é para que ela possa estar completamente focada no Senhor e ficar quieta por dentro.

Note que o Recolhimento Adquirido não deve ser forçado e não é apropriado para todas as pessoas. Se alguém está colhendo frutos de um estágio anterior, não há razão para forçar a esse nível. Além disso, uma mãe não deixaria sua filha de 10 anos em uma capela de adoração e apenas diria a ela: "Olhe para Jesus, sem pensar em nada além dele". Ela simplesmente não conseguiria fazer isso e isso poderia realmente ser prejudicial para ela, pois ela associaria o tédio à oração. Mas há uma certa beleza sobre esse nível, pois ele começa a deixar o domínio do homem e entra no domínio de Deus: a oração não é mais apenas sobre o que ela faz a  você, mas é cada vez mais direcionada a Deus.

Este nível de oração atinge os limites do que o homem pode iniciar na oração; todos os passos além deste são iniciados por Deus.

O Caminho Iluminativo

A Noite Escura dos Sentidos
A maioria das pessoas conhece a obra de São João da Cruz chamada “A Noite Escura”. No entanto, poucas pessoas realmente a leram ou realmente entenderam o que ele quer dizer com “Noite Escura”. Primeiro, na verdade, existem duas Noites Escuras: a Noite Escura dos Sentidos e a Noite Escura da Alma (ou Espírito). A primeira forma a ponte entre os Caminhos Purgativo e Iluminativo e a segunda é a ponte entre os Caminhos Iluminativo e Unitivo da oração.

Infelizmente, “Noite Escura” se tornou um termo usado muito vagamente para designar qualquer momento difícil ou deprimente na vida. Mas esse não é o significado que São João da Cruz dá a “Noite Escura”. Esses dois estágios não são causados ​​por eventos externos, como a perda de um emprego ou a morte de um ente querido. Em vez disso, eles são causados ​​por Deus somente, que usa as Noites Escuras para purgar a alma dos apegos às coisas deste mundo.

Vamos dar uma olhada na primeira Noite Escura, a dos sentidos. Como dito anteriormente, este estágio da oração forma a ponte entre o quarto e o quinto níveis de oração, ou entre os Caminhos Purgativos e Iluminativos. Neste estágio, Deus se torna o iniciador primário da oração, não o homem. Enquanto no Caminho Purgativo, o dever primário do homem é cooperar ativamente com a graça, neste nível, o dever do homem é ser passivamente receptivo à graça.

Mas em que consiste a Noite Escura dos Sentidos? Primariamente, envolve uma série prolongada de aridez em que a alma experimenta a secura na oração. É um estado doloroso que testa a alma para ver se ela deseja a oração pelas consolações ou porque deseja o próprio Deus. Nesta fase, a capacidade de meditar se torna difícil, até mesmo dolorosa, pois nenhum fruto vem dela. O Espírito Santo deseja que a alma passe da meditação para a contemplação.

Por que esse estágio doloroso é necessário? Por que é a ponte entre os Caminhos Purgativos e Iluminativos? É necessário para que a alma possa ser purgada dos defeitos que ainda existem dentro dela, defeitos que impedem a alma de ser passivamente receptiva à graça de Deus. Nesse estágio, a pessoa é muito espiritual e está basicamente vivendo uma vida de virtude. Mas isso não significa que a alma ainda não tenha defeitos que a afastam de Deus. Quais são alguns desses defeitos? Existem três principais:

(a)  Gula espiritual: A alma tem um apego desmedido às consolações e começa a vê-las como fins, não como meios para atingir o fim.

(b)  Preguiça espiritual: Uma preguiça que se instala na alma que não busca mais a perfeição, mas se contenta com a mediocridade na vida espiritual.

(c)  Orgulho Espiritual: Já que neste estágio a pessoa está realmente avançando em virtude, é fácil se tornar espiritualmente orgulhoso e menosprezar os outros. Mas é claro que o orgulho é o pior dos pecados e mantém a pessoa longe de Deus.

Este estágio também é espiritualmente perigoso, talvez o mais perigoso de todos. Até esta Noite Escura, a alma avançou em virtude, santidade e oração. No entanto, neste estágio, parece que a pessoa está regredindo: as consolações desaparecem, as tentações se tornam maiores e a meditação seca. Então, uma pessoa pode fugir da Noite Escura e regredir para níveis mais baixos de oração. A resposta adequada a esta tentação de regredir, no entanto, é renovar a confiança em Deus, continuar a utilizar o Recolhimento Adquirido na oração, abster-se de buscar consolação e buscar conselho de um bom diretor espiritual.

Se alguém progredir pela Noite Escura dos Sentidos, então poderá avançar para o Caminho Iluminativo da oração, no qual Deus se torna o iniciador principal.

Com o quinto nível de oração, uma alma se moveu através da Noite Escura dos Sentidos e para o Caminho Iluminativo da oração. Ela se moveu da oração que é iniciada pelo homem para a oração iniciada por Deus. Ela se moveu da meditação para a contemplação.

Nível 5: Contemplação Infundida
Uma das coisas mais importantes a serem notadas sobre esse nível de oração é esta: todo cristão é chamado para a Contemplação Infundida. É uma crença comum que apenas freiras ou monges contemplativos são chamados para a Contemplação Infundida; no entanto, todos os seguidores de Cristo podem – e devem – eventualmente estar nesse nível de oração.

O que é Contemplação Infundida? É o conhecimento experiencial de Deus que é infundido na alma por Deus. Em outras palavras, é a  invasão  da alma pelo sobrenatural. Nesta fase, a alma é permeada e penetrada por Outra Pessoa. Note que para atingir este nível, a alma deve estar no estado de graça santificadora; alguém em pecado mortal não é um vaso receptivo para o Espírito Santo. Além disso, a alma que atinge este nível de oração não descontinua a prática da virtude ou da caridade; na verdade, ela geralmente se intensificará.

Há uma série de características desse nível de oração, incluindo:

(a) A impossibilidade de produzir essa experiência mística pelos próprios esforços. Não se pode “ligar” a Contemplação Infusa ou desligá-la, nesse caso.

(b) A alma é mais passiva do que ativa. Nas formas anteriores de oração, a alma estava ativamente buscando Deus; neste estágio, a alma reclina e espera para receber Deus.

(c) O conhecimento adquirido por meio da Contemplação Infusa é indescritível. Ao ler os escritos de uma Santa Teresa ou São João da Cruz, muitas vezes notamos como esses santos lutam para realmente descrever suas experiências místicas. Eles usam metáforas, mas mesmo estas devem ficar muito aquém do alvo.

(d) Uma nova vivência dramática da virtude cristã. Nesta fase, pode-se realmente fazer o que São Paulo escreve com tanta frequência: viver “em Cristo”. Não sou mais eu quem vive, mas Cristo que vive em mim.

Nível 6: Oração do Silêncio
No próximo estágio da oração, a “Oração do Silêncio”, ainda se pratica a Contemplação Infundida, mas agora inclui uma cativação especial da vontade. É “Contemplação Infundida plus”, por assim dizer. Este nível de oração traz grande deleite espiritual, pois a alma é absorvida na contemplação da presença de Deus. Enquanto o nível cinco tem uma ênfase especial no intelecto (conhecimento das coisas divinas), este estágio tem uma ênfase especial na vontade (amor às coisas divinas). Há uma analogia entre os níveis cinco e seis e os níveis dois e três: os níveis dois e cinco trabalham principalmente na arena do intelecto, enquanto os níveis três e seis envolvem a vontade.

Um dos grandes benefícios desse nível de oração é que muitas vezes ela pode ser vivenciada enquanto o intelecto está ocupado de outra forma. Por exemplo, o fazendeiro que cuida de seu jardim pode vivenciar a Oração do Silêncio durante sua jardinagem. Santa Teresa disse que nesse nível, a pessoa vivencia uma paz e um silêncio tão interiores que até falar a cansa.

A Oração do Silêncio é o mais alto alcance do Caminho Iluminativo da oração; os próximos estágios são parte do Caminho Unitivo. E assim como havia uma ponte para cruzar entre os Caminhos Purgativo e Iluminativo, também há uma ponte entre os Caminhos Iluminativo e Unitivo, e também é uma Noite Escura: a Noite Escura da Alma.

O Caminho Unitivo

A Noite Escura da Alma
“A Noite Escura da Alma” é uma frase comumente usada, mas como foi o caso da primeira Noite Escura (a dos Sentidos), ela é mais frequentemente mal compreendida e mal utilizada. A verdadeira Noite Escura da Alma é a ponte entre os Caminhos Iluminativo e Unitivo, em que a alma é purgada não dos elementos inferiores da alma (que já foram purgados), mas em vez disso das faculdades superiores do intelecto e da vontade.

Neste estágio, nem mesmo a Contemplação Infusa é possível; toda faculdade da alma experimenta a secura. De muitas maneiras, é como um purgatório antes da morte. Mas Deus se revela nesta escuridão, levando à união total com Ele.

Mas por que isso é necessário? Como a primeira Noite Escura, ela purga a alma de defeitos. Alguém pode ser tentado a pensar que uma alma neste estágio avançado de oração não tem defeitos reais, mas este não é o caso. Alguns dos defeitos que a Noite Escura da Alma purga incluem:

(a) Distrações involuntárias na oração. Nesta fase, ainda se pode encontrar a incapacidade do intelecto e da vontade de manter o foco.

(b) Embotamento na oração. À medida que alguém se acostuma à Contemplação Infusa, pode começar a lhe faltar sensibilidade total às coisas espirituais. É um tipo de preguiça espiritual.

(c) Tentação ao excesso de zelo em vez de caridade. Alguém naturalmente deseja as mesmas alegrias que está experimentando para seus irmãos e irmãs em Cristo, mas em seu zelo, em vez de confiar em Deus para fazê-los avançar, ele tenta forçá-los a seguir adiante.

Durante esta Noite Escura da Alma, a pessoa experimenta a purificação final da vontade. Qualquer egoísmo, consciente ou inconsciente, é substituído por uma aceitação completa da vontade de Deus. E esse é o ponto deste estágio: unir completamente a vontade de alguém com a vontade de Deus, para que a alma não queira nada além do que Deus quer.

Depois de passar pela Noite Escura da Alma, passa-se para os últimos estágios da oração, o Caminho Unitivo. Este é o caminho dos “perfeitos”, aqueles que se abandonaram totalmente a Deus e à Sua santa vontade. Nestes estágios, a alma não experimenta distrações e tem uma certeza completa de união íntima com Deus. Não há tédio ou cansaço na oração, embora seja bastante intensa neste nível. Este é o nível mais alto de purificação e o santo só pode fazer um ato nu de fé. Ele não depende de nenhuma consolação, seja dos sentidos ou das facilidades superiores do intelecto, vontade ou memória; em outras palavras, ele não acredita e ama a Deus por causa do que Deus faz por ele, mas simplesmente porque Ele é Deus.

Nível 7: União Simples
Durante a oração da União Simples, todas as faculdades internas, incluindo o intelecto e a vontade, são gradualmente cativadas e ocupadas com Deus. O que não é cativado? Apenas os sentidos corporais externos. Caso contrário, a alma é totalmente unida a Deus.

Nível 8: União Conformada
Isso também é chamado de “noivado espiritual”, onde tanto os sentidos internos quanto os externos são absorvidos na presença do divino. Nesse estágio, a pessoa está em “êxtase” – o corpo não responde mais a estímulos externos e é completamente cativado por Deus.

Nível 9: União Transformadora
Se o Nível 8 é “noivado espiritual”, então o Nível 9 é “casamento espiritual”. A união conforme envolve o consentimento da vontade de união, mas a União Transformadora é a união em si. Este é o mais alto grau de perfeição na oração, e São João da Cruz disse que é “nada menos que uma transformação em Deus”. É neste estágio que ocorre a deificação, e pela graça uma alma se torna mais divina do que humana. Todo o ser de alguém é cativado por Deus e tudo o que ele faz é completamente unido a Deus. A alma e Deus estão tão unidos neste estágio que não podem ser separados. Este é o objetivo pelo qual todos os católicos devem se esforçar.

O leitor observador desses artigos pode notar que gastei muito menos espaço descrevendo esses últimos três níveis do que qualquer um dos outros seis. A razão para isso é simples: eles estão tão além da linguagem humana, e foram experimentados por tão poucas pessoas, que explicações detalhadas são impossíveis. Nesses estágios, deve-se simplesmente seguir os impulsos de Deus enquanto Ele conduz a alma à união completa com Ele.

Conclusão

Se este artigo despertou seu interesse em aprender mais sobre a oração cristã, então eu recomendaria os seguintes livros para ajudá-lo nesse processo.

É claro que, ao estudar um tópico, é sempre melhor ler as fontes primárias, e estes livros são os melhores para começar a entender essa tradição de oração:

Às vezes é difícil mergulhar direto nas fontes primárias, no entanto, então se você quiser entender melhor os ensinamentos por trás desses escritos, eu recomendaria estes livros do Pe. Thomas Dubay. Eles dão a “configuração do terreno” que pode ajudar você a entender melhor as obras dos santos espanhóis:

Mas, de longe, a melhor maneira de aprender sobre oração é realmente orar você mesmo. Aqui está um recurso clássico para guiá-lo em meditações diárias:

Não importa o que você faça, certifique-se de fazer da oração uma parte integrante da sua vida diária – nosso destino na vida é a união com Deus, e a única maneira de chegar a esse destino é o Caminho da Oração!

 

Fonte - crisismagazine

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...