terça-feira, 24 de setembro de 2024

"TODAS as religiões..." Sim ou não?

Por


Pois bem, “depende”, como diriam na Galiza, e com razão. E vamos explicar-nos.

Se por “todos” se pretende significar que “são todos iguais”, ou que “são todos de igual valor  para  a Salvação” ou “para ir para Deus”,  então é claro que NÃO. 

O fato de eles não serem iguais vem do fato de que Buda ou Jesus Cristo NÃO são iguais. Ou que entre Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade feita homem, e qualquer outro “fundador” ou “iniciador” de qualquer outra “religião” ainda existem classes.

Na verdade - fato histórico perfeitamente comprovado e, portanto, verificável - só Cristo é proclamado Deus - Filho de Deus, igual a Deus - e somente Ele, nem mesmo nos monoteístas. Jesus, sim.

Portanto, ele se apresenta como Salvador, assumindo, em sua Pessoa Única, as duas naturezas, divina e humana, e sendo o Messias Prometido e Esperado. NINGUÉM mais. É um fato. Histórico, aliás, entre outras coisas, que também poderiam ser acrescentadas.

Além disso, e referindo-se a Ele, já que Ele O encarna pelo Seu próprio poder, está-nos escrito, como há mil anos, que: Tudo foi feito por meio Dele.

Isso em Gênesis, e como explicação e chave de tudo o que será narrado a seguir, a começar pela Criação. E está escrito para nós precisamente por Deus. Fique de olho nos dados.

Isso não é dito sobre mais ninguém.

Abundante:  Tudo o que diz respeito a Jesus Cristo, Único Fundador da Igreja Católica, se cumpriu: se cumpriu para nós. 

Nem tais profecias são conhecidas por ninguém, mesmo remotamente semelhantes. Nem perto.

Os nomes e sobrenomes de qualquer outro fundador são conhecidos; até mesmo que o que ele vai encontrar lhe foi ditado por Deus, ou por um anjo, ou ele teve um sonho, ou ficou zangado com a Igreja Católica, etc. Mas ninguém diz que ele é Deus.

Artigo mais. Tudo, tanto no Antigo como no Novo Testamento, refere-se, e assim se expressa, como “aquilo que Deus instituiu – a Economia da Salvação, strictu sensu –, em favor dos homens”.

Podemos muito bem declarar, como faz a Santa Igreja Católica, que: “De Deus para nós, tudo é Dom, tudo é Graça, tudo é Amor”.

O próprio Deus É Amor, Jesus Cristo revelará. E isso será mostrado na Santa Cruz de forma meridiana.  

É preciso ter mente e consciência eminentemente sóbrias para desprezar tal ensinamento. 

Algo que nenhum outro proclama, curiosamente. Os judeus possuíam esta Revelação, mas de vez em quando se atiravam na montanha. E foi assim que aconteceu e foi.

Todos os outros vão dos homens para Deus; exceto o católico. Não é uma grande diferença: é uma verdadeira revolução.

Um aparte: é curioso que todos estes “amantes das revoluções” se empenhem em destruir a única verdadeiramente revolucionária: como se nascesse e viesse de Deus. E é isso que eles NÃO suportam. Será por um motivo. Mas como dizem por aqui: “Quem sentir coceira deve rastejar para fora”.

A Igreja Católica orgulha-se de que o seu fundamento seja “A Verdade”: assim, com letra maiúscula, e daí não se afasta. Porque a sua Rocha, sobre a qual foi construída e para a qual foi construída, é a Pedra Angular; isto é: Jesus Cristo.

Assim, você pode dialogar e/ou discutir com qualquer pessoa, instituição, religião ou Igreja, sabendo que possui A Verdade que é Deus, revelada finalmente e de forma sublime em Cristo, “que, sendo Deus, morre por nós”: Por nós e pela nossa Salvação.

Nenhum outro pode apresentar este recorde. Modestamente. Nós, sim.

E tentar afastar-nos daquilo que recebemos do Senhor, para que ninguém se sinta ofendido, é uma tolice, além de um enorme insulto a Deus: um insulto monumental.

Repetiríamos as loucuras dos judeus, indo prostituir-nos com os deuses, obras das nossas mãos, que não vêem nem ouvem; Eles não sentem nem sofrem; muito menos salvam: nem pedra, nem ouro, nem madeira podem fazê-lo.

Mas o que acontece é que, no AT, sobretudo nos livros das Crónicas, o que está recolhido - são todos dados históricos do momento - este ensinamento, divino como revelado: cada vez que o Povo Eleito, com os seus Reis à frente - Foram aqueles que Ele confiou para liderar o Povo -, manifestaram e mantiveram a sua Fidelidade a Deus, foram exaltados ao mais alto: ninguém como eles.

Pelo contrário, sempre que se prostituíam com e atrás dos ídolos dos outros, dos estranhos e dos seus inimigos, o Senhor permitiu que fossem espancados até que bastasse. Ou que foram levados, durante 70 anos, deportados para a Babilônia.

Claro: quando, arrependidos, eles se voltaram para o Senhor, Ele os perdoou e os restaurou à sua glória diante de todos.

Por que seria? Deus era um exclusivista repreensível e, portanto, rejeitável? Foi injusto com os judeus e os pagãos? Será que não entendi, talvez, que todas as religiões levam a Deus?

Porque, se todos servem ao mesmo propósito... E o AT é a Palavra de Deus. Como no Novo: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho... Batizai... Perdoai os pecados... Dai de graça o que de graça recebestes.

Finalmente, pela mesma razão que “os deuses NÃO são Deus”, como sublinhou Bento XVI, “as igrejas NÃO são a Igreja”.

Isto, modestamente, NÃO é o nosso, mas é a Lógica humana e divina na qual devemos nos mover. Lutar com unhas e dentes, se necessário, para que a Fé recebida não nos seja tirada: a mesma com a qual devemos nos apresentar diante de Deus, em Seu Santo Tribunal.

É o que nos salva.

Sim, o que se pretendia dizer, mas não foi dito, é que uma pessoa que está “de boa fé”, com boa consciência e sem culpa de ter abandonado a Fé Infusa, nem de ter rejeitado o Baptismo recusando a Catequese necessário para Aqueles que tiveram acesso, e são fiéis a essa religião, podem ser salvos..., porque não temos ideia do que Deus fará com todas essas pessoas.

O que temos certeza absoluta é “o que é nosso”, tal como recebido de Deus, do católico e aqui temos a garantia de que: Quem acreditar será salvo, quem não acreditar será condenado”.  Amém.

E isso vale para católicos e não católicos.

Há a mulher siro-fenícia, o centurião, Abrão, Moisés, a mulher samaritana, Matusalém e muitos outros que aparecem no Antigo e no Novo Testamento. Com uma Fé que, em alguns casos, louvará o próprio Cristo com sublinhados muito grossos:  Em verdade vos digo que não encontrei tal Fé em todo o Israel.

 

Fonte - infocatolica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...