segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Um Pouco de Ódio Pode Ainda Nos Salvar

Estamos sempre nos perguntando: “O que deu errado com a Igreja?” Há uma resposta raramente considerada: abandonamos o ódio ao mundo.

https://crisismagazine.com/wp-content/uploads/2024/09/DesertEgyptmonk2.webp


Por Filipe Primeau

 

Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra."
  (Colossenses 3:2) 
 

Estamos sempre nos perguntando: “O que deu errado com a Igreja?” Há uma resposta raramente considerada: abandonamos o ódio ao mundo.  

Ódio ao mundo? Provavelmente já ouvimos essa frase antes. Ela nos lembra de um momento mofado e passado, quando freiras espancavam seus alunos com réguas e pewsitters taciturnos colocavam pedras em seus sapatos durante a Quaresma. Em outras palavras, é uma invenção semimítica, um pedaço embaraçoso de desvio que se arrastou pelo catolicismo até 1962, aproximadamente. 

Mas suponha que seja algo completamente diferente. Suponha que seja a própria substância da vida cristã, como declarada pelos homens apostólicos e evangélicos sobre cujo testemunho nossa Fé pretende repousar. Se for assim, só podemos esperar por uma renovação eclesial (e pessoal) na medida em que recuperemos esse hábito perdido da alma.

Aqui, é claro, o termo “mundo” não indica a criação em si — que naturalmente reflete a bondade de Deus — mas, em vez disso, a criação afligida pela violência e decadência e assediada pela maldade e ignorância devido à queda de seres racionais e às consequências daquela tragédia primordial. Nesse sentido, o “mundo” é a realidade dominada por inteligências malignas e envenenada por anseios errantes, repleta de diversões vazias e seduções vãs: “Os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida” (1 João 2:16).

Pois a Escritura ensina claramente que o cosmos definha sob um tipo de maldição ou penalidade, tendo sido “sujeito à futilidade” e mergulhado na “escravidão da corrupção” (Romanos 8:20-21), e que o homem em particular incorreu na indignação divina (Romanos 1:18, João 3:36). Por causa da apostasia retratada em Gênesis 3, vivemos entre as ruínas da obra divina descrita em Gênesis 1-2. Esta cena de destruição — cheia de múltiplos males físicos e morais — é precisamente a “forma presente do [mundo]” que já está “passando” (1 Coríntios 7:31) e será consumida pela glória da revelação de Cristo.  

Alguém, irritado por tal conversa sombria, apontará tudo o que é esplêndido e nobre dentro e ao redor de nós, gesticulando amplamente para as inúmeras bênçãos que Deus fornece diariamente. É verdade que o pecado não pode estragar completamente o que Deus fez. Além disso, sendo não apenas justo, mas misericordioso, o Senhor continua a derramar bênçãos sobre Suas criaturas, até mesmo as rebeldes (Mateus 5:45, Romanos 5:8).   

No entanto, não podemos confiar em nossa avaliação dos assuntos, uma vez que somos propensos à auto-lisonja e autojustificação e aborrecidos pela mera sugestão de punição, por mais bem merecida que seja. Em vez disso, devemos medir todas as coisas pela revelação divina. Somente à luz da Palavra percebemos claramente nossa situação — de fato, a situação do universo, pois “os céus e a terra que agora existem estão guardados para o fogo, sendo guardados até o dia do julgamento e destruição dos ímpios” (2 Pedro 3:7).  

Tão sombria é a situação que São Paulo fala da “presente era má” (Gálatas 1:4), que é o objeto da ira divina (1 Tessalonicenses 1:10). E mesmo após o triunfo de Cristo sobre os principados e potestades malévolos (Colossenses 2:15), o apóstolo amargamente identifica Satanás como o “deus” do mundo (2 Coríntios 4:4). Quão solene e exato é o veredito de São João Crisóstomo: “Uma noite profunda oprime o mundo inteiro” (Homilia IV sobre 1 Coríntios 11).

Portanto, é apropriado que cultivemos desprezo pelo deserto em que vagamos, “estrangeiros e peregrinos na terra” (Hebreus 11:13). De fato, a Palavra de Deus nos compele: “Não ameis o mundo nem o que há no mundo” (1 João 2:15). Aquele que negligencia esta admoestação invariavelmente se encontra em desacordo com Seu Criador: “Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus?” (Tiago 4:4). E temos também o grave aviso do Senhor: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26).

Nem é preciso dizer que essa disposição pode ser levada a extremos bizarros que paralisam em vez de libertar a alma, de modo que ela dispara para baixo em vez de para cima. Prudência aqui, como em todos os lugares. Apropriadamente entendido, o ódio ao mundo — ódio aos seus compromissos e conveniências, sua pompa e prazeres, suas armadilhas e tiranias — nos liberta para amar a Deus e todas as coisas por amor a Deus. Sem mácula e sem fardo, a alma é elevada, clarificada. “Brilhem como luzes no mundo” (Filipenses 2:15). 

Exageros à parte, a proposição básica é inatacável: o mundo está sob um manto de escuridão, e não pertencemos à sombra mundana, mas à luz suprema, para a qual devemos tender sem olhar para trás, para que não soframos como a mulher de Ló (Lucas 17:32). “Nossa cidadania está nos céus” (Filipenses 3:20). O mundo, ironicamente, conhece essa verdade e nos odeia de acordo (João 15:19). Precisamos apenas — para falar com ousadia — trocar ódio por ódio. Não, acrescentamos, o ódio sensual e vulgar desta era, mas, em vez disso, o “ódio perfeito” do abençoado Davi (Salmos 139:22). 

Tantas malfeitorias, negligências e indiscrições conspiraram para trazer a triste condição da Igreja. Mas talvez elas estejam unidas pela escolha — tomada com alguma deliberação — de renunciar ao “outro mundo” (agora um pejorativo!) e nos reconciliar com esta era. Não apenas olhamos por cima do ombro; retornamos àquela cidade de onde fomos graciosamente atraídos e libertados. E ali nos sentamos, imaginando as chamas caindo.  

Pode ser que um pouco de ódio, corretamente compreendido e praticado, ainda possa nos salvar.

 

Fonte - crisismagazine

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...