quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Lectio Divina é uma maneira de nos aproximarmos mais do Senhor em Sua Palavra Viva

A Lectio Divina nos ajuda a encontrar o Senhor em Sua Palavra e ser transformados – convertidos – nesse encontro, por meio da escuta, da oração e da meditação com as Sagradas Escrituras. 

Imagem em destaque


As pessoas estão se voltando para Aquele que oferece o significado da Vida e se comunica a nós. Uma das maneiras pelas quais isso acontece é por meio da Bíblia, a Sagrada Escritura – a Palavra de Deus. Na Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina Dei Verbum (A Palavra de Deus), emitida pelos Padres do Concílio Vaticano II, encontramos estas belas palavras:

“Nos livros sagrados, o Pai que está no céu encontra seus filhos com grande amor e fala com eles; e a força e o poder da palavra de Deus são tão grandes que ela se apresenta como o apoio e a energia da Igreja, a força da fé para seus filhos, o alimento da alma, a fonte pura e eterna da vida espiritual.” (Parágrafo 21)

Esta é a verdadeira chave para ler a Bíblia. A Palavra Viva, Jesus, fala conosco por meio da Palavra escrita. A Bíblia está no coração da adoração, fé e vida da Igreja. É o Livro da Igreja. O cristianismo não é sobre "eu e Jesus", mas eu em Jesus, e eu em Jesus, com você, pelo bem do mundo. Por meio do Batismo, passamos a viver em Seu Corpo Místico, a Igreja. Quando Deus escolheu se revelar, Ele não jogou um livro do céu. Em vez disso, a Palavra se fez carne. Ele se tornou um de nós.

Por meio da Encarnação – que inclui a totalidade da concepção, gestação, natividade, vida, sofrimento, morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo – uma nova criação começou. Agora somos incorporados ao Cristo vivo e ressuscitado quando somos batizados em Sua Igreja. Nós nos tornamos membros de Seu corpo místico e entramos nessa nova Criação, começando agora mesmo.

A Igreja não é uma “reflexão tardia” organizacional reunida após a Ressurreição de Jesus. É o plano de Deus para a salvação de toda a raça humana. A Igreja é o Corpo do Cristo Ressuscitado e a semente do reino vindouro. Por meio do Batismo em Sua morte e Ressurreição, todos os homens e mulheres podem se tornar filhos (e filhas) no Filho.

A Igreja é a nova família na qual renascemos através do ventre daquela fonte batismal. É por isso que chamamos a Igreja de “Mãe”. Na Igreja, vivemos nossas vidas Nele, uns com os outros, pelo bem do mundo. Ela deve ser o lar de toda a raça humana.

Deus confiou a Bíblia a esta Igreja. Ela foi recebida pela primeira vez pela Igreja primitiva na forma das Escrituras Hebraicas, o que os cristãos chamam de Antigo Testamento, os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos que foram circuladas (é isso que a palavra encíclica significa) entre as primeiras comunidades cristãs.

Mais tarde, o Canon (que significa vara de medir), que é a Bíblia que temos atualmente, foi finalizado dentro da Igreja. Ele tem a intenção de governar sua vida e adoração. É o guia para ela levar adiante a obra redentora de Jesus na Terra até que Ele volte.

A Bíblia é um convite para um encontro com o Deus vivo para cada cristão. Suas palavras não são uma fórmula para obter sucesso na vida, mas um convite para uma comunhão de Amor com a Palavra Viva, que deve dar o fruto de uma nova maneira de viver no Senhor. A Bíblia não é algo-coisa, mas revela Alguém-Um. Nas palavras de São Paulo a Timóteo, toda a Escritura é inspirada por Deus. (2 Tim. 3:16)

Quando jovem, busquei significado e propósito em minha vida além do vazio e do materialismo da época. Minha busca eventualmente levou a um encontro com Aquele que é o “Caminho, a Verdade e a Vida” e lar da fé cristã católica.

Um dos primeiros frutos desse encontro foi uma atração insaciável pela Bíblia. Eu queria entender seu significado para minha vida. Passei quase dois anos em um mosteiro beneditino, onde comecei a ler os Padres da Igreja e a praticar o que é chamado de Lectio Divina. Ela me carregou por anos enquanto eu continuava a jornada de seguir Jesus Ressuscitado em Sua Igreja.

Os primeiros cristãos receberam as Escrituras como um presente. Eles sabiam que as palavras sagradas levariam a uma comunhão mais profunda de amor com sua fonte, a Palavra Viva de Deus. Os primeiros teólogos eram místicos. Precisamos de místicos em nossa própria era. Eles são simplesmente homens e mulheres que estão tão apaixonados pelo Senhor que podem clamar com o apóstolo Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Isso vem do desenvolvimento de uma comunhão íntima de amor com o Senhor por meio da oração e da contemplação.

Minha definição favorita de um teólogo é de um monge do primeiro século, Evagrius of Pontus, que disse que um teólogo é alguém que “repousa sua cabeça no peito de Cristo”. A imagem traz à mente o discípulo amado, São João, retratado fazendo exatamente isso na arte cristã primitiva. Ela também fala do pré-requisito indispensável para qualquer estudo frutífero da Bíblia, um relacionamento com o Senhor na intimidade da oração. Evagrius também disse: “um teólogo é alguém que ora, e alguém que ora é um teólogo”.

Os primeiros cristãos viam a leitura das Escrituras como uma forma de encontrar a Palavra Viva, o Jesus Ressuscitado, que se dá como pão àqueles que se alimentam desta Palavra escrita. Esta prática foi mantida viva na tradição monástica cristã, particularmente entre os beneditinos no Ocidente.

Está embutido na tradição cristã oriental e especialmente evidente nos escritos dos primeiros pais da Igreja. Eles escreveram em uma espécie de fluxo de consciência bíblica, movendo-se de pensamentos inspirados para citações bíblicas reais e vice-versa; na maioria das vezes sem nenhuma referência ao capítulo e versículo específicos. O texto estava vivo dentro deles. Para usar uma frase da minha infância, eles "sabiam de cor".

Essa maneira de encontrar o Senhor em Sua Palavra pode ser cultivada em nossas vidas. De fato, deveria se tornar a norma para todo cristão, não importa qual seja nosso estado de vida ou vocação.

Envolve encontrar o Senhor em Sua Palavra e ser transformado, convertido, nesse encontro. Pode informar um modo de vida rítmico impregnado na prática da presença de Deus ao longo do dia. Nossa participação no rico e belo padrão da vida litúrgica da Igreja, preenchida como é com os textos bíblicos que são arranjados para os fiéis diariamente, pode nos ajudar a desenvolver esse ritmo.

No prólogo de sua regra, São Bento de Núrsia se ofereceu para ajudar os monges a ouvir as palavras de Deus com o que ele chama de “ouvido do nosso coração”. Essa abordagem relacional é referida nos escritos ocidentais como Lectio Divina: “O que, queridos irmãos, é mais delicioso do que esta voz do Senhor nos chamando? Veja como o Senhor em Seu amor nos mostra o caminho da vida. Vestidos, então, com a fé e a realização de boas obras, vamos seguir este caminho, com o Evangelho por nosso guia – para que possamos merecer ver Aquele que nos chamou para o Seu reino.” (1 Tessalonicenses 2:12).

Os passos da Lectio Divina são ouvir, contemplar, orar e então descansar na Palavra.

Ouvindo
Madre Teresa escreveu: “Deus é amigo do silêncio, nesse silêncio Ele nos ouvirá; ali Ele falará à nossa alma, e ali ouviremos Sua voz. O fruto do silêncio é a fé. O fruto da fé é a oração, o fruto da oração é o amor, o fruto do amor é o serviço, e o fruto do serviço é o silêncio. No silêncio do coração, Deus fala. Se você encarar Deus em oração e silêncio, Deus falará com você. Deus é amigo do silêncio. Sua linguagem é o silêncio. 'Fique quieto e saiba que eu sou Deus'.”

O primeiro passo da Lectio Divina é ouvir. Isso é feito por meio da lectio ou leitura do texto bíblico e escuta. Esse tipo de leitura não é como o que se faz com um jornal ou um livro. É feito “no Espírito”, em reverência orante, na graça do encontro, aprendendo a escutar em silêncio. É feito a partir da oração, em oração e para a oração. Lectio é escutar aquele sussurro de Deus para nós hoje, aquele pão diário na trilha da nossa vida.

Meditando
Uma vez que lemos e ouvimos o texto, meditamos naquela palavra ou passagem, percebendo que o sopro de Deus está naquele maravilhoso Pão da Vida. O mesmo sopro através do qual Deus soprou Sua vida em Adão, aquele mesmo sopro que foi soprado por Jesus Cristo, após Sua Ressurreição, sobre Seus discípulos, está presente neste maravilhoso tesouro de Sua Palavra escrita. Quando meditamos na Palavra, podemos respirar a própria vida de Deus.Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça...” (2 Timóteo 3:16)

Orando
Agora, em relação à Palavra que lemos e meditamos, oramos. Conversamos com o Senhor. Oferecemos-nos a Deus, derramando-nos, com absoluta honestidade, sem esconder nada. Consagramo-nos, colocando-nos de lado e dizendo ao Senhor que Ele é o nosso tudo em tudo, o nosso amor, o primeiro e o último, o começo e o fim. Tornamo-nos transparentes e honestos, oferecendo a nossa dor, a nossa fragilidade, as nossas falhas; entregamo-nos Àquele que se entregou a nós. Entramos numa troca sagrada. Então começa a contemplação.

Descansando
Apaixonados por Deus, cheios de Sua Palavra, agora descansamos em Sua presença, como o amado discípulo João fez à mesa, colocando nossas cabeças no peito do Senhor, exultantes por estar com Jesus. Nossa intimidade com o Senhor é um relacionamento onde palavras não são mais necessárias. Nada precisa ser dito porque agora estamos no abraço amoroso do Deus Vivo. Nele somos mudados, convertidos, transformados pelo amor, instruídos e despertados.

É assim que podemos nos apaixonar pela Bíblia – nos apaixonando por Jesus, o Senhor que é a Palavra Viva. Ouvindo, contemplando, orando e descansando Nele.

 

Fonte -  lifesitenews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...