quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Sinodalidade: Interesse próprio institucionalizado e egoísmo

Uma nova forma de religião surgiu — disfarçada de catolicismo — na qual o egoísmo foi institucionalizado. Essa nova religião se autodenominou Sinodalidade.

https://crisismagazine.com/wp-content/uploads/2024/10/GettyImages-2178131959.jpg 

 

Por David Torkington 

 

Santa Ângela de Foligno foi esposa e mãe antes de se tornar uma das maiores místicas da Igreja. Ela chamou a oração de “A Escola do Amor Divino”, ou Schola Divini Amoris, porque é o lugar onde o egoísmo é deixado de lado para praticar o que ela chamou de Amor Divino — em outras palavras, o mesmo tipo de amor com o qual Deus nos ama.

Por todo o Antigo Testamento, vemos o amor divino, altruísta e incondicional de Deus em ação. Por todo o Novo Testamento, vemos esse mesmo Amor Divino em ação mais uma vez por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. A mensagem é bem simples: é somente praticando esse Amor Divino no que Santa Ângela de Foligno chamou de “A Escola do Amor Divino” que podemos nos unir a Jesus Cristo e então — em, com e por meio Dele — ao Pai.

Infelizmente, esse Amor Divino altruísta foi extraído da Espiritualidade Católica e, portanto, o egoísmo acabou sendo institucionalizado na Sinodalidade. 

Na espiritualidade católica perene, a Teologia Sistemática, que ensinava como conhecer Deus com a mente, sempre foi ensinada de mãos dadas com a Teologia Mística, que ensinava como praticar o Amor Divino na oração. Não se assuste com a palavra místico. Ela vem de uma palavra grega que significa simplesmente invisível, invisível ou oculto. A própria essência, então, do que a Teologia Mística nos ensina é como amar a Deus na própria profundidade de nossas almas que é invisível, invisível e oculto para todos, exceto para o próprio Deus. 

Quando reservamos um tempo para a oração, não importa qual forma de oração escolhermos, sempre encontraremos nosso egoísmo pronto para impedir o que Deus nos criou para — a saber, a união com Ele. Nessa oração, o egoísmo está sempre lá, tentando-nos a esquecer de Deus ao nos perdermos em cento e uma distrações e tentações que vêm do mundo que acabamos de deixar, e do mundo para o qual em breve retornaremos.

No entanto, a Teologia Mística tradicional ensina que é somente ao nos afastarmos continuamente dessas distrações e tentações que estamos, de fato, fazendo atos de amor, enquanto tentamos continuar elevando nossos corações e mentes a Deus na Escola do Amor Divino. É assim que o amor altruísta e incondicional é gradualmente aprendido — não em alguns dias ou mesmo meses, mas em anos. 

Santa Teresa de Ávila realmente disse que você não pode orar sem distrações e tentações porque a essência da oração para nós é aprender como fazer atos de amor altruísta, afastando-se continuamente de tais distrações. Se você descobrir que em um quarto de hora de oração você teve cinquenta distrações, não desanime ou pense que a oração é uma perda de tempo. Na verdade, você tem aprendido como dizer não a si mesmo e sim a Deus, assim como tem aprendido o mesmo amor altruísta e incondicional com o qual Deus nos ama. Em suma, você tem se preparado para a união, começando nesta vida, para a qual Deus nos criou. Veja como, nos Evangelhos, Jesus Cristo Nosso Senhor foi continuamente tentado em Sua oração — no deserto, no Getsêmani e até mesmo na Cruz. 

Uma vez que você perceba isso, você entenderá que ao praticar o amor altruísta e incondicional na oração, você está imitando Cristo e escolhendo tomar sua cruz para segui-Lo. Cada vez que você se afasta de uma distração, você está fazendo um ato de amor enquanto simultaneamente morre para si mesmo e começa a jornada ao longo da vida de aprender a abnegação que leva ao Amor Divino que pode nos unir a Deus. 

No ano de 1687, um pseudo-místico chamado Molinos foi condenado em Roma por levar milhares de pessoas ao erro. Ele prometeu levá-las ao que Santa Teresa de Ávila chamou de Oração do Silêncio, um estado místico genuíno, simplesmente não fazendo nada em oração. Não apenas isso, mas ele disse a seus seguidores para não fazerem nada sobre as tentações também. Ele foi finalmente condenado por levar os fiéis de volta ao protestantismo e aos pecados sexuais grosseiros que foram cometidos com ele e uns com os outros, como você pode ler no livro Entusiasmo de Monsenhor Ronald Knox (capítulos 11 e 12). 

Compreensivelmente, a Igreja caiu pesadamente sobre essa heresia. No entanto, o entusiasmo dos caçadores de bruxas antimísticos foi longe demais e o bebê foi jogado fora com a água do banho. Todas as formas de oração pessoal profunda que levariam à união com Deus foram vistas como levando de volta à heresia do Quietismo, e elas foram lenta, mas seguramente, sufocadas. 

É por isso que jovens como eu, que foram para a vida religiosa antes do Concílio Vaticano II, simplesmente não foram ensinados a rezar. Fomos ensinados a dizer orações, mas não fomos ensinados sobre a oração pessoal profunda que leva à união com Deus, ou o que São Tomás de Aquino chamou de contemplação. Inevitavelmente, fomos condenados a um apostolado vitalício sem o que São Tomás de Aquino chamou de frutos da contemplação — a saber, as virtudes infundidas e os dons do Espírito Santo. 

Os desastres que todos nós agora vivenciamos se tornaram as consequências inevitáveis ​​da preparação para um ministério ativo sem contemplação. O que de fato aconteceu imediatamente após a condenação do Quietismo foi que a Teologia Mística, que ensinava as pessoas a agirem desinteressadamente, foi retirada da espiritualidade católica onde floresceu por séculos para o bem dos católicos individuais e o bem do mundo para o qual eles foram chamados. A oração onde o egoísmo é transformado em altruísmo simplesmente evaporou junto com o ensinamento da Teologia Mística que ensinava como praticá-la. 

Este foi o começo de uma jornada para a “sociedade egocêntrica e egoísta” que floresce hoje. Se não há meios de ensinar as crianças a agirem desinteressadamente na vida familiar, então essas crianças estão destinadas ao desastre: vidas desastrosas, casamentos desastrosos e, além disso, famílias desastrosas até que a corrente do egoísmo seja quebrada. Após o Quietismo, a mesma coisa aconteceu na família de Deus que chamamos de Igreja. Aconteceu tanto com ovelhas quanto com pastores após o Quietismo. Então, inevitavelmente, as consequências do egoísmo aumentaram nos séculos subsequentes, e a corrente do egoísmo ainda não foi quebrada. 

Quando eu era jovem, antes do Concílio Vaticano II, essas consequências diabólicas estavam lá, mas ainda estavam fora de vista. Depois do Concílio, elas vieram à tona, e em uma escala tão industrial que não preciso enumerá-las, pois elas estavam lá para todos verem. O que não foi visto, no entanto, até recentemente, é que o que antes era visto como uma horrenda pecaminosidade pessoal agora se tornou algo ainda mais hediondo. Uma nova forma de religião surgiu — disfarçada de catolicismo — na qual o egoísmo foi institucionalizado. Essa nova religião se autodenominou Sinodalidade.  

Voltaire disse uma vez que Deus criou o homem à Sua própria imagem e semelhança e o homem retribuiu o elogio. Os sinodalistas não apenas criaram Deus à sua própria imagem e semelhança, eles substituíram Sua Divina Sabedoria por sua própria forma de sabedoria relativa e humana. Sem as virtudes infundidas que são os frutos da profunda oração pessoal, essa sabedoria puramente humana é impregnada com o fedor do egoísmo que espreita sob uma superfície superficial e hipócrita de religiosidade, que tem o fedor de enxofre sobre ela. 

Antes do Renascimento, em meados do século XIV, o Credo Católico começava com “Eu acredito em Deus”, e era na sabedoria de Deus que os católicos buscavam orientação. Mas no Renascimento, onde o modernismo nasceu, um novo Credo Católico começava com as palavras “Eu acredito no Homem”. Os dois não eram necessariamente mutuamente exclusivos; na verdade, eles continuaram juntos até depois do Quietismo. Foi então que a oração contemplativa, onde a Sabedoria Divina era aprendida, foi retirada da espiritualidade católica. 

Gradualmente, à medida que os séculos subsequentes passavam desprovidos da Sabedoria Divina que antes era a marca da verdadeira santidade, os católicos se voltaram para a sabedoria humana — e para uma nova geração de líderes católicos que se tornaram adeptos de selecioná-la da sabedoria do mundo, independentemente de estar ou não de acordo com o ensinamento tradicional da Igreja Católica. Depois de ver o que aconteceu, é fácil ver as muitas e variadas maneiras pelas quais esse novo catolicismo híbrido e herético se expressa.

A verdadeira questão que deve ser abordada é o que devemos fazer agora para voltar o relógio à Fé de nossos Pais quando esses hereges forem substituídos. Ou mesmo se não forem, porque, bem à parte do destino final da Oligarquia Profana que agora governa em Roma, devemos saber o que devemos fazer para voltar a Deus e reconstruir nossas vidas espirituais seguindo o exemplo de Jesus Cristo Nosso Senhor. A resposta já nos foi dada por Nossa Senhora em suas aparições autênticas no último século. Seu ensinamento simples é resumido em três palavras: arrepender-se, orar e sacrificar-se.

Para nos arrependermos todos os dias de nossas vidas, devemos praticar o arrependimento voltando-nos continuamente para Deus rapidamente em oração. Existem dois níveis de oração. O nível mais alto consiste em uma oração como o Rosário, uma devoção como as Estações da Cruz, ou uma prática como a meditação que leva à contemplação e união com Deus. Então há o nível mais baixo que consiste em aprender o amor divino, altruísta e incondicional, fazendo atos de amor infinitamente, afastando-se implacavelmente das distrações, que podem sozinhas trazer a união com Deus que foi acesa em nossas meditações orantes. Este amor é finalmente alcançado com a ajuda do Espírito Santo. 

O sacrifício que Nossa Senhora nos pede para fazer é o sacrifício do nosso próprio tempo livre para fazer isso. O sacrifício que fazemos para amar a Deus é estarmos unidos ao grande sacrifício que o próprio Cristo fez, cada vez que vamos à missa. Lá, recebemos continuamente a ajuda e a força sobrenaturais para seguir em frente, semana após semana, praticando o Amor Divino que pode nos unir a Deus, assim como nossos sacrifícios de fósforos estão unidos ao grande sacrifício redentor de Cristo Rei, nosso Redentor. 

Embora Santa Ângela de Foligno tenha morrido em 1309, ela só foi beatificada em 1701. Então, graças ao trabalho do Papa Bento, ela foi canonizada em 2013. Dessa forma, o Papa Bento nos deu a santa que está nos chamando de volta à oração do Amor Divino na Schola Divini Amoris. Para ela, as distrações na oração não fornecem um obstáculo ao Amor Divino, elas o tornam possível! 

Somente aqueles que praticam o Amor Divino serão capazes de enfrentar e finalmente destruir o interesse próprio institucionalizado e o egoísmo que é chamado de Sinodalidade. Esses Sínodos e o mal que eles geram cometem continuamente o pecado contra o Espírito Santo. É por isso que comecei a soletrar Sinodalidade sem um 'y' e com um 'i' para formar a nova palavra Sinodality. Não existe pecado como "pecado contra a Sinodalidade" pelo qual precisamos buscar perdão, pois não pecamos contra a Oligarquia Profana. São eles que pecaram e continuam a pecar contra nós. Mas, mais importante, eles pecam contra o Espírito Santo, cometendo o pecado da blasfêmia.  

Eles fazem isso de duas maneiras. Primeiro, eles O usam para deificar suas próprias decisões, que são puramente humanas, se não positivamente heréticas, como podemos ver em sua última proposta de relativizar o ensino moral católico. Segundo, eles O excluem de sua própria espiritualidade, que é inspirada pela sabedoria do homem, não pela sabedoria de Deus. Como ousam zombar da terceira pessoa da Santíssima Trindade falando sobre ouvir os sussurros do Espírito Santo quando estão ouvindo seu próprio espírito impuro, indisciplinado e anticristão que está cheio de interesse próprio e egoísmo. 

É possível encontrar momentos na história em que homens e mulheres pecaram ainda mais gravemente contra os mandamentos de Deus e sofreram as consequências. No entanto, em nenhum momento da história o vigário escolhido por Deus na Terra e seus cardeais pecaram tão claramente contra o próprio Deus, Seu Divino Filho e o Espírito Santo que Ele enviou para nos amar, liderar e guiar. 

Este é o pecado para o qual o Evangelho diz que não há perdão (Mateus 12:31-32). Maranata!

 

Fonte - crisismagazine

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...